4 lugares para visitar em Londres além do roteiro comum

Lugares para visitar em Londres nunca faltam na hora de montar um roteiro. Mesmo que você já tenha passado pela capital inglesa e contemplado seus principais ícones, como o Palácio de Westminster, a Torre de Londres e a London Eye, pode ter certeza: o que você conhece é apenas uma faceta dessa metrópole em constante mutação. ❤

Se você pensa que não vale a pena retornar a Londres por já conhecer a cidade, sugerimos que reavalie essa decisão. Em uma próxima viagem, você terá a chance de percorrer a Londres dos londrinos, experimentar um pouco mais da capital fora da zona turística e aproveitar, de fato, a essência cultural tão peculiar do Reino Unido.

E aí, preparado para conferir algumas dicas de lugares muito além do roteiro comum em Londres? Veja, abaixo, nossas sugestões. ?

Lugares para visitar em Londres: 4 opções inusitadas

Talvez você já tenha ouvido falar desses lugares, talvez não. Mas, para quem já tem certo conhecimento do transporte público em Londres ou simplesmente quer se arriscar para além da zona turística comum, vale a pena se aventurar para além dos centros mais populares e visitar estes quatro pontos turísticos incríveis (e pouco explorados) de Londres:

Cemitério de Highgate

Highgate_CC BY 2.0
Explorar as atrações de Highgate é uma boa opção em Londres. Foto: Pablo Trincado, CC BY 2.0

Londres é tão imensa que ela abriga algumas vilas que se parecem com verdadeiras cidadezinhas à parte inseridas na capital. É o caso da Highgate Village, uma vila cercada por casas de estilo arquitetônico da Era Tudor, charmosos chalés ingleses, muitas flores coloridas e pubs característicos. Uma visita incrível.

Em Highgate, o visitante pode aproveitar para tomar um chá das 17h em uma casa de chás chamada High Tea of Highgate. Como acompanhamento, é possível escolher entre deliciosos bolos quentinhos frescos. Uma experiência autêntica britânica.

Como chegar: Highgate fica na parte norte de Londres. Pegue a linha preta (Northern) do metrô até a estação Archway ou Highgate.

Broadway Market

Broadway Market_CC BY 2.0
Broadway Market é uma das tradicionais feirinhas de rua em Londres. Foto: Paul Miller, CC BY 2.0

Você já deve saber que Londres é famosa por seus mercados de rua, sempre cheios de artigos e comidinhas interessantes. Se você busca uma opção mais intimista e menos lotada do que a Portobello Market ou as feirinhas de Camden Town, sugerimos uma visita à Broadway Market, em Hackney.

A feira, que ocorre nessa região de Londres desde 1890, mantém até hoje sua essência original. Todos os sábados, ali são comercializados produtos fresquinhos (verduras, legumes, frutas, peixes, bolos, pães, sanduíches e por aí vai), em cerca de 100 barraquinhas. Sem falar que Hackney, como um todo, é uma área muito charmosa da cidade.

Como chegar: Hackney está na parte leste de Londres. Para chegar, pegue o overground (metrô de superfície) em direção à estação Haggerston.

Temple Church

Temple Church, em Londres, é uma relíquia da arquitetura e do catolicismo. Foto: iStock, Getty Images
Temple Church, em Londres, é uma relíquia da arquitetura e do catolicismo. Foto: iStock, Getty Images

Já conhece as igrejas mais visitadas de Londres, como a St Paul’s Cathedral e a Abadia de Westminster? Então é hora de ir além. Para o seu roteiro arquitetônico, sugerimos que visite a Temple Church, uma igreja meio escondidinha entre o Rio Tâmisa e a Fleet Street, construída pela Ordem dos Templários no século 12.

Apesar de ter sido parcialmente destruída na II Guerra, a Temple Church é um verdadeiro monumento católico histórico em Londres – não à toa virou personagem do livro “O Código da Vinci”, de Dan Brown.

Como chegar: a Temple Church fica na Temple Place. Vindo de metrô, você pode parar na estação Temple (Circle e District Line).

Hampstead Heath

Hampstead Heath é um dos parques gigantes de Londres. Foto: Mapa de Londres
Hampstead Heath é um dos parques gigantes de Londres. Foto: Mapa de Londres

Quem vai pela primeira vez a Londres, acaba restringindo seu roteiro apenas ao parques próximos dos pontos turísticos centrais da cidade. Mas, acredite: há muitos outros exemplares incríveis espalhados pela metrópole.

Sugerimos que você inclua o Hampstead Heath no itinerário, uma área verde enorme, com mais de 25 lagos charmosos e árvores imponentes, espalhadas em cerca de 320 hectares. O cenário é perfeito para relaxar em meio à cidade agitada.

Como chegar: De overground, pare na estação Hampstead Heath, que fica bem ao lado do parque.

Os lugares para visitar em Londres mais procurados

Você tem alguma ideia de quais são os lugares mais procurados pelos turistas em Londres? De acordo com as estatísticas do Escritório de Estatísticas Nacionais (Office for National Statistics), as atrações mais populares entre os visitantes da capital inglesa são os incríveis museus.

Museu Britânico tem entrada gratuita em Londres. Foto: Mapa de Londres
Museu Britânico tem entrada gratuita em Londres. Foto: Mapa de Londres

Seja pelo fato de não cobrarem entrada ou simplesmente pelo acervo incrível, esses lugares concentram o recorde de turistas em Londres. Em 2015, o Museu Britânico teve 6,8 milhões de visitas, seguido pela National Gallery (5,9 milhões de visitas); pelo Museu de História Natural (5,2 milhões de visitas); pelo Southbank Centre (5,1 milhões de visitas) e pelo Tate Modern (4,7 milhões de visitas).

Já visitou todos eles? Bem, vale a pena revisitar: afinal, são passeios incríveis e inteiramente gratuitos.

London Eye à noite
London Eye é um espetáculo à noite. Foto: Mapa de Londres

Há também inúmeras opções para quem topa pagar algumas (ou muitas) libras por um ingresso:

E aí, gostou das dicas de lugares para visitar em Londres? Quais você ficou com vontade de conhecer? Conte para a gente nos comentários. ?

Artigo anteriorImpério Britânico, o domínio do Reino Unido sobre o mundo
Próximo artigoDescubra quais são os países mais visitados do mundo