9 ruas de Londres que você precisa conhecer

Está preparando seu roteiro para explorar a capital da Inglaterra? Para ajudar na difícil tarefa de encaixar uma cidade tão inesgotável como Londres em um pequeno itinerário, este artigo apresenta as ruas de Londres que são basicamente imperdíveis. Além, é claro, de suas maiores atrações.

Então, pronto para explorar conosco a cidade mais legal do planeta? ?

Abbey Road
Abbey Road é uma das ruas mais famosas de Londres. Foto: iStock, Getty Images

9 ruas de Londres e suas atrações

Confira, abaixo, nove ruas londrinas icônicas. Experimente explorar um pouquinho de cada uma delas com o Google Street View:

1. Oxford Street

Quer fazer compras em Londres? Então, cedo ou tarde, você vai ter que passar na Oxford Street. Esta é a shopping street mais movimentada de toda a Europa, com mais de 500 mil visitantes por dia. Aqui ficam lojas grandes de diversas marcas e lojas de departamento, como Selfridges e Primark. No Natal, vale conferir a decoração da rua.

Além do apelo das compras, a Oxford Street tem uma história interessante. A rua era originalmente uma estrada da Londres romana. Na idade média, era conhecida como Tyburn Road e ficou famosa como rota dos prisioneiros da Newgate a caminho da execução pública. Mais tarde, no século 18, passou a ser chamada de Oxford Street e atrair estabelecimentos comerciais. As primeiras lojas de departamento da Inglaterra surgiram aqui no século 20.

Estação de metrô: Oxford Circus (Circle, Bakerloo e Victoria Lines)

Nas redondezasMarble Arch, Primark, Selfridges, H&M, Carnaby Street, John Lewis, Zara, Nike, Samsung, Chanel e muitas outras lojas.

2. Regent Street

Uma das mais belas ruas londrinas, a Regent Street foi nomeada em homenagem ao Príncipe Regente que assumiu o trono como George IV, no ano de 1820. Exemplo primordial de planejamento urbano, ela é organizada, bonita e também repleta de lojas. 

A Regent Street conta com flagship stores de grandes marcas, como a Apple. Aqui também estão a Hamleys, a maior loja de brinquedos do mundo, e a Liberty, uma loja de departamentos belíssima por dentro e por fora.

Estação: Piccadilly Circus (Piccadilly e Bakerloo Lines) ou Oxford Circus (Circle, Bakerloo e Victoria Lines)

Nas redondezasHamleys, Liberty, Levi’s, Bose, Michael Kors, Ted Baker, Zara, Burberry, Nespresso, Hollister e muitas outras lojas.

3. Fleet Street

Cercada de histórias, a Fleet Street é cheia de pubs e recebe esse nome em homenagem ao rio Fleet

Esta é uma das ruas mais famosas e importantes de Londres. Por muito tempo, foi sinônimo de jornalismo e da imprensa britânica, pois abrigava grande parte das publicações de Londres. Assim, os pubs da rua atraíam figuras importantes das letras, como Samuel Johnson e Charles Dickens. Alguns deles, como o Ye Olde Cheshire Cheese, servem os fregueses há séculos.

Estação de metrô: Blackfriars (Circle e District Lines) ou Temple (Circle e District Lines)

Nas redondezas:  Pubs Ye Olde Cheshire Cheese, Old Bank of England e muitos outros, casa do Samuel Johnson, Temple Bar, Temple Church, Agulha de Cleópatra.

4. Carnaby Street

Exclusiva para pedestres, a Carnaby Street é uma rua muito descolada e considerada por muito tempo uma das mais cool de Londres. Nela ficam várias lojas conceito, ateliês de estilistas independentes e restaurantes. Ainda hoje, o passeio vale muito a pena.

Estação de metrô: Oxford Circus (Bakerloo, Central e Victoria Lines)

Nas redondezas:  Músicos de rua, pub Shakespeare’s Head, lojas Vans, Ben Sherman, North Face, Puma, Adidas, Lambretta, Fred Perry, Diesel e muitas outras.

