8 imagens de Londres para guardar pela vida inteira

Temos certeza de que você tem algumas imagens de Londres fixas na mente e no coração, que insistem em voltar e trazer saudades. Com seus traços de cidade contrastante, moderna e milenar, a capital britânica prende o olhar e deixa marcas na memória dos visitantes.

Um breakfast na Portobello Road, o Big Ben que traduz a pontualidade britânica, a beleza do Rio Tâmisa, a pompa dos soldados no Palácio de Buckingham, o passeio pelo Regent’s Park, os infinitos museus, galerias e pubs. Estar em Londres é mais do que fazer turismo, é entrar em uma dimensão paralela. Difícil traduzir sua essência em palavras.

E já que traduzir essa cidade através de vocábulos é praticamente impossível, vamos deixar essa tarefa aos poetas, personalidades britânicas e às imagens de Londres que, de fato, dizem mais do que mil palavras.

8 imagens de Londres para a vida toda

É claro que cada visitante é impactado de forma diferente ao se deparar com Londres. Mas estas são oito das imagens de Londres mais marcantes para nós:

1. O poder de Westminster

Se você é curioso, Londres é um lugar extraordinário” – David Bailey, ícone da fotografia britânica

Palácio de Westminster (Big Ben) em Londres
Vista da London Eye para o Palácio de Wesminster. Foto: Mapa de Londres

Situado na margem norte do rio Tâmisa, na parte sudoeste de Londres, o distrito de Westminster é a sede do poder e da monarquia britânica. Lá está localizado o Palácio de Westminster, que abriga os governos da Inglaterra há mais de mil anos. 

Atualmente, é onde o Parlamento do Reino Unido se reúne. Na região também estão outros cartões postais londrinos, como a London Eye, o Palácio de Buckingham e o Big Ben.

2. O charmoso Regent’s Park

“Londres é uma pousada para qualquer pássaro” – Benjamin Disraeli, 1º Conde de Beaconsfield (escritor, aristocrata e político conservador britânico)

Regent's Park é de tirar o fôlego no verão. Foto: Mapa de Londres
Regent’s Park é de tirar o fôlego no verão. Foto: Mapa de Londres

Entre os Parques Reais de Londres, o Regent’s Park é sem dúvidas um dos mais belos. Localizado em Westminster, ocupa uma área de cerca de 166 hectares. Ele é completamente arborizado, conta com um teatro a céu aberto e abriga o zoológico de Londres. Um verdadeiro cartão postal londrino.

3. A exótica Camden Town

“Não existe nenhum lugar como Londres. Nenhum mesmo.” – Vivienne Westwood, estilista inglesa precursora da moda punk

Imagens de Londres: Camden Town
Camden Town é um bairro inusitado até para os padrões de Londres. Foto: iStock, Getty Images

Localizado na região centro-norte de Londres, o distrito de Camden Town é conhecido pelos seus mercados e por abrigar a parte mais alternativa da cidade. No início dos anos 80, a área era predominantemente ocupada pelos punks. Hoje, abriga centenas de oficinas, estúdios de designers, lojas, cafés e bares. Amy Winehouse cresceu em Camden.

4. London wall, um muro de história

“Não são os muros que fazem uma cidade, mas as pessoas que vivem neles. Os muros de Londres podem estar desgastados, mas o espírito dos londrinos permanece resoluto e fortalecido” –  George VI, Rei da Inglaterra de 1936 a 1952.

London Wall - Mapa de Londres
Resquícios da London Wall lembram as origens da Londres romana. Foto: Mapa de Londres

Esta é uma das imagens de Londres que são essenciais para evocar a história. A capital britânica é uma cidade que se visita não apenas pelo que ela é hoje, mas também pelo que já foi no passado. Perto do Museu de Londres, ainda é possível observar fragmentos da London Wall, uma muralha erguida pelos romanos há cerca de dois mil anos, para proteger a cidadela às margens do rio Tâmisa. É um monumento que guarda os resquícios da Londres romana, então chamada de Londinium.

