Abbey Road é o templo dos Beatles em Londres

Abbey Road é o templo dos Beatles em Londres

A Abbey Road é conhecida como a rua dos Beatles em Londresuma espécie de meca dos fãs do quarteto britânico. É o único lugar do mundo onde o congestionamento é na faixa de pedestres, e não de carros na via.

Neste post, você vai entender como visitar a Abbey Road, qual é a história por trás do nome e descobrir que o estúdio ainda se encontra lá, no mesmo local.

Abbey Road Beatles Album Cover
Esta é a foto icônica do álbum Abbey Road, o 12º dos Beatles. Foto: Divulgação

Como visitar a Abbey Road em Londres

Rua da Abadia é o significado em português de Abbey Road. Naquela rua simples, muito tempo atrás, havia um mosteiro e daí veio o nome. Mas a fé nunca deixou o lugar. Depois da abadia, o estúdio eternizado pelo álbum homônimo transformou o local em templo de adoração de seguidores dos Beatles em Londres.

É bem fácil chegar até a Abbey Road.

Estação de metrô: St John’s Wood (Jubilee Line)

Há apenas uma saída na estação de St John’s Wood. Siga pela Grove End Road na direção Oeste por aproximadamente 500 metros e dobre à direita na Abbey Road, onde você verá a famosa faixa de pedestres e o estúdio.

Fotos em Abbey Road

Abbey Road em Londres
Falta gente nessa foto. Fotos: Mapa de Londres

A foto da capa do álbum, que apresenta os quatro rapazes de Liverpool atravessando a rua em uma faixa de pedestres, foi replicada por milhares de fãs em suas viagens a Londres. Se você curte os fab four, certamente terá de passar pela rua e tentar simular a imagem mais famosa do rock.

Muita gente atravessa na faixa, mas poucos se esforçam para reproduzir com perfeição a foto. Uns atravessam correndo, com vergonha. Outros atravessam sozinhos. Outros param olhando para a câmera. O fotógrafo aqui, posicionado no lugar errado, também não ajuda. E alguns transeuntes são apenas londrinos indo ou voltando do trabalho, sem dar a mínima bola para a faixa de pedestres mais clicada da história.

O estúdio de Abbey Road

Não foram apenas os Beatles que gravaram em Abbey Road, em Londres. A lista inclui (mas não se resume a):  Blur, Sarah Brightman, Placido Domingo, Elliot Smith, Foo Fighters, Ella Fitzgerald, Green Day, The Hollies, Iron Maiden, Michael Jackson, Mick Jagger, Jamiroquai, Lady Gaga, Dave Matthews, Oasis, Pink Floyd, Red Hot Chilli Peppers, Radiohead, Rush, Queen, James Taylor, The Zombies.

Abbey Road em Londres
Placa na frente homenageia Sir Edward Elgar. Foto: Mapa de Londres

Se você não prestar atenção à plaquinha na fachada, pode achar que ela se refere aos Beatles. Mas ela homenageia, na verdade, Sir Edward Elgar, clássico compositor britânico que conduziu a Orquestra Sinfônica na inauguração do estúdio, em 1931.

Leia também: 

Lugares frequentados pelos Beatles em Londres

Loja dos Beatles em Londres

O muro do estúdio de Abbey Road

O estúdio mais famoso do planeta tem seu muro completamente dominado por beatlemaníacos. O tom das mensagens varia do “Alô, mãe” a referências a letras e canções do grupo, como “All you need is love”. E os brasileiros parecem visitar Abbey Road com frequência. Até o Grêmio ganha destaque por aqui.

And I say Hello

You say goodbye. And I say... Foto: Mapa de Londres

Abbey Road em Londres
Abbey Road em Londres

Galeria de fotos

E também

Outros pontos turísticos

Mais música em Londres

Pubs na capital britânica

Deixe seu comentário

21 comentários

  1. Nada a ver a esquina da Belsize Rd com Abbey Road…Andei feito um condenado da estação do metrô até essa esquina (apontada em vermelho no mapa) sendo que na verdade a esquina dos Beatles fica a praticamente uma quadra do metrô: Abbey Road esquina com a Grove End Rover……é só sair do metro e à sua direita pegar a Grove e vai cruzar com a Abbey Road …onde estará a famosa esquina e voce verá o obelisco à sua esquerda que dele dá para tirar as fotos muito boas…Ou seja…esqueça o mapa acima……

  2. […] Abbey Road fica em 3 Abbey Road, St Johns Wood, NW8 9AY (Estação St John’s Wood, na Jubilee Line). Esse talvez seja o endereço beatle mais famoso. Os quatro atravessaram a faixa de pedestres da rua onde se localizava o estúdio Abbey Road para a capa do álbum homônimo. Paul McCartney, que resolveu caminhar com os pés descalços, foi alvo de boataria após a sessão de fotos. Foi naquela época que surgiu o rumor de que ele estaria morto, e aquele seria um sósia mandando uma mensagem para os fãs do grupo. Leia: Visitando a Abbey Road […]

  3. Olá, tudo bem?!
    Primeiramente meus parabéns pelo site, muito organizado e excelente conteúdo. Passei 5 dias em Londres agora em Abril e muitas dicas foram tiradas daqui.
    Bom, é o seguinte … tenho um canal de vídeos de viagens no youtube, um canal muito novo, pois comecei em janeiro desse ano. Já postei vídeos de Miami, Cidade do México e Islândia,…comecei a editar os vídeos de Londres e aí que vem minha proposta a vc:
    Assista alguns de meus vídeos e se gostar de meu trabalho queria propor uma pequena parceria.
    Devo postar cerca de 10 vídeos de Londres com muitas dicas e poderia indicar no final de cada vídeo o Mapa de Londres.
    Poderia também colocar na descrição do vídeo no youtube o link para o seu site. Fora as divulgações que farei dos vídeos nas redes socias (facebook, Instagram e Tweet) sempre fazendo referencia ao mapa de Londres.
    Em troca vc colocaria o link dos meus vídeos no final do post que faz referencia no assunto que estarei abordando.
    Exemplo, … estou finalizando um vídeo que mostra como chegar e o que fazer em Abbey Road. Então vc colocaria o link do vídeo no final desse post, assim os leitores terão um material complementar de um turista que realmente foi e vivenciou o lugar.
    Bom, acho que é isso …, foi somente uma ideia que surgiu e se interessar estou aberto a conversar ou se vc tiver alguma outra ideia que possamos fechar uma pequena parceria, seria uma honra pra mim.
    Assista alguns vídeos da série Islândia que acabei de produzir, pois a série Londres irão ser bem nesse formato.
    Parabéns novamente pelo site e boa tarde !
    Aleksander Lima
    http://www.youtube.com/aondeestamos