Museu de Cera Madame Tussauds: tudo começou em Londres

Museu de Cera Madame Tussauds: tudo começou em Londres

O Museu de Cera Madame Tussauds é mundialmente conhecido e tem franquias espalhadas em 12 países. Mas foi em Londres que tudo começou. Aqui se encontram estátuas perfeitas de grandes estrelas do mundo artístico e personalidades históricas, como os Beatles, Churchill e Gandhi. E a produção não para: popstars emergentes logo ganham sua versão de cera no museu.

Como visitar o Museu de Cera Madame Tussauds

Horários: variam muito conforme a época do ano (confira).

Endereço: Marylebone Rd, Londres NW1 5LR, Reino Unido

Mapa para chegar ao Madame Tussauds

Metrô: Baker Street (Bakerloo, Circle, Hammersmith & City, Jubilee e Metropolitan Lines)

Ingressos: Adulto (maior de 16 anos) 29,00 libras / Criança (4 a 15 anos): 24,00/ Criança (menor de 4): gratuito

Aqui pertinhoMuseu do Sherlock Holmes e Regent’s Park

Para economizar: compre o combo 4 em 1 do VisitBritain, que dá um bom desconto para ingressos combinados de Madame Tussauds + London Eye + Aquário de Londres + London Dungeon. Comprando todos os quatro, você pode economizar 40% do valor total.

Para evitar tumulto: se possível, vá ao museu durante a semana, à tarde. No fim de semana e pela manhã, o lugar fica completamente lotado de crianças correndo de um lado para o outro.

Madame Tussauds - Museu de Cera - Mapa de Londres
Assim começa o passeio pelo Madame Tussauds. Fotos: Mapa de Londres
Evite ir em dias de semana durante a manhã, pois muitas escolas realizam passeios no museu
Fila de estudantes pela manhã em frente ao museu de cera

Vale a pena o passeio no Madame Tussauds?

Apesar do preço alto, a entrada para o museu de cera vale a pena – desde que você não tenha visitado outro Madame Tussauds, claro. Impossível não se divertir tirando fotos ao lado dos Beatles, da Família Real e de diversos outros ícones da história. Com alguma disposição, você vai entrar no clima rapidinho.

Na entrada, flashes por todos os lados
Na entrada, flashes por todos os lados

Cada uma das salas apresenta um grupo de celebridades e normalmente elas são reunidas com algum critério. Por exemplo, casais costumam ficar abraçados ou perto um do outro. E a atenção ao detalhe é bem grande: um dia depois do anúncio da separação de Brad Pitt e Angelina Jolie, em 2016, funcionários do museu já separaram as estátuas.

Essa dedicação e busca pela verossimilhança se encontra em todas as etapas do passeio. Se você parar do lado de uma das estátuas, vai ficar surpreso, na maioria dos casos, com o grau de realismo que elas possuem. É de ficar de boca aberta (mesmo!).

Destaques do Museu de Cera

Mesmo em cera, Beatles são bastante disputados
Madame Tussauds - Museu de Cera - Mapa de Londres
Churchill e Hitler
Madame Tussauds - Museu de Cera - Mapa de Londres
The king is in the house
Madame Tussauds - Museu de Cera - Mapa de Londres
Amy Winehouse
Madame Tussauds - Museu de Cera - Mapa de Londres
Freddie Mercury
Madame Tussauds - Museu de Cera - Mapa de Londres
O Duque e a Duquesa de Cambridge, William e Kate
Madame Tussauds - Museu de Cera - Mapa de Londres
Principe Philip e a Rainha Elizabeth II
Madame Tussauds - Museu de Cera - Mapa de Londres
Príncipe Charles, o primeiro na linha de sucessão ao trono
Madame Tussauds - Museu de Cera - Mapa de Londres
Pelé

Atrações do Madame Tussauds – além das estátuas

Além da exposição principal, com personalidades enceradas, o museu oferece ainda duas opções de entretenimento, já inclusas no pacote: um cinema 4D com heróis da Marvel e um passeio de terror com atores, no estilo da London Dungeon e London Bridge Experience.

Ambas as atrações paralelas são bem bacanas e rendem boas risadas. Crianças pequenas, porém, podem sentir muito medo na hora de encarar as agruras do Scream, o túnel de horrores do museu. Preste atenção ao aviso na entrada: se você não encostar nos atores, eles não vão encostar em você. Na pior das hipóteses, feche os olhos do seu filho e siga em frente.

