Casas em Londres: guia de acomodações para estudantes

Em busca de casas em Londres para alugar durante uma temporada de estudos?

Desde que o Airbnb entrou em cena, o conceito de hospedagem em viagens de trabalho e estudos mudou.

É claro que hotéis agradáveis com um farto café da manhã são uma delícia e, muitas vezes, um luxo do qual não queremos abrir mão ao viajar.

Mas alugar uma casa ou apartamento permite algo muito mais interessante: vivenciar a cidade como um autêntico morador, principalmente se você vai até a capital da Inglaterra com o objetivo de estudar.

Ao alugar seu próprio apartamento ou casa, você poderá economizar expressivamente suas libras, o que é essencial caso o motivo da viagem seja fazer um intensivo ou, até mesmo, um curso mais longo.

Então, siga a leitura para descobrir mais sobre acomodações e como alugar apartamentos e casas em Londres! 😉

Casa em Londres

Casas em Londres: vale a pena?

A resposta é: sim, vale a pena. Mas é importante que você tenha uma estratégia bem definida na hora de organizar como será a hospedagem. Afinal, Londres é uma cidade gigante.

Entre os principais atrativos do aluguel de casas e apartamentos está o fato de que você poderá economizar muito com esse formato de hospedagem – principalmente em viagens mais longas.

Se você ficar na Inglaterra por duas semanas ou mais, a economia nos gastos com hospedagem será substancial.

Mas é bom ficar atento. Caso ainda não tenha pesquisado muito sobre a cidade, você pode acabar caindo na cilada de alugar uma casa distante das regiões centrais de Londres – zonas 1 e 2, principalmente – e aí o barato pode sair caro.

Afinal, se você tiver que gastar até o último penny para se deslocar, a economia na hospedagem perde o sentido!

Realmente, são vários detalhes a considerar.

Mas, para que você realmente tome a melhor decisão na hora de definir como será sua hospedagem em Londres, a seguir listamos todos os passos importantes para quem deseja ter uma excelente experiência com o Airbnb, ou mesmo outro formato de aluguel – e mais uma lista de vantagens e desvantagens desse formato de acomodação para você avaliar.

Confira no próximo tópico!

Casas para alugar em Londres: passo a passo para encontrar o lugar perfeito

Veja nossas dicas para não errar ao confirmar sua hospedagem em Londres:

1. Conheça seu itinerário e mapeie casas e apartamentos por região

O primeiro passo para escolher uma boa casa, loft ou apartamento para alugar é pensar no seu itinerário.

Isto mesmo: antes mesmo de abrir o Airbnb (ou outro site de aluguel) e começar a se apaixonar pelos imóveis, é importante que você verifique o local da escola onde irá estudar e os principais locais que irá frequentar durante a sua estadia na capital. Por razões estratégicas, é claro.

Para fazer um bom negócio, você deve verificar questões como: proximidade do imóvel com estações de metrô estratégicas e tempo de deslocamento do apartamento até os lugares que você deseja ir.

Só assim será possível avaliar o verdadeiro custo-benefício do aluguel.

Se a sua escola ou universidade fica no centro de Londres, mapeie lugares próximos às zonas 1 e 2 da cidade – as mais centrais e próximas dos pontos turísticos.

Fora dessa região, você vai perder tempo (e dinheiro!) demais em deslocamento com Uber, táxi, ônibus ou outros meios de transporte.

As regiões/distritos abaixo são boas alternativas:

  • Westminster
  • Piccadilly
  • Soho
  • Trafalgar Square
  • City of London
  • South Bank
  • Chelsea
  • South Kensington
  • Camden Town

É claro que cada uma dessas áreas de Londres tem características marcantes e um charme especial.

Para ajudar na escolha do ambiente que mais combina com seu estilo, vale a pena conferir o guia dos bairros da capital inglesa disponibilizado pelo próprio Airbnb, que detalha um pouco mais das características de cada um.

A única exceção se aplica caso você já tenha ficado outras vezes na capital e realmente queira ter uma experiência diferenciada, fora do agito mais turístico.

Aí, excepcionalmente, pode ser mais interessante ficar na zona 3 e explorar cantinhos mais exóticos, charmosos e pacatos da cidade.

2. Verifique características do imóvel e avaliações do dono

Com seu roteiro em mente, o próximo passo é a “varredura” – também a parte mais divertida de alugar um apartamento em Londres.