5. Trafalgar Square, a principal praça de Londres

“Quem está cansado de Londres, está cansado da vida; há em Londres tudo que a vida pode proporcionar” – Samuel Johnson, escritor e pensador inglês

Imagens de Londres: Trafalgar Square
Vista de Trafalgar Square a partir da National Gallery. Foto: iStock, Getty Images

Palco histórico de protestos e celebrações, a Trafalgar Square é a principal praça pública de Londres. Foi batizada em homenagem à batalha de Trafalgar, na qual os britânicos derrotaram o exército de Napoleão, em 1805. Até hoje, o local é uma espécie de centro democrático, onde ocorrem eventos como as paradas de St Patrick’s Day e de orgulho gay. 

É na Trafalgar Square que fica a National Gallery, um dos mais importantes museus da Europa. Conta com um acervo de mais de 2,3 mil pinturas e tem entrada gratuita.

6. Torre de Londres, um antro de histórias

“Eu acho que Londres é sexy por ser cheia de excentricidades” – Rachel Weisz, atriz e modelo britânica

Imagens de Londres: Torre de Londres à noite
Torre de Londres à noite é uma das belas imagens da capital britânica. Foto: iStock, Getty Images

Localizada na margem norte do rio Tâmisa, a Torre de Londres é uma fortaleza cercada de histórias. Com 20 torres erguidas ao longo dos reinados da monarquia, já serviu como Casa da Moeda e também foi local de tortura, prisões e execuções. Atualmente, o monumento arquitetônico abriga as joias da Coroa e é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO.

7. Tower Bridge, uma ponte que se transforma

“As ruas de Londres têm seu mapa, mas as nossas paixões são desconhecidas. O que você vai encontrar se você dobrar esta esquina?” – Virginia Woolf, escritora e ensaísta britânica

Tower Bridge - Mapa de Londres
Tower Bridge é a ponte mais clicada de Londres. Foto: Mapa de Londres

A Tower Bridge é uma ponte basculante com mais de 120 anos, arquitetada com os traços da vizinha Torre de Londres. Além de ser uma importante passagem de veículos e pedestres sobre o Rio Tâmisa, ela também abre caminho para navios. Com o tempo, ganhou o carinho dos viajantes e se tornou um dos cartões postais da cidade.

8. O metrô mais antigo do mundo

“A língua inglesa é como Londres: orgulhosamente bárbara porém profundamente civilizada, comum demais porém real, vulgar porém processional, sagrada porém profana” – Stephen Fry, escritor e comediante britânico

Imagens de Londres: metrô
Logo do metrô virou um ícone de Londres. Foto: iStock, Getty Images

Impossível criar uma lista de imagens de Londres sem apresentar uma figura que certamente não sairá tão cedo da memória do viajante que visita a cidade: o logo do metrô de Londres, o roundel, que identifica as estações do Underground. O símbolo está em todos os cantos da capital britânica e é saudado com alegria por todos os perdidos que finalmente podem voltar para o hotel após um dia cansativo de caminhadas e descobertas. “Mind the gap”, e boa viagem.

Imagens de Londres: qual a sua preferida?

Oito imagens são pouco para representar o melhor de Londres e da Inglaterra. Cenários interioranos, como os dos distrito de Greenwich, Oxford, Cambridge, Bath e Stonehenge, são igualmente inesquecíveis. Sem falar em outros tantos pontos turísticos da capital, como a St Paul’s Cathedral e a London Eye.

E você? Gostou das imagens de Londres que selecionamos? Aproveite para deixar um comentário ao fim do artigo sobre os registros que considera memoráveis nesta cidade que é, sem dúvidas, inesquecível.

Artigo anteriorLondres, a melhor cidade do planeta
Próximo artigoOnde fica Londres e qual a diferença para a City of London