Museu Britânico: Como e por que visitar

Museu Britânico: Como e por que visitar

Se três museus no mundo inteiro entrarem na sua lista turística até o fim da vida, um deles deve ser o British Museum, o Museu Britânico, em Londres. Para ter uma ideia, uma vaga ideia: o lugar abriga 8 milhões de peças históricas de toda a humanidade. Para facilitar a sua decisão, o final deste post conta com mais de 20 imagens do museu.

Preparado? Vamos lá!

Como visitar o Museu Britânico

Endereço: British Museum  – Great Russell Street London WC1B 3DG

Veja no mapa

Estações de metrô: Tottenham Court Road (Northern e Central Line) e Holborn (Piccadilly e Central Line)

Ingresso: Gratuito

Horários: Diariamente, das 10h às 17h. Nas sextas, até as 20h30

Entrada do British Museum, o Museu Britânico. Fotos: Mapa de Londres

Leia também: Arquitetura do Museu Britânico

O que tem de tão especial no Museu Britânico?

British Museum - Mapa de Londres
Fotos: Mapa de Londres

Quando fundado, o Museu Britânico foi o primeiro grande museu público, gratuito, secular e nacional em todo o mundo. E o segundo museu moderno do planeta, depois do Museu de Oxford. Foi pioneiro nos métodos museológicos, trazendo relíquias da História Universal. Em seu acervo permanente, conta com máscaras astecas, moedas do período helenístico, esculturas egípcias e gregas, além da Pedra de Roseta e partes do Partenon de Atenas.

Destaques do Museu Britânico

British Museum - Museu Britânico
Rosetta Stone é um dos destaques do acervo. Saiba mais.Foto: Mapa de Londres

Rosetta Stone

Relevos Assírios

Esculturas do Partenon

Peças de Xadrez Lewis

Tesouro de Oxus

Royal Game of Ur

A Múmia de Katebet

Armadura de Samurai

O Rei de Ifé

Confira: Roteiro de 1 hora no Museu Britânico

História do British Museum

Fundado em 1753 e aberto ao público em quinze de janeiro de 1759, depois da aprovação do Rei Jorge II. No início, não era mais do que um amontoado de objetos sem nenhuma classificação ordenada. Já no século XIX, ficou estabelecido um modelo que se tornou quase obrigatório para todo museu moderno: exposições de entretenimento educacional combinadas a uma biblioteca para pesquisas dos eruditos e acadêmicos.

Decepcionado?

É que não tem graça falar sobre museu. Legal é ir até lá e deixar que os olhos captem os objetos mais interessantes e então a atenção, presa e direcionada, busque conhecimento acerca daquilo. E nesse caso, não custa nada experimentar. A entrada é de graça.

Veja a galeria de fotos

Leia também

Roteiro de 1 hora no Museu Britânico

Arquitetura do Museu Britânico

Mais museus em Londres

Outros pontos turísticos

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres

Deixe seu comentário

50 comentários

  1. Olá! Gostaria de saber se é possível ir a pé de Westminster até o Museu Britânico.. Terei apenas 1 dia em Londres! Obrigada!

  2. Eu fui nesse museu, mas acho que não visitei por completo, parece bem maior do que imaginei, se quiserem tenho fotos dele guardada. Pelo que lembro parece que é próximo onde fica a estátua do Fred Mercury em Londres.

  3. Creio que as estações de metrô indicadas não estão corretas. As mais próximas ao British Museum são a Holborn e a Tottenham Court Road. Tal erro está relacionado à localização do museu no mapa. Ele está mais “ao sul”.