Piccadilly Circus, ponto de partida em Londres

Piccadilly Circus é um dos pontos turísticos mais fotografados de Londres. Não precisa nem questionar se vale a pena conhecer. Trata-se de uma daquelas fotos essenciais de quem passou pela cidade. E, se você viajar para Londres, cedo ou tarde passará por aqui, seja para conferir a estátua de Eros ou para conhecer as diversas lojas dos arredores. Alerta: você será atropelado por hordas de turistas.

Fotos: Mapa de Londres
Durante o dia, turistas tomam conta de Piccadilly Circus. Foto: Mapa de Londres

Onde fica Piccadilly Circus

Encontre Piccadilly Circus no mapa

Estação de metrô: Piccadilly Circus (Piccadilly e Bakerloo Lines)

Piccadilly Circus localiza-se no cruzamento das Ruas Regent Street, Shaftesbure Avenue, Piccadilly Street e Haymarket Street. Sua fama é decorrente da presença de painéis publicitários gigantes e da estátua de Eros, um anjo construído totalmente de alumínio. Nos arredores, encontram-se algumas das maiores lojas de marca do mundo. É também ponto de ligação a vários outros pontos concorridíssimos de Londres, como a Leicester Square, Trafalgar Square e Soho.

Foto: Nick Reynolds Photography / Shutterstock
Entrada da estação de Piccadilly Circus. Foto: Nick Reynolds Photography / Shutterstock
Piccadilly Circus - Mapa de Londres
Conventry Street conduz à Leicester Square. Foto: Mapa de Londres
Piccadilly Circus - Mapa de Londres
Museu do absurdo: Ripley’s Believe it or Not. Foto: Mapa de Londres

Estátua de Eros em Piccadilly Circus

No topo do Memorial de Shaftesbury, erigido em 1893, reside a estátua de um anjo, esculpida em alumínio por Sir Alfred Gilbert. A ideia da estátua era retratar o deus grego Anteros, irmão de Eros, a fim de simbolizar o amor caridoso do Conde de Shaftesbury. Mas os dois deuses eram muito semelhantes em aparência física, e quase todos hoje acreditam que a estátua represente Eros, o irmão mais famoso. Quando inaugurada, no fim do século 19, a estátua  provocou diversas críticas por associar uma figura nua ao conde homenageado. De uma forma ou de outra, a estátua e o monumento conquistaram seu espaço no West End londrino e atualmente fazem parte do roteiro básico dos viajantes na cidade.

Piccadilly Circus - Mapa de Londres
Na base da estátua, as pessoas se sentam nos degraus. Foto: Mapa de Londres
Piccadilly Circus - Mapa de Londres
Tarde da noite, lugar fica mais tranquilo. Foto: Mapa de Londres

Piccadilly Lights

A fama de Piccadilly Circus começou a ser construída nos anos 60, com a expansão e proliferação das lojas e do turismo. Seus painéis de publicidade, chamados de Piccadilly Lights, já foram vistos em vários filmes e fotografias. As propagandas da Coca-Cola, Sanyo, TDK e Mc Donald’s marcam presença há décadas. Anualmente, estima-se que mais de 2,5 milhões de pessoas passem por aqui de táxi, 17 milhões de ônibus e 34 milhões a pé.

Piccadilly Circus - Mapa de Londres
Limusines em despedidas de solteiros são comuns aqui. Foto: Mapa de Londres

Curiosidade: as luzes foram apagadas por luto após a morte de Winston Churchill, de Lady Diana e durante toda a Segunda Guerra Mundial.

Piccadilly Circús?

Em minhas andanças pelos albergues de Londres, encontrei e conheci franceses. O mais legal de conversar com um francês em inglês é o sotaque, carregado no “r” e sempre pendendo para uma sílaba tônica diferente da original. Piccaddilly Circus, por exemplo, eles pronunciam “Picadili Cirrrcússs”. Oxford Circus, da mesma forma. Alguns ficam irritados se você rir, mas acho bastante válido oferecer no mínimo um sorriso irônico ao interlocutor e talvez até repetir “circús?” reforçando ainda mais um sotaque pretensamente francês.

Roteiro em Londres

Antigamente

Veja duas fotos que mostram um pouquinho de como era Piccadilly Circus no passado:

Piccadilly Circus em 1896. Foto: Domínio Público
Piccadilly Circus em 1896. Foto: Domínio Público
Piccadilly Circus em 1949. Foto: Chalmers Butterfield CC sa 2.5
Piccadilly Circus em 1949. Foto: Chalmers Butterfield CC sa 2.5

Aqui pertinho

Regent Street

Hamleys

Oxford Circus

Leicester Square

West End

Trafalgar Square

Artigo anteriorOxford Circus
Próximo artigoSoho, o bairro mais liberal de Londres