O design da Gateshead Millennium Bridge

A Millennium Bridge ou Ponte do Milênio foi fundada na cidade de Gateshead no nordeste da Inglaterra, seu principal objetivo era possibilitar que os ciclistas e pedestres atravessassem o rio Tyne que separava empreendimentos da região.

Após sua implementação ela se tornou famosa no mundo todo principalmente pelo seu design exclusivo e inovador, comumente comparado ao formato de um olho piscando. Ao longo de sua existência ela vêm cativando o público com curiosidades sobre sua história e design, atraindo turistas de diversos países.

Pontos Turísticos: A Millenium Bridge em Londres.

Fundação da Ponte do Millennium de Gateshead

A criação da Millennium Bridge partiu da necessidade de uma travessia que fizesse a ligação entre os dois lados do Rio Tyne, ligando os cais de Newcastle e Gateshead, também era importante que ela complementasse as outras 6 pontes que cruzavam o mesmo rio.

A partir dessa precisão o conselho da cidade solicitou que as empresas de arquitetura e engenharia enviassem seus projetos e ideias para implementação dessa obra. Na hora da criação, os designers precisavam considerar os seguintes requisitos:

  • Ela deveria permitir a passagem de barcos e navios abaixo de sua estrutura;
  • Ela não poderia ofuscar a fama mundial das outras 6 pontes existentes;
  • Não poderia impedir o acesso ao cais.

Após um período, os designers das empresas Wilkinson Eyre Architects e Gifford and Partners atenderam a expectativa do conselho e do público, inaugurando a Millennium Bridge em setembro de 2001.

A arquitetura da ponte chamou a atenção do mundo todo, recebeu diversos prêmios e elogios por tamanha inovação no desenho e construção. A Ponte do Milênio tornou-se símbolo de renascimento para a cidade de Gateshead e ponto turístico para viajantes do mundo inteiro.

O design da Gateshead Millennium Bridge
Imagem via soulme.com.br

Design inovador da Millennium Bridge

Todas as pontes que atravessam o rio Tyne são marcadas por novidades e tecnologias inovadoras, projetadas para o novo milênio.

A Millennium Bridge foi a primeira ponte basculante do mundo, pois utiliza mecanismos de contrapeso para girar em seu próprio eixo e liberar espaço para a passagem de barcos e navios no curso de água.

Ela foi construída a partir de um par de arcos de aço, no qual um deles contém a passagem para pedestres e ciclovia separada formando uma ampla curva através do rio, e o outro é um convés de apoio que forma uma arca sobre o mesmo rio.

O convés de passagem é todo suspenso por cabos de aço de 6 metros que se ligam ao convés de apoio a fim de gerar estabilidade para os pedestres. Os cais de NewCastle e Gateshead presentes em sua respectiva extremidade da ponte são feitos de concreto.

A ponte do olho piscando possui um comprimento total de 126 metros e largura total de 8 metros. A cobertura por onde passam os pedestres possui a medida de um pé mais alto que a ciclovia a fim de permitir uma visão mais clara do rio.

Ela se inclina 40 graus para a passagem dos barcos e navios, sua estrutura rígida e única faz com que o arco de apoio se abaixe e o caminho se eleva, um amparando o outro. Esse momento é o que mais atrai os turistas, pois a ponte apresenta o formato de um olho piscando.

Descubra as principais atrações de York, na Inglaterra 

O design da Gateshead Millennium Bridge
imagem via: braisleiroemlondre.co.uk

Instalação da Ponte do Millennium

A ponte foi fabricada em sessões em uma fábrica na cidade de Bolton, depois foi transportada para as obras próximo ao cais de Newcastle uma das extremidades da ponta. Neste lugar foi feita a soldagem e pintura para depois ser instalada no local estipulado.

Após finalizada, ela foi transportada em peça única pelo maior guindaste flutuante da Europa, o asiático Hércules II. O trabalho impecável do motorista operador de guindastes colocou a ponte em seu lugar com apenas 2 milímetros de sobra.

A instalação da Ponte do Millennium foi feita no ano 2000 e logo após foi criada a iluminação da mesma, um design complexo foi criado para garantir a iluminação completa da ponte de forma que não causasse poluição luminosa.

Cada região recebeu uma iluminação específica para a função e segmento da ponte:

  • O arco é iluminado por uma série de luzes potentes que podem sofrer variações de cores. Durante a semana é comum utilizaram a luz branca cristalina e nos finais de semana e feriados utilizam cores diversas;
  • A passagem é iluminada por uma série de LEDs brancos a fim de possibilitar a locomoção dos ciclistas e pedestres. Na região externa ao convés a iluminação sofre um espelhamento sob o rio Tyne;
  • Na abertura e fechamento da ponte possui um sistema de iluminação para avisar aos pedestres, são utilizados LEDs verdes embutidos no chão em formato de uma seta sinalizando que é permitido a entrada, e LEDs vermelhos em um sinal de proibida a entrada.

As luzes são ligadas juntamente a iluminação das ruas e somente se apagam durante as inclinações, de modo a não confundir os navios que passam abaixo.

Curiosidades envolvendo a Millennium Bridge

A Ponte do Milênio de Gateshead possui muita história e celebrações para comemorar. Durante a sua primeira inclinação calcula-se que aproximadamente 36.000 pessoas foram às margens do cais assistir o espetáculo.

Seu design inovador e chamativo foi inspiração para fotos, vídeos e programas de televisão em todo o mundo, como por exemplo a série 55 Degrees North e o filme inglês GOAL!. No ano de 2000 sua imagem foi apresentada em um selo de primeira classe.

No ano de 2007 sua imagem apareceu em uma moeda de um centavo da Casa da moeda Real de modo a representar a Inglaterra.

Ao longo de sua existência ela conquistou mais de 20 prêmios pela beleza do seu design, o mais recente foi o prêmio do turismo no nordeste da Inglaterra em 2009. Ela também recebeu 5 prêmios em razão de sua iluminação.

Uma outra curiosidade que poucos sabem é que qualquer embarcação que deseje passar abaixo da Millennium de Gateshead pode solicitar a inclinação da ponte, ela precisa ser realizada 7 dias antes da data escolhida, e é possível solicitar qualquer horário de qualquer dia do ano.

História: Símbolos da City of London

A Millennium Bridge é sem dúvida uma atração inovadora que precisa ser vista pessoalmente, principalmente durante sua inclinação. Você conhece ou possui vontade conhecer a Ponte de Gateshead? Deixe um comentário e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Artigo anteriorConheça Meghan Markle, a Duquesa de Sussex
Próximo artigo10 Dicas de séries e filmes para aprender inglês