Ao acessar o Airbnb (ou outro site/plataforma de aluguel), procure por imóveis disponíveis na região que você precisa e no período do seu intercâmbio. Esse é o momento de avaliar cada detalhe das casas e apartamentos em potencial.

Você deve observar questões pontuais como: número de camas e quartos disponíveis, sinal de WIFI, tamanho e regras do proprietário.

Nesse estágio, também é interessante observar as avaliações escritas por outros viajantes que já usufruíram do espaço. Eles tiveram uma boa experiência? Relataram que tudo funcionava perfeitamente como no anúncio?

Observe tais pontos com atenção!

3. Contate o proprietário para evitar surpresas

Depois de selecionar os imóveis pelos quais você se apaixonou em lugares estratégicos da majestosa capital inglesa e adicionar à sua listinha, o próximo passo é contatar os proprietários.

Geralmente, essa etapa já ajuda a criar mais um filtro para que você possa decidir qual é realmente a melhor opção de aluguel em Londres.

Sabe por quê?

Bem, um bom anfitrião geralmente lhe responderá rápido e irá sanar toda e qualquer eventual dúvida que você tenha acerca do imóvel.

O próprio Airbnb possui uma ferramenta de chat no site e aplicativo, para que você possa dialogar diretamente com o dono do anúncio e manter registrado todo o histórico da conversa.

Através do chat, você pode questionar tópicos como a melhor forma de chegar no imóvel e se tudo realmente funciona como na descrição.

Geralmente, essa ferramenta também já é legal para quem realmente deseja aproveitar o modelo de hospedagem do Airbnb com o intuito de estabelecer um vínculo de amizade com o morador local.

É bem provável que você se surpreenda positivamente ao utilizar uma plataforma de hospedagem.

A maioria dos anfitriões aluga casas e apartamentos porque gosta de auxiliar as pessoas a usufruírem do melhor que a cidade tem a oferecer.

Muitas deles, inclusive, aproveitam para compartilhar ideias do que fazer e sugestões de programas culturais, exposições e museus para visitar.

4. Planeje bem sua chegada e saída (horários de check-in ou check-out)

Airbnb não é hotel.

Por isso, nem sempre você pode contar que vai poder esperar tranquilamente no lobby até o horário do seu check-in, ou pagar um extra caso queira fazer um check-out tardio.

Daí a importância de se planejar com antecedência quando optar por esse formato de estadia. Principalmente se for ficar por um período longo.

Lembre-se de que, caso você não cumpra algo que foi acordado com o anfitrião, isso poderá lhe render avaliações ruins na plataforma.

Assim como você avalia quem oferece o imóvel, você também será avaliado como inquilino. Naturalmente, avaliações negativas podem restringir suas possibilidades para alugar casas ou apartamentos no futuro.

Por isso, organizar sua estadia é essencial para que você possa obter a melhor experiência possível!

Vantagens e desvantagens do aluguel de casas em Londres

Então, agora você já sabe exatamente como alugar casas e apartamentos em Londres sem entrar numa furada.

Mas, se ainda restou uma pontinha de dúvida sobre o que é mais vantajoso – ficar em hotel ou alugar sua própria casa ou apartamento – listamos abaixo as três principais vantagens e as três principais desvantagens de alugar seu próprio imóvel.

Cabe a você avaliar e concluir o que combina mais com o formato do seu intercâmbio – especialmente considerando a duração do curso: uma semana, duas, um mês, um ano?

Afinal, não existe certo ou errado! Todo estudante é livre para definir como irá se aventurar pelo mundo.

3 vantagens de alugar casas e apartamentos em Londres

1. Economia na hospedagem

Ao navegar pelo Airbnb ou sites de imobiliárias, você vai descobrir lindas casas, apartamentos e estúdios charmosos para ter a melhor experiência durante a estadia em Londres.

Nós pesquisamos aqui e acredite: dá para encontrar opções a partir de R$ 250 por noite!

2. Experiência autêntica na cidade

Alugar um imóvel em Londres vai fazer você se sentir em um filme.

Certamente, a experiência vai aproximar você um pouco mais da realidade dos cidadãos britânicos e garantir uma vivência de intercâmbio verdadeiramente imersa na cultura da cidade.

