Trem Londres Paris: 5 dicas para a sua viagem no Eurotrem

Como Londres e Paris são muito próximas, o que não faltam são opções para ir de uma cidade à outra.

A mais famosa, com certeza, é a opção de ir de trem passando pelo Canal da Mancha.

O trajeto de trem Londres-Paris, o Eurotrem, possibilita um deslocamento confortável e rápido entre duas grandes cidades da Europa. Pontualidade e eficiência são palavras que definem os trens da Eurostar, responsável por fazer o percurso entre a capital da Inglaterra e a da França.

Mas o que você precisa saber antes de fazer a viagem? 

Neste artigo, vamos explicar em detalhes como comprar a passagem do Eurotrem, quanta bagagem levar e onde localizar o seu trem em Londres?

Guia passo a passo em Paris
Se você vai a Paris, precisa conhecer o nosso Guia passo a passo – Design da capa: Adobe Spark

E então, Preparado?

Trem Londres Paris: tudo o que você precisa saber

Percorrer o trajeto entre Londres e Paris atravessando um túnel pelo mar é, sem dúvidas, uma experiência única – além de ser uma alternativa prática, rápida e não necessariamente cara.

Se você comprar o bilhete com antecedência, o trajeto de apenas duas horas e 15 minutos pode custar nada mais que £39 (segunda classe!).

Descubra, a seguir, todas as dicas para usufruir do Eurotrem.

Passagens

Definiu os roteiros e os dias da sua viagem? Então é hora de comprar suas passagens.

Inicialmente, você pode pesquisar horários de chegada e saída no no próprio portal da EuroStar.

Geralmente, os trens circulam entre 5h40 e 20h30, com uma ou duas saídas por hora.

Encontrou o dia e horário ideal? Então compre direto no site da Eurostar. Você vai notar que os bilhetes entre terças e quintas são os mais baratos.

E lembre-se: quanto maior antecedência, mais baixo será o valor.

Check-in e imigração

Em Londres, o Eurostar sai da estação St. Pancras – que tem conexão direta com o metrô.

Ao chegar, é só seguir as placas que indicam a localização dos trens (segundo andar).

Chegando lá, você deve imprimir o bilhete que comprou com o cartão de crédito pela internet, basta se dirigir a uma das máquinas dispostas no local e digitar um código de identificação fornecido no momento da compra.

Depois, você passa pelo Raio-X com sua bagagem e, em seguida, pela imigração (já que sairá de um país e entrará em outro).

A grande vantagem é que, indo a Paris, a imigração é feita ainda em Londres (e vice-versa). Assim, quando você chega ao local de destino, é só desembarcar e partir para explorar a cidade.

passagem pela imigração na estação costuma ser muito tranquila.

Caso você vá voltar para Londres, não esqueça de que terá que passar pela imigração novamente, e esta é um pouco mais chatinha.

Tenha em mãos todos aqueles documentos e comprovantes para provar para a agente que você tem ótimas intenções no seu retorno à Grã-Bretanha.

Eurostar
Eurotrem percorre o trecho entre Londres e Paris em 2h15. Foto: iStock, Getty Images

Embarque

Ao passar pela imigração, o viajante deve se dirigir até a sala de espera que fica no subsolo. Ela é bem confortável e conta com café, bar, banca de revistas e outras facilidades que você pode aproveitar até o início do embarque no trem.

Quando o trem chega à estação, um painel indica por meio de qual esteira você deve subir para acessá-lo. Depois, é só procurar o seu vagão (os números são pintados no chão).

Depois de localizar o vagão, você deve procurar o seu assento (escolhido no momento da compra da passagem).

Cada vagão possui duas fileiras e os trens além de serem bem confortáveis, possuem também conexão Wi-Fi.

Malas de viagem no Eurotrem
Dá pra levar tranquilamente suas malas no trem.

Bagagens

A vantagem de usufruir do trem Londres Paris, ao invés de fazer o trajeto de avião, não é apenas o tempo que você economiza. Se ao voar com companhias low cost você tem de desembolsar uns euros extras para qualquer excesso de bagagem, no Eurotrem a história é outra: não existe limite específico.

Na porta de cada vagão, o viajante encontrará prateleiras para guardar as malas maiores e, acima dos assentos, há espaço para bolsas ou mochilas menores.

De qualquer forma, tente não se empolgar demais: os compartimentos grandes são bastante disputados.

Há preços especiais para crianças e estudantes?

Crianças até 3 anos não pagam desde que vão sentadas no colo de um adulto, pois nesse caso não é precisam de passagem.

Caso, queiram um assento exclusivo para a criança, é preciso pagar uma passagem infantil, válida para crianças até 4 e 11 anos (inclusive).

Estudantes por si só não têm descontos, mas jovens de 12-25 anos sim e podem selecionar essa opção comprando a sua passagem pelo site mesmo.

Às vezes eles podem pedir para olhar o seu documento para comprovar que você tem direito a comprar aquele tipo de bilhete, mas depende muito de quem é o fiscal do trem.

Fuso horário

A viagem é tão rápida, que nem parece que a gente está em outro país. Mas não esqueça de cuidar com o fuso horário.

Se não, você pode passar o dia inteiro com o horário de Londres e depois se perder nos compromissos na França.

Como é a viagem no trem de Londres para Paris?

Há diversas formas de viajar com o Eurotrem – existem classes tanto para quem busca um pouco mais de conforto, quanto para quem não quer gastar demais.

A classe Standard é a que oferece os preços mais camaradas, mas também é possível optar pela Standard Premier ou pela Business Premier (a mais sofisticada).

Se você viajar de primeira classe, os benefícios incluem usufruir de uma refeição e bebidas à vontade a bordo do trem, além de ter assentos reclináveis e mais confortáveis.

Com mais ou menos luxo, o trajeto entre Londres e Paris garante aos viajantes alguns belos cenários e, principalmente, um passeio bastante confortável.

Há duas lanchonetes em vagões diversos do trem. Você pode também levar sua comida ou bebida, não há restrições quanto a isto.

Entre a estação St.Pancras (Londres) e a Gare du Nord (Paris), o trem passa pelo chamado Eurotúnel, que fica embaixo do Canal da Mancha – é o famoso trecho subterrâneo. A viagem pelo território francês dura cerca de 1h40.

Eurotrem

E o Eurotúnel?

Sinceramente, não é uma experiência muito incrível, já que é apenas… um túnel. Então lá embaixo você não vê nada. Lógico que a história é incrível, mas você não vai sentir muita diferença entre estar naquele túnel ou em outro.

O  “Chunnel” como é carinhosamente conhecido, que vem de Channel Tunnel, é o maior túnel submerso do mundo, com 50,45 km de extensão total, dos quais quase 38 km sob a água. No ponto mais profundo, o eurotúnel chega a 75 metros de profundidade.

O túnel liga a cidade de Folkestone na Inglaterra a Calais, na França e a média de tempo de travessia dentro do túnel é de 35 minutos.

E aí, o que achou das dicas? Pretende fazer o trajeto de trem Londres Paris em breve? Já usou o transporte? Compartilhe sua experiência nos comentários!

Artigo anteriorVisite o Aquário de Londres
Próximo artigoThe Shard