Conheça a Ordem dos Cavaleiros Templários e a Temple Church de Londres

No período das Cruzadas, nenhuma cavalaria se tornou tão lendária quanto a Ordem dos Cavaleiros Templários. Hoje, pode até parecer difícil imaginar cristãos fanáticos empunhando espadas em cima de seus cavalos. Mas, na Europa dos séculos 11 a 13, esses movimentos militares eram bastante comuns. ⚔

A história da Ordem dos Cavaleiros Templários é cercada de mistérios, talvez por isso ela provoque até hoje diferentes teses. Não se sabe nem ao certo quando foi fundada a organização. Há quem diga que ela já existia desde a construção do Templo de Salomão, no século 11 a.C. Nos livros de história, porém, consta que a cavalaria foi fundada em 1118.

O fato é que, seja pelos tesouros católicos encontrados, pelas igrejas construídas como repositórios da sabedoria antiga, pelas relações com papas ao longo da história, ou mesmo pelo destemor no campo de batalha, a Ordem dos Cavaleiros Templários é uma instituição intrigante. A seguir, vamos falar mais um pouquinho sobre ela. ?

Seal_of_Templars_publico
Selo dos Cavaleiros Templários. Foto: Domínio Público

Uma breve história sobre a Ordem dos Cavaleiros Templários

A Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão, ou simplesmente Ordem dos Templários, surgiu quando um grupo de nove cavaleiros franceses chegou a Jerusalém, no ano 1118. Inicialmente, o propósito desses soldados era simples: velar pela proteção dos peregrinos cristãos no território considerado sagrado.

O fato da Ordem ter sido criada em Jerusalém, onde na época os islâmicos já clamavam seu território sagrado, era um indicativo da coragem dos Templários. Sua primeira sede foi no coração de seus adversários: as ruínas do antigo Templo de Salomão (destruído em 586 a.C.)

Os cavaleiros fundadores da Ordem, na época de sua criação, fizeram um voto de pobreza e castidade. Mas isso não significa que todos os membros que a integraram eram pobres: muitos vinham de famílias nobres. Desde sua fundação, a organização militar teve como símbolo um cavalo montado por dois cavaleiros.

Por volta do ano de 1128, o papa Honório II aprovou oficialmente a existência da Ordem dos Cavaleiros Templários e já lhe concedeu algumas isenções e privilégios. A partir daí, a ascensão do grupo foi exponencial. O equilíbrio entre a fé pregada e a coragem de seus guerreiros fez da congregação militar uma das mais poderosas da Europa durante as Cruzadas.

A ascensão e a derrocada dos templários

Dizem que, ainda em sua primeira década de existência, os cavaleiros da Ordem teriam encontrado grandes tesouros, incluindo documentos e objetos preciosos como o próprio Santo Graal, o cálice sagrado da religião cristã. Com isso, o Papa Inocêncio II teria lhes concedido poderes sem limites, em troca das relíquias.

Assim, ao mesmo tempo em que a Ordem dos Templários era uma das unidades de combate mais qualificadas nas Cruzadas, ela também angariava membros para gerir outros negócios. Com o domínio político conquistado, aliado a terras e juros provenientes de empréstimos a reis e nobres, a importância da organização se expandiu para além do campo de batalha.

Os templários também construíram igrejas (como a Temple Church de Londres, sobre a qual vamos falar mais abaixo), com o intuito de guardar sua sabedoria religiosa. Mas tanto poder, é claro, só poderia gerar rivalidades. E, quando a Terra Santa foi perdida, o apoio à organização foi igualmente reduzido drasticamente.

No século 14, o Rei francês Filipe IV e o Papa Clemente V se juntaram para traçar um plano com o objetivo de acabar com a Ordem. O Pontífice forjou acusações contra os soldados, embasadas por uma falsa visão que ele teria tido em nome de Deus. Nela, o Todo-Poderoso afirmava que os monges guerreiros na verdade eram hereges, praticavam magia negra e adoravam outros deuses. 

Assim, com a ordem do Rei, do dia 12 para 13 de outubro de 1307 praticamente todos os edifícios e sedes dos templários foram invadidos. Os soldados, por sua vez, foram torturados e queimados na fogueira, como se fazia com os hereges.

Templars_Burning_publico
Ilustração dos templários sendo queimados na fogueira. Foto: Domínio Público

Lendas que cercam a Ordem dos Cavaleiros Templários

Dizem que, ao acabar com a Ordem, o Rei Filipe tentou se apoderar de seus tesouros. Estes, misteriosamente sumiram. Há quem especule que as relíquias se encontram em território português, outros creem que eles permanecem ocultos na Inglaterra ou na Escócia, enquanto muitos também traçam uma possível relação entre os templários e a maçonaria.

O fato é que a Ordem dos Templários é cercada de mistérios e inspira, até mesmo, a ficção. A organização já foi abordada em filmes como “O Código Da Vinci”, “A Lenda do Tesouro Perdido” e “Indiana Jones e a Última Cruzada”.

Temple Church, igreja da Ordem dos Cavaleiros Templários

Temple Church, em Londres. Foto: iStock, Getty Images
Temple Church, em Londres. Foto: iStock, Getty Images

Uma das relíquias da Ordem dos Templários fica em Londres e se tornou um ponto turístico popular, depois de ter aparecido no filme “O Código da Vinci”: é a Temple Church. Trata-se de uma das poucas igrejas com uma parte arredondada na Grã-Bretanha, característica que remonta à sua construção no século 12 (ano de 1185).  

É justamente na parte redonda da igreja que ficam as estátuas de quatro templários. Já sua parte retangular foi acrescentada posteriormente, pelo Rei Henrique III. De qualquer forma, a Temple Church foi bombardeada durante a Segunda Guerra, e o que se vê atualmente dela é praticamente uma restauração completa ? – mas, felizmente, bem fiel à estrutura original.

Atualmente, a Temple Church sedia concertos e apresentações de corais e é administrada pela Middle Temple e pela Inner Temple, duas das quatro associações de advogados existentes na Inglaterra e País de Gales. Certamente, ela não se compara com as grandes catedrais existentes na Grã-Bretanha, mas os fãs do livro de Dan Brown certamente vão gostar do passeio.

A Temple Church fica escondidinha entre o Rio Tâmisa e a Fleet Street. O endereço é este: Temple Place, City of London EC4Y 7HL, Reino Unido.

E aí, gostou de conhecer melhor a história da Ordem dos Cavaleiros Templários? Deixe um comentário. ?

Artigo anteriorPasso a passo: como aprender inglês em casa
Próximo artigoPerfil de Ringo Starr, um Beatle subestimado