Leicester Square: lugar de cinema, teatro e pub

A Leicester Square é uma das praças mais famosas de Londres. Ela é um reduto boêmio da cidade, um ponto de partida para a noite de londrinos e turistas. Fica pertinho de Piccadilly Circus e de Trafalgar Square, ou seja, no caminho de qualquer atração central em Londres e certamente na rota de alguns dos seus roteiros pela cidade.

Neste post, vamos explicar um pouco do que você encontra na praça, suas atrações e como visitá-la. Preparado?

Atrações de Leicester Square

A Leicester Square é o principal reduto de cinemas em Londres. O Odeon, ao leste, por exemplo, tem capacidade para 1683 pessoas e exibiu o primeiro filme digital da Europa, em 1999. É ali que as grandes prèmieres de filmes acontecem.

Ah, muito importante. Antes de sair por aí falando que você conhece “Léicester scuér”, tenha calma: por aqui, a pronúncia é algo como “Léster Scuér”.

A praça não se resume a cinema, entretanto. Por aqui, você encontra uma infinidade de restaurantes, bares, pubs, teatros e baladas. Definitivamente, a vida noturna de muita gente começa em Leicester Square.

Leicester Square: lugar de cinema, teatro e pub
Leicester Square é um bom ponto de partida para a sua noite. Foto: Mapa de Londres

Nos jardins da praça, há uma estátua discreta de William Shakespeare, esculpida por Giovanni Fontana. A estátua de mármore se encontra em uma fonte, com golfinhos aos seus pés. Na estátua, há uma citação de Twelfth Night: There is no darkness but ignorance” (Não há escuridão senão a ignorância).

Para quem aprecia o teatro, uma dica: fica na Leicester Square uma loja da TKTS, que vende ingressos para peças e musicais com bons descontos, até pela metade do preço. Basta ir até ali, verificar as peças em promoção e comprar horas antes de se sentar no teatro para uma bela experiência cultural.

Como visitar a Leicester Square

A praça Leicester Square se localiza no West End de Londres, perto das principais atrações turísticas da cidade. O jeito mais fácil de chegar aqui é pelo metrô, parando na estação de mesmo nome.

Veja no mapa:

Estação de metrô: Leicester Square (Northern e Piccadilly Lines)

Aqui pertinho: ChinatownPiccadilly Circus, Trafalgar Square, National Gallery, Covent Garden.

História da Leicester Square

Por volta de 1630, Robert Sidney construiu uma enorme casa chamada de Leicester House. Logo, a região cresceu e uma comunidade se formou ao redor do Lord Leicester. No início do século 19, a Leicester Square já era um parque conhecido por seus centros de entretenimento. Mas antes sugiram muitos problemas judiciais quanto à posse das terras. Depois de ter pertencido a muitas pessoas, atualmente o local é propriedade do Distrito de Westminster.

Galeria de fotos da praça

 

Artigo anteriorPor que visitar Hammersmith
Próximo artigoOxford Circus