Camden Town: Aqui o estranho é você

Camden Town: Aqui o estranho é você

Camden Town é comumente descrito como o bairro que congrega os indivíduos mais exóticos de Londres, com seus cabelos manchados, piercings em lugares inusitados e tatuagens por todo o corpo. Mas aqui essa gente toda é comum: estranho mesmo é você.

Camden Town. Foto: Gustavo Heldt, MdM
Bem-vindo a Camden Town. Foto: Mapa de Londres

Bem-vindo a uma terra diferente, mesmo para os padrões britânicos – usualmente mais liberais do que o resto do mundo. Bem-vindo a um lugar que exala aquele aroma curioso que inspira, imediatamente, estados diferentes de consciência. Bem-vindo a uma região onde cogumelos mágicos podem ser comprados nas esquinas, botas altas são como havaianas em Ipanema e piercings só parecem esquisitos quando não estão ali.

Como visitar Camden Town

Mapa para chegar a Camden Town

Estação de metrô: Camden Town (Northern Line)

Situada no noroeste de Londres, no distrito de Camden, a região de Camden Town é famosa pelos seus mercados, que vendem absolutamente tudo: comida, drogas, roupas antigas e quinquilharias diversas. A Equipe do Mapa de Londres, em uma pequena incursão pelo lugar, encontrou itens como uma jaqueta camuflada com temáticas da Segunda Guerra, cogumelos de três tipos diferentes e bolsas que oscilam entre a vanguarda do hype e o mais comiserado brega.

Imperdível: Conheça o mercado Camden Lock

Camden Town - Mapa de Londres
Camden Lock à vista. Foto: Mapa de Londres

Quando: Pode ser visitado qualquer dia, mas algumas lojas só abrem no fim de semana, quando hordas de turistas invadem o lugar. As feiras de Camden Town têm seu maior movimento no domingo.

Por onde começar: Saia da estação e siga a multidão em direção a Camden Lock. Pare nas lojas que achar mais interessantes pelo caminho. E não deixe de descer até o canal e dar uma voltinha. Experimente também algumas das iguarias exóticas e deixe para fazer sua refeição no mercado.

Camden Town. Foto: Gustavo Heldt, MdM
Clique para conhecer as Feiras de Camden Town. Foto: Mapa de Londres
Camden Town. Foto: Gustavo Heldt, MdM
Clique para conhecer as Feiras de Camden Town. Foto: Mapa de Londres

Seus pubs e dancing clubs começaram a chamar a atenção do resto da cidade a partir dos anos 60. Desde então, Camden Town passou a ser um dos centros da musica em Londres. Hoje em dia, além das diversas opções de bares, o local apresenta também uma loja de roupas que funciona como danceteria, com DJ e tudo, a Cyberdog.

Camden Town. Foto: Gustavo Heldt, MdM
A entrada para a Cyberdog se situa entre aqueles dois robôs gigantes. Foto: Mapa de Londres

Conheça tambémElectric Ballroom, reduto roqueiro de Camden

E foi deste lugar alternativo que saíram grandes personalidades das artes em geral. O escritor Charles Dickens viveu em Camden e vários de seus personagens também. Amy Winehouse cresceu em Camden, e o cantor Morrissey morou aqui nos anos 1990, assim como outros pintores e dramaturgos. Baseado nessa gente toda, dá para entender por que as fotos de Camden Town são parte importantíssima – e bastante curiosa – da viagem a Londres.

Camden Town. Foto: Gustavo Heldt, MdM
Grandes personagens em cada esquina. Foto: Mapa de Londres
Camden Town. Foto: Gustavo Heldt, MdM
Tudo é normal em Camden Town. Foto: Mapa de Londres

Ah, antes de ir embora, não deixe de descer até o canal e dar uma voltinha por ali ou pelo menos tirar algumas fotos. O passeio é muito bonito:

Camden Town. Foto: Gustavo Heldt, MdM
Você pode pegar um barco até Little Venice. Foto: Mapa de Londres
Camden Town. Foto: Gustavo Heldt, MdM
Regent’s Canal. Foto: Mapa de Londres

Galeria de fotos de Camden Town

(Clique para ampliá-las)

Leia também

Visite a feira de Camden Lock

Outras feiras e mercados de Londres

Mais atrações na cidade

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres

Deixe seu comentário

45 comentários

  1. Boa noite, vou com meu filho a Londres em fevereiro próximo e gostaria de usar o travelcard de 7 dias para a promoção 2X1 para visitar a London Eye e a Torre de Londres. Minha dúvida é em relação às filas, pois
    nessa época escurece cedo e a visitação é só até 18 h. Se eu chegar pr volta das 16:30h daria tempo mesmo ficando na fila? Ou vc acha melhor comprar o ingresso online e economizar tempo? O que vc faria?

  2. Ola parabéns pelo site. Estou com uma dúvida…

    Eu estou indo sozinha para Londres e vou ficar em Camden town. Meu aeroporto é o Heathrow, Já sei que a linha que tenho que pegar é a preta (Nothern) , mas como faço pra pegar essa linha e descer na estação de Camden town, com a origem do percurso sendo o aeroporto de Heathrow? Pois estou sabendo que ele dispõe a Piccadilly line, que vai ao centro…mas não sei em qual estação do centro descer para pegar a Nothern line e chegar em Camden Town.

    Desde já te agradeço!!!

  3. Primeiramente, vou parabenizar a equipe toda do Mapa de Londres, que está me ajudando muitíssimo na organizaçao do meu roteiro em Londres no próximo carnaval.

    Sobre Camden Market, gostaria de ter mais informaçoes. Qual o horário de funcionamento das lojas? e dos pubs? Os preços sao acessíveis? As lojas aceitam pagamento com cartao de crédito?

    Agradeço desde já. 🙂

    • Oi, Vanessa. Tudo bem? Realmente, não colocamos essa informação neste post, mas neste aqui: http://mapadelondres.org/2011/05/feiras-de-londres-camden-lock/

      Horários: Diariamente, das 10h às 18h. O dia mais tradicional é domingo.

      A feira funciona todo dia, exceto em 25 de dezembro, data em que você não vai encontrar quase nada aberto mesmo. Algumas lojas só abrem no fim de semana, quando hordas de turistas invadem o lugar.

      Metrô: Camden Town (Northern Line)

      O horário dos pubs varia, mas a maioria vai até tarde. Os preços das barracas e lojas costumam ser acessíveis, sim, e muitas lojas aceitam cartão. Abraços

  4. Minhas filhas de 12 e 10 anos vão para Londres estudar em uma escola em Camden Town. O bairro é tranquilo para crianças? Pela descrição não me pareceu um bom lugar para ficar;