Um dia em Cambridge

18
1687
Descubra!
Fotos: Renata Cabanas

Decidiu ampliar seu passeio pelo Reino Unido e incluir um dia em Cambridge? Então confira nosso roteiro elaborado especialmente para que você possa aproveitar o melhor da cidade sem perder nada.

Cambridge possui uma ótima estrutura e planejamento para o turismo, o que proporciona diversão garantida todo dia. Porém, se sua visitar for planejada, escolha o final de semana: nesses dias, todas as atrações se voltam para o turismo.

Por Renata Cabanas

De Londres para Cambridge

Cambridge é conhecida como a Cidade das Bicicletas. Mas isso não é motivo para incorporar o espírito ciclista e tentar vir de Londres pedalando. As melhores maneiras de chegar são o trem e o ônibus. Pode ter certeza de que a viagem será bem mais rápida – e menos suada.

Comprando com antecedência, é possível conseguir preços bem interessantes, tanto para ônibus quanto para trens.

Ônibus

Saindo da Victoria Coach Station, a rodoviária mais movimentada de Londres, a National Express possui ônibus partindo a cada hora .

Duração: 2h30min

Preço: £12 a £23,50, ida e volta, dependendo do horário escolhido para a saída e o retorno

Os ônibus param na Parkside Street, que fica a 5 minutos de caminhada do centro de Cambridge. E se prepare, pois caminhar é o meio de transporte mais barato e rápido na cidade – sem contar o passeio de punting, que é o máximo.

Trem

Outra opção é vir de trem, saindo das estações King’s Cross (linhas Victoria, Metropolitan, Hammersmith and City e Circle) ou Liverpool Street (linhas Metropolitan, Hammersmith and City, Circle e Central). É possível reservar os tickets pela internet e coletá-los na estação ou comprá-los diretamente nos guichês ou máquinas localizadas nas estações.

Duração: 45 minutos (viagens sem paradas, trens super rápidos) ou até 1 hora e 15 minutos (com paradas).

Preço: É possível encontrar preços ótimos para viagens aos sábados e domingos, pois são dias off-peak (fora do horário de pico), de £14,50 a £29,80, ida e volta.

A estação fica a 10 minutos de caminhada do centro, pela Hills e Regent Roads.

Roteiro de 1 dia em Cambridge

Cambridge é uma cidade bela e pequena. Há muito o que fazer em um dia:

Atrações da manhã

Punting

Sugiro que sua visita comece com um delicioso passeio de punting, as gôndolas de Cambrigde. Há opções do passeio com um chauffeur, que também é um guia. Pra quem vem à cidade pela primeira vez, essa é a melhor pedida. Mas caso você goste de aventuras e não se incomode com outras pessoas “admirando” suas habilidades como marujo, alugar um punting sem chauffeur pode ser uma divertida alternativa.

A viagem com o chauffeur dura em média 45 minutos e custa de £10 por pessoa (preço para estudantes) a £25.

Já o aluguel do punting para o passeio sem guia custa em média £20 por hora.

Atenção: se você chegar 1 minuto atrasado, a empresa cobrará por duas horas. Portanto, se optar por fazer o passeio sem o guia, lembre-se da pontualidade britânica.

Há diversas empresas que oferecem o passeio de punting e trabalham todos os dias da semana, das 8h às 18h (um pouco até mais tarde durante a primavera e o verão, quando escurece após as 21h).

As principais ficam na Silver Street e na Magdalene Brigde, ambas no centro. Durante o passeio é possível ver a maioria das faculdades da Universidade de Cambridge por dentro, com seus prédios históricos e belos jardins.

Além das famosas pontes, como a Mathematical Bridge, abaixo:

Se o tempo estiver bom, o passeio tem tudo para ser inesquecível.

Colleges

Além dos puntings, das bicicletas e da fantástica arquitetura e história, as faculdades ajudaram a dar fama a essa cidade. A Universidade de Cambridge é composta por 31 faculdades, e é possível visitar muitas delas gratuitamente, como a Peterhouse (a mais antiga, fundada em 1284) e a Magdalene College (pode-se até visitar a biblioteca, que contém livros raríssimos).

As mais famosas são:

St. Jonh’s College, que fica na Saint John’s Street e cobra  £3 pela visita.

Trinity College, na Trinity Street, que cobra £3 pela visita:

Trinity College

King’s College, que fica na King’s Parade e cobra £5 pela visita:

King’s College

Ainda na King’s College, é possível visitar a capela, que começou a ser construída em 1446, na era dos Tudors.

Horários: Geralmente as colleges abrem para a visitação das 9h30 às 15h30, mas é necessário perguntar ao porteiro (Porter’s Lodge) se a visitação está liberada, pois há vários eventos fechados ao público que são realizados nas instalações das faculdades.

Mais informações sobre a Cambridge University

Corpus Christi

Corpus Christi: Clique para ampliar

Na mesma rua da King’s College, a King’s Parade, há um dos pontos turísticos mais “novos” da cidade, o relógio Corpus Christi, inaugurado em 2008. O gafanhoto, que fica em cima do relógio é conhecido como “Chronophage”, aquele que come o tempo.  Vale a foto!

