Southbank Centre, o maior complexo artístico da Europa

O Southbank Centre é um enorme complexo artístico localizado em Londres. Ele possui esse nome por estar localizado no “South Bank”, ou porção sul, do Rio Tâmisa, exatamente entre a ponte Hungerford e a ponte Waterloo, dois ícones da cidade.

Ele tem ao todo 85.000 m², e cada centímetro do espaço é dedico à cultura.

É um local famoso mundialmente, e recebe diversos visitantes a procura da sua programação cultura, dos espetáculos de altíssima qualidade, ou mesmo apenas para conhecer a beleza do complexo e se sentir cercado por arte de uma forma única.

Com certeza é um ponto turístico imperdível na cidade, e tem sempre algo acontecendo no complexo. Dentre shows, performances, exibições, festivais, eventos pagos e gratuitos, as opções são diversas – mais de cinco mil eventos por ano! Além dos eventos artísticos, o local conta ainda com excelentes opções de bares e restaurantes, sempre vibrando com uma energia única, cheios de gente, vida e arte.

Ficou curioso e quer conhecer um pouco mais sobre esse lugar que atrai tantos visitantes? Venha com a gente saber um pouco mais sobre o Southbank Centre, em Londres!

Southbank Centre, o maior complexo artístico da Europa
Fonte: timeout.com

Conheça um pouco mais sobre o Southbank Centre

O Southbank Centre é o maior complexo artístico da Europa e conta com três construções principais: o Royal Festival Hall, onde as apresentações de música clássica são realizadas, o Queen Elizabeth Hall, destina à música clássica e à diferentes performances artísticas, e o The Hayward Art Gallery, uma galeria de arte contemporânea com obras mundialmente famosas.

Mas além dos prédios principais, fazem parte do complexo ainda o Purcell Room, prédio destino à literatura, performances, e diversos tipos de música, como música clássica, jazz e folk, a National Poetry Library, uma biblioteca dentro do Royal Festival Hall que conta com uma enorme coleção de poesia inglesa reunida desde 1912, e o Southbank Centre Archive Studio, onde ficam guardados os arquivos do complexo, e que agora está aberto à visitações.

O complexo atrai mais de três milhões de visitantes por ano, tanto ingleses quanto turistas de todos os cantos do planeta, procurando por algum dos milhares de eventos que acontecem no local todos os anos. É mais de um evento por dia, não tem desculpa de não ter o que fazer na cidade!

A maioria dos eventos é paga, mas sempre tem alguma coisa gratuita acontecendo no complexo, é só dar uma olhada na programação oficial do local, que pode ser encontrada no site.

> Confira a programação completa

Southbank Centre, o maior complexo artístico da Europa
Fonte: southbankcentre.co.uk

A história do Southbank Centre

O complexo artístico começou suas atividades em 1951, com Festival Of Britain, que tinha por objetivo mostrar como o país tinha se reerguido após Segunda Guerra Mundial.

O festival foi criado para que o país pudesse mostrar o melhor da Ciência, das Artes e da Tecnologia. Desta época, a única construção que ainda está de pé é o Royal Festival Hall, já que no ano seguinte o Partido Conservador venceu as eleições e o restante do Complexo foi destruído.

Mas em 1955 foi decidido construir uma segunda sala de concertos e uma galeria de arte junto ao Royal Festival Hall. O conjunto de prédios dedicado às artes mais tarde seria batizado de Southbank Centre.

Desde 2000, diversas modificações e reformas têm sido feitas na estrutura do complexo visando melhorias estéticas e funcionais.

Hoje, os prédios recebem eventos privados, públicos, com uma diversidade enorme, além de serem casas fixas de quatro orquestras de peso mundial: a London Philharmonic Orchestra, a Philharmonia Orchestra, a London Sinfonietta, e a Orchestra of the Age of Enlightenment.

Como faço para visitar o Southbank Centre

O Southbank Centre fica localizado na Rodovia Belvedere Londres SE1 8XX, como você pode ver no mapa.

O complexo funciona todos os dias do ano, exceto no Natal, de 10 da manhã às 11 da noite.

Os preços de admissão para os eventos variam muito conforme o evento em si, existindo eventos gratuitos e eventos de gala acontecendo, muitos vezes, simultaneamente.

Caso você esteja em dúvida sobre a programação, pode consultar o site do local, que indicamos acima, ou entrar em contato pelo telefone (+44 2038 799555) ou email (customer@southbankcentre.co.uk ).

O local é totalmente acessível para deficientes e possui alguns dos melhores restaurantes da cidade, como o Ping Pong, o Las Iguanas, e o Riverside Terrace.

Mas caso você não queira ir em um evento, existe ainda a possibilidade de conhecer esse complexo através de um tour guiado por trás dos bastidores.

O guia leva o visitante aos locais onde as performances acontecem, e mostra tudo pelo olhar do artista. É uma opção super interessante para quem gosta de arte ou simplesmente gosta de vivenciar algo diferente.

O tour dura cerca de uma hora, e o ingresso, que custa £11.50, inclui um drinque.

Quem conhece melhor o local, pode contar um pouquinho mas da experiência aqui nos comentários!

Southbank Centre, o maior complexo artístico da Europa
Fonte: Londonist
Artigo anteriorElectric Ballroom, o verdadeiro rock de Camden
Próximo artigoAtrações de Londres em janeiro de 2019