Monumentos de batalhas históricas em Londres

A Inglaterra é famosa por ter sido parte de várias guerras civis e internacionais, porém dentre todas as guerras que ela participou, pode-se dizer que Londres foi palco de apenas poucos conflitos comparado com o número total de todos eles.

Se é fanático por história, não deixe de ler o resumão sobre a história da Inglaterra que fizemos para você em outro post. Nesse artigo separamos um pouco da história e do roteiro para reviver um pouco das batalhas históricas que ocorreram na maior cidade do Reino Unido.

Estátua de Boadicea (Boudiccan Rebellion) - Mapa de LondresEstátua de Boadicea (Boudiccan Rebellion)

Localizada próxima à estação de Westminster, a estátua de Boadiceia remete à rainha icena (tribo britana) Boadiceia que não teve a legitimidade de seu trono reconhecida após a morte de seu marido e o procurador Cato Deciano apropriou-se de sua herança.

Após a família de Boadiceia sofrer perseguições e suas filhas serem abusadas, o povo iceno ficou revoltado e começou a protestar, então Cato Deciano ordenou que os protestos fossem sufocados e o povo iceno decidiu aliar-se a rainha no combate ao exército romano.

Juntos eles saquearam e massacraram muitas cidades que eram controladas pelo império romano. No fim, o exército romano conseguiu se reorganizar e derrotá-los. Alguns historiadores acreditam que a rainha tenha se envenenado e outros acreditam que ela adoeceu e morreu.

Torre de Londres

A Torre foi construída primeiramente para ser uma residência real, mas acabou tornando-se um símbolo de opressão. Erguida no final de 1066, depois da conquista normanda da Inglaterra, a torre começou a deixar de ser a morada real durante a Dinastia Tudor (1485 a 1603).

A Torre foi onde Eduardo V, herdeiro ao trono quase ao final da guerra das rosas, foi levado antes de desaparecer. Há rumores de que ele e seu irmão tenham sido assassinados pelo tio que acabou herdando o trono com o título de Ricardo III.Trafalgar Square - Londres

Trafalgar Square

Trafalgar Square é uma praça bem no coração de Londres que celebra a vitória da Batalha de Trafalgar de 1805, que foi uma vitória da Marinha Real Britânica durante as Guerras Napoleônicas.

No centro da praça você pode ver uma coluna com um homem em cima dele. Este homem é uma estátua do Almirante Nelson que liderou a Marinha Real durante a batalha que ocorreu na costa de Cádis, na Espanha.

A praça é muito movimentada e é utilizada para organizar festivais culturais nacionais e internacionais. Vale à pena conferir, mesmo que ela esteja sendo utilizada para um evento, pois eles geralmente são abertos.

Memorial da Guerra em Paddington

Este monumento simples fica no antigo cemitério de Paddington e foi erguido para homenagear os residentes que deram a vida pelo país para lutar na Grande Guerra (Primeira Guerra Mundial).

Salas Subterrâneas - Mapa de LondresSalas subterrâneas

É possível contratar alguns tours que te levam para conhecer algumas salas subterrâneas que serviram como bunkers para Winston Churchill durante a segunda guerra mundial, além de conhecer algumas salas de guerra secretas.

Catedral de São Paulo (St. Paul’s Cathedral)

A Catedral de São Paulo é uma igreja que segue em pé, mesmo após ter sido bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial em dezembro de 1940. Mais de 160 pessoas morreram e mais de 500 pessoas ficaram feridas durante o ataque.

Partes da Muralha Romana ao redor da cidade de Londres

Quando Londres foi conquistada pelos Romanos em 200 AC, seu formato era definido pela muralha que havia ao seu redor. É possível ver partes da muralha ao redor da cidade, porém algumas estão melhores conservadas do que outras, então você tem que prestar atenção, para não acabar passando direto por elas:

  • Ao lado do portão de trás da Tower Hill – Tower Hill foi construída adjacente à muralha e é possível ver uma parte dela ao lado do portão de trás;
  • No jardim leste de Tower Hill – Essa parte que fica no meio do jardim leste é mais visível, pois sua base tem cerca de 4 metros;
  • Pátio do Grange City Hotel – Essa parte da muralha fica no meio da cidade e você pode passar por ela despercebido achando que é apenas “um muro antigo ali no meio”;

Monumento "The Battle of Britain Monument" - Mapa de LondresThe Battle of Britain Monument

O monumento criado para homenagear aqueles que lutaram até o fim pelo seu país e pelo mundo durante a Segunda Guerra Mundial. Ele pode ser encontrado ao lado do Rio Tâmisa, perto da plataforma que fica sob o rio.

O monumento foi revelado em 2005, no aniversário de 65 anos da Guerra pelo Príncipe Charles e pela sua esposa Camila, Duquesa de Cornwall.

Museu da Guerra Imperial – Londres

O Museu da Guerra Imperial (Londres), faz parte de uma rede de 5 museus fundados em 1917 que guardam as memórias das guerras que o Império Britânico já esteve envolvido. É possível ver desde fotos e livros, até mesmo às armas, aviões e tanques de guerras utilizados durante os combates.

Como o museu é financiado pelo governo e por iniciativas privadas, sua entrada é gratuita, exceto quando há algum tipo de mostra especial.

Ficou curioso para ver esses monumentos de perto? Então não perca tempo e planeje sua viagem para Londres e nos conte se gostou das nossas dicas para reviver um pouco da história dessa cidade tão fascinante que é Londres!

Artigo anteriorValentine’s Day na Inglaterra
Próximo artigo5 Hotéis em Londres para quem quer gastar pouco