Como os londrinos estão enfrentando o isolamento social?

O isolamento social foi uma das grandes medidas de contenção do novo coronavírus, o mundo todo, inclusive Londres, precisou interromper a vida normal para conter o avanço da pandemia e diminuir os impactos causados pela Covid-19.

Os coronavírus são uma família de vírus que comumente afetam o sistema respiratório do ser humano, sua nova versão, a SARS-CoV-2, teve sua primeira aparição em Wuhan na China e rapidamente se disseminou pelo mundo inteiro.

A sua transmissão ocorre rapidamente de uma pessoa contaminada para outra não contaminada, por esse motivo foi preciso interromper as atividades sociais como escolas, transporte coletivo, atrações turísticas, festas e quaisquer outras práticas que levam a aglomeração de pessoas.

Como a pandemia atingiu Londres?

Como os londrinos estão enfrentando o isolamento social?

Os londrinos, assim como todos os outros residentes do Reino Unido, começaram a sentir o impacto da pandemia em fevereiro deste ano, quando apareceram os primeiros casos vindos de pessoas do exterior para o país. 

Em 28 de fevereiro foi documentado o primeiro caso de infecção dentro do país e logo depois diversos outros casos foram sendo confirmados, diversas medidas foram sendo tomadas, voos foram interrompidos e escolas foram fechadas, em 23 de março o governo anunciou amplas restrições à circulação de pessoas estabelecida por lei.

O pico da doença atingiu o país em abril e meados de maio, chegaram a registrar 6200 novos casos por dia e 980 mortes em apenas 24 horas, a doença que havia chegado branda em fevereiro já havia se alastrado e só foi observado uma pequena melhora no mês de junho.

No mês de maio o Reino Unido chegou a ocupar o quarto lugar em números de infectados, ficaram atrás apenas dos Estados Unidos, Brasil e Rússia. Ocupava a segunda posição em número de mortos. 

Coronavírus na Inglaterra 

 

Como os londrinos estão lidando com o isolamento social?

Os moradores e turistas da região precisaram fazer grandes mudanças na rotina, o isolamento social era a melhor maneira de conter o avanço da doença e evitar a contaminação em massa. 

Uma das primeiras medidas realizada foi o bloqueio de algumas rotas de voo e interrupção das aulas em escolas e faculdades, logo depois foi necessário fechar alguns comércios, bares e restaurantes.

Grande parte da população teve dificuldade em lidar com o isolamento, mesmo após o início da quarentena ainda era possível encontrar uma boa quantidade de pessoas nas ruas, em feiras e comércios.

Logo foi necessário a aplicação de multas para conter aglomerações, os metrôs que são uma das principais formas de transporte coletivo foram ficando vazios, atrações turísticas já não tinham mais público, e nem mesmo o Palácio de Buckingham possuía público ou guardas nos portões reais.

O medo de perder o emprego ou passar por uma crise financeira foi grande, junto também se formaram debates quanto a qualidade da saúde mental no período durante e após quarentena, foi aí que os londrinos precisaram se reinventar e encontrar novas formas de se divertir e realizar suas atividades.

A forma que encontraram para fazer compras e consumir alimentos e comidas diferentes foi a mesma que a do Brasil, por delivery, com boa parte dos comércios fechados o único jeito foi fazer a comida chegar até a porta de casa.

Como visitar Londres sem sair de casa 

Para se divertir

Para se divertir não faltaram atrações, os moradores que ainda não conheciam pontos turísticos famosos em todos os países tiveram a oportunidade de conhecer via internet, isso mesmo, museus, castelos, e até mesmo o palácio real abriram suas portas em imagens 360º para todos que quiserem fazer uma visita e conhecer um pouco mais da história local.

Você pode conhecer esses locais acessando as páginas do Visit Britain , onde eles adicionaram a história e as fotos dos lugares, bem como dicas de como aproveitar suas próximas viagens para a região. 

Com a criançada em casa foi preciso ter muita criatividade durante o isolamento social para ocupar o tempo e distrair os pequenos, a família Taylor residente de Londres inovou nas redes sociais, todas as tardes a mãe, o pai e os três filhos se fantasiavam de filmes famosos.

A conta deles no Instagram @guessthemovie8 fez um grande sucesso nas redes sociais e alcançou um grande número de seguidores, o público precisava adivinhar a obra que inspirou a fantasia.

Outra forma de se divertir e aprender durante a pandemia que os britânicos encontraram foi acessando a exposição de Harry Potter online  liberada pela biblioteca britânica do bruxinho, um portal cheio de conteúdo para rir, aprender e se aventurar no universo mágico criado pela J.K. Rowling.

No mais, as pessoas aproveitaram para curtir a família e o período de descanso, compartilhando sua nova rotina nas redes sociais e buscando novas pessoas para acompanhar e fazer amizades virtuais durante o isolamento social.

Qual a situação atual em Londres?

Atualmente as coisas estão um pouco melhores no Reino Unido, já está sendo permitido a entrada de viajantes e turista de alguns países inclusive do Brasil, no entanto, é preciso que após o desembarque a pessoa fique em quarentena por 14 dias.

Desde o dia 15 de junho o comércio voltou a abrir ele ficou fechado durante o longo período, desde 23 de março. No dia 04 de julho os pubs, restaurantes, bares, e cinemas foram abertos com medidas de distanciamento.

Alguns museus e atrações como London Eye, Sky Garden, e Torre de Londres também já reabriram para visitas. Em alguns locais a quantidade de pessoa não pode ultrapassar seis pessoas, é obrigatório o uso de máscara. Os teatros ainda estão fechados por tempo indeterminado.

A Premier League e a English Football League estão com todos os jogos cancelados e não possui previsão de retorno, além disso o metrô ainda possui 40 estações fechadas.

Os trabalhadores estão recebendo do governo 80% do salário o que já contribui para que todos consigam sobreviver durante o período da quarentena.

Gostou de saber um pouco mais do isolamento social em Londres, e como os londrinos estão lidando com a quarentena? Deixe nos comentários sua opinião e compartilhe a últimas notícias do Reino Unido com seus amigos.

Artigo anterior10 Dicas de séries e filmes para aprender inglês