Onde fica Londres e qual a diferença para a City of London

A dúvida parece tola, mas tem justificativa: onde fica Londres? A questão surge devido a um emaranhado de nomes que dão um nó na cabeça de quem não vai a fundo na geografia britânica.

Acha que tem a resposta na ponta da língua? Então responda rápido: Londres é a capital da Inglaterra, da Grã-Bretanha, das Ilhas Britânicas ou do Reino Unido? Londres é uma cidade ou um estado? Qual a diferença entre Londres, Greater London e City of London?

Para responder a essas questões, vamos começar pela origem dessa confusão: onde fica Londres. Londres é uma cidade e a capital da Inglaterra, país que faz parte do Reino Unido, que se localiza na ilha da Grã-Bretanha, que é uma das chamadas Ilhas Britânicas.

Onde fica Londres no tempo e na história

Londres tem uma história de 2 mil anos, bem mais longa que a do Reino Unido. A região onde ela se situa foi ocupada primeiramente pelos romanos e chamada de Londinium. Para protegê-la, eles construíram a London Wall, cujos resquícios ainda podem ser observados na Londres de hoje.

London Wall perto do Museu de Londres. Fotos: Mapa de Londres
London Wall perto do Museu de Londres. Fotos: Mapa de Londres

Dessa Londres antiga, após invasões vikings, o abandono da cidade e finalmente a ocupação anglo-saxã, surgiu a City of London, bem nesse espaço delimitado pela muralha, de apenas 1,12 milha quadrada, aproximadamente 2,90 quilômetros quadrados. Com o tempo, a City foi apelidada de Square Mile, justamente por causa de seu tamanho.

Mais tarde, essa City of London ganhou um prefeito e autonomia (restrita) em relação ao reino. Até hoje, a City mantém alguns poderes especiais e conta com um prefeito e uma polícia próprios. Ela é o centro financeiro de Londres, onde os grandes bancos e corporações se encontram.

A City of London, portanto, é uma espécie de cidade dentro de Londres. Confuso? Na prática, ela é um distrito, como Greenwich, só que dotada de alguns direitos especiais e uma história muito interessante.

Onde fica Londres na Inglaterra e na Grã-Bretanha

Londres é a capital e a cidade mais populosa da Inglaterra e do Reino Unido. Fica na região Sudeste da ilha, no Rio Tâmisa.

Palácio de Westminster (Big Ben) em Londres
Tâmisa tem papel central no desenvolvimento de Londres. Foto: Mapa de Londres

A origem de Londres, como você aprendeu no tópico anterior, remonta a 2 mil anos atrás, na fundação de Londinium (mais tarde, City of London) pelos romanos. Desde o século 19, pelo menos, a metrópolis ao redor da City é conhecida como Londres, ou Greater London.

Ou seja, a Londres que você conhece é a Greater London, uma região da Inglaterra formada por 32 distritos mais a City of London. Então, pode-se dizer mesmo que há uma cidade dentro de Londres, já que a City of London é parte da Greater London. (Westminster também tem status de city, mas isso é outra história.)

Prefeito de Londres

Quando a mídia brasileira se refere ao prefeito de Londres, ela está se referindo ao prefeito dessa Greater London. O prefeito de Londres (Greater London) era o Boris Johnson, aquele conservador alto de cabelos desarrumados e discursos hilários, e agora é o trabalhista Sadiq Khan.

Já o prefeito da City of London, o Lord Mayor of London, é Jeffrey Evans. O prefeito da City é eleito a cada ano, na Guildhall. No dia seguinte à votação, ocorre o Lord Mayor Show, uma procissão com carruagens, bandas e fogos de artifício pelo centro de Londres.

E aí, sobreviveu a essa explicação sobre Londres e a City of London? Entendeu melhor onde fica Londres? Comente.

Leia também

Guia de atrações de Londres

Artigo anterior8 imagens de Londres para guardar pela vida inteira
Próximo artigoA Dama de Gelo: Theresa May, primeira-ministra do Reino Unido