Madame Tussauds - Museu de Cera - Mapa de Londres
Vlad, o Impalador

História do museu de cera Madame Tussauds

O Museu de Cera não tem data de criação definida oficialmente, mas foi a partir de 1835 que se estabeleceu em Londres, próximo ao local em que se situa hoje. Antes disso, Marie Grosholtz, a Madame Tussauds, percorria as ilhas britânicas expondo suas esculturas para o público.

Leia também10 curiosidades sobre o Madame Tussauds

Marie Grosholtz nasceu e cresceu na França e aprendeu a arte de modelagem em cera com o médico Dr. Philipe Curtius, para quem sua mãe trabalhava como governanta. As exposições de Curtis eram famosas e, logo, o talento de Marie também foi notado. Quando Curtis morreu, deixou sua coleção para Marie que, mais tarde, se casou com o engenheiro francês François Tussauds.

A França sofria nesta época com a Revolução e, para continuar suas exposições, Marie decidiu ir para o Reino Unido, junto de seu filho mais velho. Em 1822, o naufrágio de um navio a fez perder muitas de suas peças. O museu de cera sofreu outra baixa em 1925, em um incêndio que destruiu relíquias da era napoleônica. Em 1940, durante um bombardeio da Segunda Guerra Mundial, mais de 300 figuras foram destruídas. Dez anos depois, Madame Tussauds faleceu. Suas criações, no entanto, permanecem em exposição, ao lado de diversos bonecos novos, constituídos desde aquela época.

Leia também

Conheça a London Eye

Mais atrações em Londres

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres

Deixe seu comentário

60 comentários

  1. bom dia excelente blog! acabei fazendo confusão marquei minha visita ao museu de cera dia 06/05/2017 as 17:00 no entanto o museu fecha as 18:00. Eu só vou ter 1 hora para visita?

  2. Boas, estou a tentar comprar bilhetes no proprio site do Madame Tussauds London, mas no fim quando está a processar o pagamento o processo demora imenso tempo e de seguida a compra é anulada porque o tempo expirou.

    Alguem me pode ajudar?
    Já tiverem este problema?

    Obrigado.
    Vitor Monteiro.

  3. Olá ! Gostaria de saber se é possível não passar pelo passeio do terror , pois vou com uma criança e também confesso que não gostei da última vez . Fico muito tensa . Rsrsrss

  4. Parabéns pelos site, tem me auxiliado bastante. Estarei em Londres em janeiro de 2015, com mais 2 adultos e 1 criança.
    Vcs. acham necessário comprar ingressos com antecedência ou consigo comprar na hora e aproveito a promoção 2 for 1? Todas as atrações participam desta promoção? Os estúdios do Harry Potter também? Onde posso encontrar esta relação.
    Obrigada,

  5. Ola, estamos com uma duvida com relação ao horário do Madame Tussauds

    Sei que encerra pra entrar as 17:30, na data que imaginamos ir, mas entrando pouco antes disso, quanto tempo ainda teríamos para visitar?

    Grato desde ja

  6. Ola, o seu site ajudou me muito para a planificação da minha viagem a Londres. Mas, gostava de saber uma coisa, quanto tempo mais ou menos vou demorar no museu madame tussauds ? Obrigada

  7. Olá estou indo a londrês, no próximo mês,gostaria de comprar os ingressos no Brasil via cartão nao estou conseguindo.

  8. Também quero conhecer Londres,fique sabendo do Museu Madame Tussauds na escola hoje uma mulher veio contar sobre o Museu para nós,quando eu completar 15 anos vou passar meu aniversario de 15 anos em Londres e ir no Museu Madame Tussauds por que vi as imagens na internet e fiquei chocada por que é maravilhoso

  9. Londres é tão linda cara <3 Tenho fé de que um dia ainda irei pra lá…E o Museu da Madame Tussauds é per-fect *-* imagina tirar foto com os Beatles e One Direction (já fizeram e está em exposição)…Um sonho…

  10. Visitei a semana passada e penso que vale a pena. Primeiro porque as réplicas são de uma qualidade incrivel e segundo porque é uma técnica pouco comum. A diversidade e quantidade de personagens assombram.

  11. Gostaria muito de ir a Londres visitar todos os lugares turísticos mas não tenho condição ; deve ser lindo ver as obras de ceras humanas tão perfeitas .

  12. oi, eu gostava de fazer uma coisa, quando for a Londres (pra semana), gosta de logo no primeiro dia comprar os bilhetes para os sitos que vou visitar que vão ser museu de cera, london zoo e london dungeon, acha que fica mais barato?? pois eu nãoo vou visitar essas atracções logo no primeiro dia.