A Abbey Road é conhecida como a rua dos Beatles em Londres, uma espécie de meca dos fãs do quarteto britânico. É o único lugar do mundo onde o congestionamento é na faixa de pedestres, e não de carros na via.
Neste post, você vai entender como visitar a Abbey Road, qual é a história por trás do nome e descobrir que o estúdio ainda se encontra lá, no mesmo local.
Como visitar a Abbey Road em Londres
Rua da Abadia é o significado em português de Abbey Road. Naquela rua simples, muito tempo atrás, havia um mosteiro e daí veio o nome. Mas a fé nunca deixou o lugar. Depois da abadia, o estúdio eternizado pelo álbum homônimo transformou o local em templo de adoração de seguidores dos Beatles em Londres.
É bem fácil chegar até a Abbey Road.
Estação de metrô: St John’s Wood (Jubilee Line)
Há apenas uma saída na estação de St John’s Wood. Siga pela Grove End Road na direção Oeste por aproximadamente 500 metros e dobre à direita na Abbey Road, onde você verá a famosa faixa de pedestres e o estúdio.
Fotos em Abbey Road
A foto da capa do álbum, que apresenta os quatro rapazes de Liverpool atravessando a rua em uma faixa de pedestres, foi replicada por milhares de fãs em suas viagens a Londres. Se você curte os fab four, certamente terá de passar pela rua e tentar simular a imagem mais famosa do rock.
Muita gente atravessa na faixa, mas poucos se esforçam para reproduzir com perfeição a foto. Uns atravessam correndo, com vergonha. Outros atravessam sozinhos. Outros param olhando para a câmera. O fotógrafo aqui, posicionado no lugar errado, também não ajuda. E alguns transeuntes são apenas londrinos indo ou voltando do trabalho, sem dar a mínima bola para a faixa de pedestres mais clicada da história.
O estúdio de Abbey Road
Não foram apenas os Beatles que gravaram em Abbey Road, em Londres. A lista inclui (mas não se resume a): Blur, Sarah Brightman, Placido Domingo, Elliot Smith, Foo Fighters, Ella Fitzgerald, Green Day, The Hollies, Iron Maiden, Michael Jackson, Mick Jagger, Jamiroquai, Lady Gaga, Dave Matthews, Oasis, Pink Floyd, Red Hot Chilli Peppers, Radiohead, Rush, Queen, James Taylor, The Zombies.
Se você não prestar atenção à plaquinha na fachada, pode achar que ela se refere aos Beatles. Mas ela homenageia, na verdade, Sir Edward Elgar, clássico compositor britânico que conduziu a Orquestra Sinfônica na inauguração do estúdio, em 1931.
Leia também:
Lugares frequentados pelos Beatles em Londres
O muro do estúdio de Abbey Road
O estúdio mais famoso do planeta tem seu muro completamente dominado por beatlemaníacos. O tom das mensagens varia do “Alô, mãe” a referências a letras e canções do grupo, como “All you need is love”. E os brasileiros parecem visitar Abbey Road com frequência. Até o Grêmio ganha destaque por aqui.