Almoço

Na hora do almoço, a dificuldade será escolher entre tantas opções. Desde sofisticados restaurantes, como o do famoso Chef Jamie Oliver, o Jamie’s Italian, que fica no número 2 da Wheeler Street, e o The River Bar e Steakhouse, que fica à beira do rio Cam, na Magdalene Bridge (em frente à empresa de punting), com uma vista linda para o rio, passando por restaurantes de redes como Nandos (grelhados), La Tasca (espanhol) e Pret a Monger (fast-food), até pequenos bistrôs e cafés que oferecem sanduiches gourmets deliciosos.

Para sair do comum, sem gastar muitas libras, sugiro o Indigo Coffee House. Numa ruela no centro, próximo à praça do mercado e da King’s College, esse pequeno café oferece pratos rápidos como saladas e massas, além de uma variedade de sanduiches com ingredientes inusitados e pães fresquinhos, como o de salmão defumado com queijo brie na ciabatta.

Endereço8 St Edwards Passage.

Atrações da tarde

Casa de Charles Darwin

Que tal ver a casa onde Charles Darwin morou? Há uma placa informativa que menciona o período em que ele viveu lá, no 22 da Fitzwillian Street.

Great St. Mary’s Church Tower

Subir os 123 degraus da torre da igreja Great St Mary já é uma atração, e a vista lá de cima é maravilhosa. A cidade é plana, então é possível observar uma boa parte do centro e até alguns prédios da cidade vizinha, Ely. A igreja fica na Senate House Hill e abre diariamente.  A “subida” custa £3.

Mercado

Outro lugar que merece ser visitado é o mercado, que fica bem no centro da Cambridge. Repleto de barracas com todos os tipo de produtos, pode-se encontrar frutas e verduras (algumas desconhecidas para nós do Brasil), bolos e doces artesanais, roupas, discos e CDs, louças, talheres de prata, bijuterias e comidinhas deliciosas para beliscar, como o waffer belga:

O mercado funciona diariamente, das 10 da manhã às 4 da tarde. Aos domingos, o espaço é utilizado para a feira de artesanato e antiguidades. O mercado fica na Market Square, bem pertinho da igreja Great St Mary.

The Fitzwilliam Museum

É maior museu da cidade e possui obras de artistas consagrados como Monet e Picasso, entre outros, além de artefatos milenares do Egito e de Roma. A entrada é gratuita e o museu funciona de terça a sábado das 10h às 17h e aos domigos e feriados das 12h às 17h.

Endereço: Trumpington Street, CB2 1RB.

Mais informações

The Eagle Pub

O fim da tarde convida para uma cerveja no pub onde foi anunciada a descoberta do DNA, em 1953. O The Eagle Pub fica na Benet’s Street, bem pertinho do relógio Corpus Christi, e é frequentado por muitos cientistas que ainda trabalham no laboratório onde o DNA foi descoberto, o Cavendish Laboratory.

Quer mais?

Há ainda outros 10 museus, a maioria deles também gratuitos. Se sobrar um tempinho ou se você estender sua estada, considere a visita ao Jardim Botânico, ao Castle Mound (a única montanha da cidade – na verdade é um morrinho!).

Compras

Se você estiver no clima de compras, pode escolher entre marcas famosas, como The French Collection, GAP e H&M, ou ainda explorar as lojinhas locais, todas próximas à Market Square.

Além das lojas de rua, Cambridge possui dois grandes shopping centers, o Grafton, e o Gran Arcade.

Preços

Os preços apresentados foram pesquisados nos sites das empresas/instituições. Não esqueça de consultá-los novamente quando estiver planejando a sua viagem.

Leia também

De Londres para Liverpool

De Londres para Brighton

Descubra!

18 COMENTÁRIOS

  1. Já morei em Cambridge e agora vou retornar com amigos. Estava procurando um roteiro bem legal que representasse bem o que eu quero mostrar, e este foi o ideal! Adorei! Muito legal 🙂

  2. Prezados,
    Estive em Cambridge em 1981 quando minha irmã foi estudar. Fiquei largado com outros brasileiros e estudantes estrangeiros. Tinha 19 anos. Agora estou voltando aos 53 anos com minha esposa e gostaria muito de saber quantos dias são necessários para aproveitarmos. obviamente não conseguiremos ver tudo, mas o máximo que se puder conhecer em 1 ou 2 dias seria interessante. se você puderem ajudar seria muito bom. Feliz 2015

  3. Olá, achei muito interessante teu roteiro. Gostaria de saber, caso eu visite Cambridge em um final de semana, as universidades estarão abertas? Qual a melhor época para visitá-las?

    Obrigada.

  4. Muito legal todo texto e todas as fotos!!
    Vc sabe me dizer qual a melhor forma de ir de Oxford para Cambridge? De trem ou teria que voltar a Londres ou pegar para algum destino em linha reta, mas que levaria mais tempo =/
    Obrigada!

DEIXE UMA RESPOSTA

Publique seu Comentário
Entre com seu nome aqui