5. Baker Street

A Baker Street é lembrada por ser a rua onde mora um dos personagens londrinos mais conhecidos no mundo: Sherlock Holmes. Aqui o visitante encontra diversas atrações, como o museu do detetive, que recria sua residência, e uma loja grande dos Beatles. Para os leitores de Conan Doyle, a estação de mesmo nome guarda surpresas, como uma estátua e paredes decoradas com a imagem do detetive. 

Estação de metrô: Baker Street (Bakerloo, Hammersmith & City, Circle, Jubilee e Metropolitan Lines)

Nas redondezasMuseu de Sherlock Holmes, Madame Tussauds, Regent’s Park, loja dos Beatles.

6. Strand

Na área central de Londres, a Strand é uma rua de raízes aristocráticas que se une à Fleet. Ela tem muitos monumentos, igrejas e prédios importantes, incluindo o Royal Courts of Justice, onde são julgados casos cíveis de grande interesse público. Da Fleet, ela vai até a Trafalgar Square e a estátua de Chrles I, o centro de Londres.

Estação de metrô: Temple (Circle e District Lines) ou Charing Cross (Bakerloo e Nothern Lines)

Nas redondezas: Royal Courts of Justice, Somerset House, King’s College, Hotel Savoy, Temple Church, Trafalgar Square, National Gallery, St Martin-in-the-Fields.

Ingressos para as atrações de Londres

7. Abbey Road

Rua dos Beatles em Londres, a Abbey Road merece uma visita só pela foto clássica atravessando a faixa de pedestres. Lá também fica o Estúdio Abbey Road, por onde diversos artistas já passaram.

Estação de metrô: St John’s Wood (Jubilee Line)

Nas redondezas: a faixa de pedestres e o estúdio mais famosos do mundo.

8. Piccadilly 

Com seus painéis publicitários em neon e incontáveis lojas, a Piccadilly é a Times Square de Londres. Não deixe de visitar o local para contemplar a Estátua de Eros, se esbaldar nas lojas e tirar a foto clássica.

Estação de metrô: Piccadilly Circus (Piccadilly e Bakerloo Lines)

Nas redondezas: Estátua de Eros, lojas, teatros, pubs, Leicester Square e muito mais.

9. Portobello Road

Na charmosa Notting Hill, a Portobello Road é uma rua que ganha vida com sua feirinha, a Portobello Market, nos fins de semana. A rua tem brechós, restaurantes, lojinhas de artesanato e antiguidades.

Estação de metrô: Ladbroke Grove (Circle e Hammersmith & City Lines)

Nas redondezas: The Notting Hill Book Shop, livrarias, restaurantes, lojas de antiquidades, pub Duke of Wellington.

Como explorar as ruas de Londres

Londres, como você já deve saber, é uma cidade enorme. Mas não é preciso se desesperar: com um transporte público eficiente, você consegue visitar as ruas mais movimentadas de ônibus, metrô (há estações próximas ou nas próprias ruas que citamos) ou a pé mesmo: várias delas ficam bem pertinho umas das outras.

Não entende muito bem como funciona o transporte público na capital da Inglaterra? Então dê uma lida nestes dois posts: Guia do metrô de Londres e Guia do ônibus em Londres.

Para não errar, a melhor dica é baixar o aplicativo Citymapper no celular. Ele indica as melhores rotas e meios de transporte para você se locomover entre diferentes pontos da cidade.

CTA - Transfer do aeroporto para o hotel

Depois de baixar o app e começar a circular por Londres, experimente deixar todas as dicas de lado e se perder na cidade. Você vai descobrir novas ruas, novas vielas, novos caminhos e, aos poucos, vai ver que Londres guarda surpresas e encantos em cada esquina.

E aí, curtiu conhecer um pouquinho das ruas de Londres? Comente! E não esqueça de assinar nossa newsletter!

Artigo anterior6 filmes britânicos que dão vontade de viajar para Londres
Próximo artigoViagem para Londres: quanto tempo você precisa?