Descubra quais são os países mais visitados do mundo

Você tem alguma ideia de quais são os países mais visitados do mundo? Ao planejar uma viagem, chega a ser difícil escolher apenas um cantinho para visitar entre tantos destinos multiculturais e incríveis à disposição dos viajantes. Mas há algumas nações que parecem ter algo de mágico, uma atmosfera que envolve e atrai os turistas ano após ano. ?

Na lista dos países mais visitados do mundo, a diversidade é grande. Há aqueles que conquistam pelas paisagens naturais belíssimas, garantindo um toque exótico à viagem. Outros certamente têm como fator determinante a história, a cultura e os monumentos impressionantes. Também há aqueles que reúnem um pouquinho de todos esses fatores.

E aí, já está curioso para descobrir quais são os países mais visitados do mundo? Então dê uma espiada na lista abaixo. ?

Top 8: os países mais visitados do mundo

Para elaborar a lista dos países mais visitados pelos turistas ao redor do mundo, nos baseamos no relatório mais recente da Organização Mundial de Turismo (OMT), divulgado em 2016, embasado por dados referentes ao ano de 2015. Confira quais foram os destinos mais procurados:

1. França

Paris - Londres
É difícil não se apaixonar pela Cidade Luz. Foto: iStock, Getty Images

O território francês certamente mexe com o imaginário dos visitantes. Seja pelos pontos turísticos emblemáticos de Paris, como a Torre Eiffel e o Arco do Triunfo, ou pelas belíssimas paisagens que o litoral francês abriga, o fato é que o país atraiu quase 85 milhões de visitantes em 2015. A boa notícia é que, se você estiver em Londres, pode dar um pulinho até a França com o Eurotrem em apenas duas horas. Aproveite!

2. Estados Unidos

Empire State
Nova York é um dos lugares mais incríveis do mundo. Foto: iStock, Getty Images

É bem provável que as cidades incríveis que os Estados Unidos abriga estejam entre os principais fatores que motivaram 77 milhões de turistas a visitarem o país em 2015. Quem não sonha em conhecer Nova York, aproveitar o litoral da Flórida, curtir os parques da Disney ou embarcar em uma noitada em Vegas ? De fato, a Terra do Tio Sam tem inúmeros atrativos.

3. Espanha

Almudena Cathedral of Madrid, Spain
Madrid é uma opção de destino vibrante. Foto: iStock, Getty Images

Assim como outras cidades da Europa, a Espanha exala história e modernidade em uma combinação perfeita. Como não se deleitar pelas ruas de Madrid, com suas praças, palácios e restaurantes com deliciosas comidas típicas do país? E como resistir ao roteiro artístico de Barcelona, com seus incontáveis museus e galerias? Não é à toa que mais de 68 milhões de pessoas decidiram explorar o território espanhol em 2015.

4. China

China
China proporciona uma viagem cultural sem precedentes. Foto: iStock, Getty Images

Na Ásia, mesmo com a burocracia em torno do visto, a China foi o destino escolhido por cerca de 57 milhões de visitantes em 2015. Fácil de entender: com um patrimônio cultural e natural notável, incluindo a Grande Muralha, diversos templos budistas e metrópoles de uma magnitude impressionante, o território chinês garante aos turistas uma experiência única.

5. Itália

Coliseu
Pontos turísticos históricos de Roma atraem milhares de visitantes à Itália. Foto: iStock, Getty Images

É claro que a Itália não poderia ficar de fora da lista. Só em Roma, há pontos turísticos a perder de vista: o Coliseu, o Fórum Romano e o Vaticano já proporcionam uma viagem histórica ao passado sem precedentes. Agora imagine explorar, ainda, as belíssimas paisagens do litoral, banhadas pelo Mediterrâneo. Assim fica fácil de entender o porquê de cerca de 51 milhões de turistas terem escolhido o país como destino.

6. Turquia

Mesquita_CC BY-SA 3.0
Já imaginou explorar as mesquitas da Turquia? Foto: Jbribeiro1, CC BY-SA 3.0

Você sabia que a colorida Turquia também está entre os destinos favoritos dos viajantes? Pois é: em 2015, quase 40 milhões de visitantes embarcaram até o país euro-asiático para explorar seus incríveis pontos turísticos, como a Mesquita Azul, a região da Capadócia e o conjunto de piscinas termais Pamukkale. Pode ser uma opção interessante para a sua próxima viagem.

7. Alemanha

Brandemburgo
Portão de Brandemburgo é um dos pontos turísticos incríveis da Alemanha. Foto: iStock, Getty Images

Em sétimo lugar, está outro país repleto de história: a Alemanha, que foi o destino escolhido por 35 milhões de turistas. Por abrigar tanto pontos turísticos emblemáticos, como o Portão de Brandemburgo e a Catedral de Colônia, quanto castelos e paisagens incríveis na Rota Romântica, não é difícil de entender a preferência pelo território germânico.

8. Reino Unido

Londres
Cada pedacinho de Londres é apaixonante. Foto: iStock, Getty Images

Finalmente! ??❤️ Sim: o Reino Unido está entre os 10 lugares mais visitados do mundo – apesar do valor alto da libra. De acordo com a OMT, as belezas da Inglaterra, da Escócia, do País de Gales e da Irlanda do Norte atraíram pouco mais de 34 milhões de turistas em 2015. Nós não precisamos nem explicar por que a Terra da Rainha é apaixonante, né? Basta observar lugares como Westminster, a Torre de Londres, os Parques Reais e a London Eye e você entenderá.

Depois do Reino Unido, México e Rússia completam a lista dos 10 destinos mais visitados do mundo.

Gastos nos países mais visitados do mundo

O turismo em diferentes países, como você já deve saber, movimenta muito dinheiro. De acordo com o relatório da OMT, o Reino Unido também está entre os locais onde os turistas mais gastam: em 2015, foram cerca de 63 bilhões de dólares desembolsados pelos visitantes na Terra da Rainha.

O destino só perde para a China – onde o turismo movimentou impressionantes 292 bilhões de dólares -, para os EUA (112,9 bilhões) e para a Alemanha (77,5 bilhões). Isso não significa, porém, que uma viagem a Londres necessariamente custa muito caro. Vale lembrar que há diversas atrações gratuitas na capital inglesa – e você também pode avaliar opções de acomodações mais em conta.

Basta um pouco de planejamento e o Reino Unido pode se encaixar no seu roteiro (e orçamento) de viagem.

E aí, gostou de descobrir quais são os países mais visitados do mundo? Quais deles você já conhece ou gostaria de conhecer? Conte para a gente nos comentários. ?

Artigo anterior4 lugares para visitar em Londres além do roteiro comum
Próximo artigoPrincesa Eugenie: em busca da independência