Tower Bridge, uma ponte que se transforma

Tower Bridge, uma ponte que se transforma

Inaugurada em 1894, sobre o Rio Tâmisa, a Tower Bridge foi construída ao lado da Torre de Londres e se tornou ao longo dos anos um dos pontos turísticos mais visitados e fotografados da cidade. Destaque em vários filmes, como O Retorno da Múmia e 007 – O Mundo Não é o Bastante, a Tower Bridge completou 120 anos em 2014.

Tower Bridge - Mapa de Londres
Tower Bridge é a mais bela ponte de Londres. Foto: Mapa de Londres

Onde fica a Tower Bridge

Endereço: Tower Bridge Rd, Southwark, London SE1 2UP

Estação de metrô: Tower Hill (Circle e District Lines)

Importante: Não confunda com a London Bridge.

Características da Tower Bridge

A Tower Bridge é uma ponte basculante. Possui 244 metros de comprimento e duas torres, cada uma com 65 metros de altura. Sua arquitetura segue os traços da Torre de Londres. Todo dia, ela é cruzada por 40 mil pessoas, contando indivíduos em veículos e a pé. Em média, a ponte se eleva 1 mil vezes por ano para as embarcações no Rio Tâmisa.

Tower Bridge - Mapa de Londres
A ponte se eleva 1 mil vezes por ano. Foto: Mapa de Londres
Tower Bridge - Mapa de Londres
Não confunda a Tower Bridge com a London Bridge. Foto: Mapa de Londres

A exposição da Tower Bridge

Além de oferecer passagem para a travessia de carros sobre o Tâmisa e para o fluxo de barcos no rio, a ponte abriga uma exposição permanente sobre a sua história, a Tower Bridge Exhibition.

A exposição conta a história da ponte e possibilita ao visitante uma bela vista da cidade. Primeiramente, um vídeo explica os processos da construção e a importância da Tower Bridge no início do século 20. Depois, o visitante vê fotos antigas da ponte, tem acesso a uma passarela de observação (lembre de olhar para baixo) e conhece a antiga casa de máquinas, responsável anos atrás por levantar as passarelas e dar passagem às embarcações maiores.

Tower Bridge
Exposição da Tower Bridge. Foto: Mapa de Londres
Tower Bridge
Tower Bridge por dentro. Foto: Mapa de Londres

Como visitar a exposição da Tower Bridge

Ingresso antecipados: Adulto: 8 libras / Criança (5 a 15): 3,50/ Criança (menor de 5): gratuito

Horários: De abril a setembro, das 10h às 18h (entrada até as 17h30); De outubro a março, das 9h30 às 17h (entrada até as 17h). Fechada dos dias 24 a 26 de dezembro. No dia 1 de janeiro, abre às 10h.

Compre ingresso online

Opinião do Mapa de Londres: a exposição da Tower Bridge é interessante, mas não vale as 9 libras. A vista lá da passarela, prejudicada pelo mau tempo no nosso caso, também não eleva a exposição, na nossa opinião, ao rol das atrações imperdíveis. A Tower Bridge, sim. Por fora, merece figurar em qualquer roteiro – para ser admirada tanto quanto possível. Inclua a exposição apenas se você possuir o London Pass, que oferece a entrada gratuita.

Mas é importante lembrar que nossa visita ocorreu antes da inauguração da nova passarela de vidro, que possibilita a observação lá de cima da ponte a 44 metros de altura. Veja como é:

História da Tower Bridge

Este cartão postal de Londres foi inaugurado em 1894 pelo Príncipe de Gales, Edward VII. A construção da ponte se fez necessária, pois a estreita London Bridge não era mais suficiente para a travessia de 20 mil veículos na cidade em ascensão no século 19. A exigência era que a construção ficasse com um estilo semelhante ao da Torre de Londres. As obras começaram em 1886 e contaram com mais de 400 operários.

Tower Bridge - Mapa de Londres
Brasão da City of London, que mantém a Tower Bridge. Foto: Mapa de Londres

Fotos da Tower Bridge

Tower Bridge - Mapa de Londres
Não lembro como tirei essa foto. Foto: Mapa de Londres
Tower Bridge - Mapa de Londres
Essa é a clássica. Foto: Mapa de Londres
Tower Bridge
Não sei o que o ovo fazia ali. Foto: Mapa de Londres
Tower Bridge
Tower Bridge a partir da Torre de Londres. Foto: Mapa de Londres
Tower Bridge
Em uma tarde de sábado. Foto: Mapa de Londres
Tower Bridge
É, a gente não cansa de fotografar essa ponte. Foto: Mapa de Londres
Tower Bridge
Pronto, um ângulo diferente. Foto: Mapa de Londres
Tower Bridge
Tower Bridge no início de uma noite qualquer. Foto: Mapa de Londres

Veja também

Conheça a London Bridge

Mais atrações de Londres

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres

Deixe seu comentário

34 comentários

  1. Para entrar na passarela de vidro é só pagar o ingresso de 9 libras? Ou tem outro ingresso específico? Obrigada

  2. O símbolo mais marcante de Londres para mim, dentre tantos outros. Quando visitei Londres pela primeira vez, tive que conhecer a ponte. Era a primeira coisa a fazer ali. Eu não queria ir pra outro lugar antes de avistá-la e cruza-la. Foi emocionante! Era de dia, por volta das 14h e depois segui para outros lugares da cidade antes de voltar para o hotel. Mas voltei em outro dia para vê-la tb à noite.

  3. […] Ei, peraí, avisa o leitor mais observador: a Tower Bridge, um dos cartões postais de Londres, não fica na City of London. É verdade! Mesmo assim, ao ingressar na ponte, você poderá observar todos os elementos que caracterizam a City of London: a bandeira, os dragões e o lema. Esses sinais estão aqui porque a instituição que cuida da Tower Bridge é a City of London Corporation, braço corporativo da cidade que mantém outras quatro pontes sobre o Tâmisa – incluindo a Millennium Bridge – e importantes construções na Greater London. Conheça a Tower Bridge. […]

  4. Londres é mágica! Foi uma verdadeira magia andar pela ponte e, em seguida, conhecer a Torre de Londres. Inenarrável! Essa cidade realmente é encantadora!

  5. londres dispensa comentarios é verdadeiramente um berço da cultura e da inteligencia é uma maravilha conhecer aquela historica cidade