London Wall (Roman Wall)

London Wall - Mapa de Londres
Fotos: V. Travi, Mapa de Londres

A London Wall, também chamada de Roman Wall, era a muralha erguida por romanos há quase 2 mil anos para proteger Londinium dos invasores. Ela demarcava o território que mais tarde ficou conhecido como City of London, berço da Greater London e hoje centro financeiro do Reino Unido. No Grande Incêndio de 1666, quase todas as construções dentro dos limites do muro foram afetadas pelas chamas que se espalharam e quase devastaram por completo a City.

m1

Quando você der de cara com um muro bem antigo, aparentemente abandonado sem razão, pode ter (quase) certeza: você encontrou fragmentos da London Wall.

c2

 

Onde encontrar a London Wall

Tower Hill – Veja no mapa

Pertinho do Museu de Londres – Veja no mapa

Cooper’s Row – Veja no mapaLondon Wall - Mapa de Londres

 

Curiosidades sobre a London Wall

Você já entrou na estação Aldgate, na Circle Line do Underground? Já parou para pensar no que significa? Aldgate, assim como Ludgate, Newgate, Cripplegate e Bishopsgate, eram portões de passagem na London Wall. Mais tarde, foram construídos também oAldersgate e o Moorgate.

Hoje há uma rua homônima que se localiza próximo de onde ficava antes a London Wall.

A London Wall não foi suficiente para a proteção de Londres, afinal a cidade foi tomada por anglo-saxões e vikings em diferentes ocasiões.

Mais história de Londres

Conheça a City of Westminster

Lei da Bandeira Vermelha

A história de Londres

O Grande Incêndio

The Monument

A Grande Praga

Artigo anteriorCenotaph em Londres
Próximo artigoLeadenhall Market