No site parceiro do Mapa de Londres, o Mapa do Mundo, fizemos uma matéria especial com relatos de pessoas que viajam pelo mundo usando o Airbnb.

Elas contam que esse formato de hospedagem lhes permitiu fazer amizades e conhecer pessoas de uma maneira que jamais teria sido possível ficando em hotéis. Clique aqui para conferir na íntegra.

3. Economia na comida e no transporte

Ao escolher um apartamento estratégico, você vai economizar em dois quesitos importantes: alimentação e transporte.

Se você alugar um imóvel perto das zonas centrais, além de já estar pertinho de todos os pontos turísticos, poderá também comprar ingredientes frescos no supermercado ou em mercados locais, como o Borough Market, para cozinhar suas próprias refeições.

Considerando que o custo de comer em Londres é bem elevado – uma refeição em um restaurante fica em torno de 50 libras por pessoa! -, a economia com alimentação fica bem interessante.

3 desvantagens de alugar casas e apartamentos em Londres

Agora que já mencionamos os principais atrativos de ficar hospedado na capital inglesa no formato aluguel, vale a pena observar os pontos nos quais um hotel pode ser mais atraente.

Assim, você pode avaliar com mais critério o que se encaixa melhor no seu roteiro.

1. Possibilidade de imprevistos

Mesmo que você utilize o Airbnb e alugue um apartamento com um anfitrião bem avaliado na plataforma, imprevistos sempre podem acontecer.

Se ele tiver algum problema com o inquilino anterior, ou mesmo uma situação emergencial no trabalho, talvez possa atrasar seu check-in ou ter de cancelar a reserva. Não é comum, mas eventualmente acontece!

Afinal, muitas vezes o aluguel de apartamentos não é a única ocupação de quem anuncia na plataforma. No caso de um hotel, dificilmente você ficará totalmente desamparado se tiver reservado um quarto.

Mas é válido destacar que, se e quando ocorrer um problema com sua hospedagem, o Airbnb irá lhe ressarcir o valor para que você possa se hospedar em outro lugar.

A grande questão aqui é: o quão disposto você está a lidar com um imprevisto assim na sua viagem? Caso ela seja muito curta, com um roteiro sem margem para erro, o hotel pode lhe fornecer um pouco mais de segurança.

2. Conforto relativamente reduzido

Imagine que você chegou em Londres depois de um voo de mais de 12 horas, possivelmente até depois de enfrentar algumas escalas em outros aeroportos.

Pode ter certeza de que você vai estar bem cansado. Nesse contexto, se dirigir a um hotel pode ser uma opção mais conveniente e tranquila.

Afinal, a principal vantagem inquestionável do hotel como formato de hospedagem é o conforto. Basta apresentar seu documento, fazer o check-in e descansar.

No caso do Airbnb, para quem não domina muito bem o inglês e ainda precisa conversar com o anfitrião antes de pegar as chaves da casa ou apartamento, a situação pode ser um pouco cansativa.

Uma dica interessante é reservar um hotel para passar a primeira noite logo após a chegada em Londres e, depois, alugar uma casa ou apartamento.

3. Responsabilidade pela organização do ambiente

Ainda em relação à comodidade, o hotel pode ser mais vantajoso que o Airbnb no quesito organização. Afinal, você não vai ter que se preocupar em arrumar a cama, tirar o lixo ou varrer o quarto.

Na maioria das casas e apartamentos disponíveis na plataforma de aluguel, a organização do espaço fica sob responsabilidade do inquilino.

Em alguns casos, no entanto, você tem a possibilidade de pagar uma taxa extra pela hospedagem no Airbnb e contratar uma pessoa – geralmente alguém de confiança indicado pelo anfitrião – para realizar a limpeza do espaço.

Mas não se trata de uma alternativa disponível para todos os imóveis.

Então, gostou de conferir os prós e contras dos diferentes formatos de hospedagem em Londres?

Vale destacar que o aluguel de casas pelo Airbnb e os hotéis são apenas algumas das opções para a sua estadia na capital da Inglaterra. Nem chegamos a falar nos albergues/hostels, que também são alternativas muito interessantes para estudantes.

Se você quiser ir mais a fundo no tema, vale a pena conferir nosso artigo sobre onde ficar em Londres.

Ah! E, se você curtiu as dicas do post, ou se já ficou hospedado pelo Airbnb em Londres e quer compartilhar sua experiência, deixe um comentário!