Conheça o mítico Savoy Hotel de Londres

1
267
Descubra!
Festa de ano-novo em 1907. Autor: Max Cowper

O Savoy de Londres é um dos hotéis mais famosos do mundo. Inaugurado no dia 6 de agosto de 1889, na Strand, na City of Westminster, o empreendimento tornou-se o primeiro hotel de luxo no Reino Unido.

Notabilizou-se desde o princípio por inovações que visavam a elevar ao máximo a experiência do hóspede, como a instalação de luzes elétricas em todo o prédio, elevadores elétricos e banheiros dentro dos quartos.

Não se entusiasmou com todas essas facilidades? É porque você nasceu um século depois.

Ritz

Para garantir o nível máximo de qualidade em seu hotel, o empresário Richard D’Oyly Carte contratou o chef francês Auguste Escoffier e o gerente suíço César Ritz. Este, oito anos depois, ao ser demitido por suposto furto, criaria outra lenda da hotelaria: o Hôtel Ritz Paris.

Acomodações de luxo. Foto: Savoy

Hóspedes do Savoy

A lista de hóspedes famosos do Savoy é extensa e surpreendente. Edward VII, Claude Monet, Enrico Caruso, Oscar Wilde, Bob Dylan, Charlie Chaplin, Harry Truman, Judy Garland, Babe Ruth, Marilyn Monroe, John Wayne, Marlon Brando, Humphrey Bogart, Elizabeth Taylor, Barbra Streisand, The Who, Beatles, Jimi Hendrix… Como se não bastasse, os cantores e músicos que se apresentavam nos palcos do local também acabavam ficando nos quartos do hotel. Entre eles, George Gershwin, Frank Sinatra e Lena Horne.

Localização do Savoy

O Savoy situa-se no coração da vida cultural de Londres. Encontra-se próximo dos teatros de West End, da Trafalgar Square e da National Gallery. Muitos dos quartos oferecem vistas deslumbrantes do Rio Tâmisa.

Metrô: Temple, Embankment

Encontre o Savoy no mapa

Reforma

No fim de 2007, o hotel principiou uma grande reforma, originalmente estimada em 100 milhões de libras. Durante as obras, o Savoy vendeu mais de 3 mil itens originais de sua mobília. Em outubro de 2010, ocorreu a reinauguração, após investimento de aproximadamente 220 milhões de libras, mais de duas vezes o valor esperado.

O Savoy atual

Savoy Hotel - Mapa de Londres
Foto: Vincent Travi, Mapa de Londres

Esse é, por lei, o único lugar em Londres onde o correto é trafegar pela direita. A prática vem de décadas atrás, quando, devido à pequena rotatória e ao espaço diminuto, os táxis começaram a circular de maneira invertida.

Savoy Hotel - Mapa de Londres

Foto: Vincent Travi, Mapa de Londres

Foto: Vincent Travi, Mapa de Londres
Foto: Vincent Travi, Mapa de Londres

Gastronomia

A tradição culinária do Savoy, sedimentada nos primórdios pelo chef francês Auguste Escoffier, é mantida e preservada atualmente por Gordon Ramsey, que comanda atualmente o Savoy Grill. O hotel também oferece o River Restaurant, detentor de diversos prêmios gastronômicos e uma bela fonte de imagens do Tâmisa.

Site do Savoy

Mais hospedagem

Guia básico para encontrar hotel

Descubra!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Publique seu Comentário
Entre com seu nome aqui