Uma nova greve no metrô de Londres deve atrapalhar os planos de quem pretende usar o transporte público da cidade nos próximos dias.
Em uma nova demonstração de revolta diante dos planos da prefeitura de implantar o Metrô Noturno a partir de setembro, os quatro sindicatos se uniram para interromper as atividades do underground das 18h30 desta quarta até o fim da noite de quinta-feira. Eles retornam ao trabalho na sexta-feira.
Para os viajantes que estão em Londres ou chegam nesse período, essa não é uma boa notícia. Embora trens do DLR, overground, barcos e ônibus funcionem normalmente (e até em operação expandida), todo o transporte público será afetado. Isso significa, sem dúvida, filas, lotação máxima e um estresse que poderia muito bem ficar de fora do roteiro de viagem.
Utilize o Citymapper
O Citymapper é o melhor aplicativo para se virar no transporte público de Londres e descobrir qual é o melhor caminho e quanto tempo você vai levar para chegar até onde precisa. Indispensável antes, durante e depois da greve 🙂
Acesse o site do TFL
No site do órgão de transporte de Londres, você tem uma atualização constante da situação das linhas de ônibus e metrô. Confira antes de deixar o hotel.
Evite os horários de pico
Se você precisar usar o transporte público, tente evitar ao máximo os ônibus em horário de pico, no início da manhã (entre 6h30 e 9h30) e no fim da tarde (entre 16h30 e 19h).
Roteiro para a greve do metrô
De uma forma ou de outra, você será afetado pela greve. Então o melhor a fazer é se programar para driblá-la ao máximo. E na prática, para isso, você deve apostar em caminhadas pela cidade. Entre quarta e quinta-feira, busque se concentrar em atrações próximas umas das outras.
Onde?
City of Westminster
Uma caminhada aqui pode preencher o seu roteiro do dia: National Gallery, Trafalgar Square, Parlamento (Big Ben), London Eye, etc, etc.
City of London
A histórica Square Mile também concentra inúmeras atrações para o visitante: St Paul’s Cathedral, Pub Ye Old Cheshire Cheese, Museu de Londres, The Monument, Banco da Inglaterra, etc, etc.
South Kensington
Bem pertinho da estação, você encontra o Science Museum, Victoria & Albert Museum, Museu de História Natural e, mais para lá, Royal Albert Hall, Kensington Gardens, etc, etc.
Baker Street e arredores
Por aqui você vai achar o a estátua e o Museu de Sherlock Holmes, o Museu de Cera Madame Tussauds, o Regent’s Park e muito mais.
Camden Town
Há muito o que explorar nos mercados de rua de Camden Town e, depois, em um passeio a pé pelo canal.
Notting Hill
A região de Notting Hill (aquela do Hugh Grant e da Julia Roberts) e a feira de Portobello ainda têm seu charme e valem uma visita demorada.
British Museum
Para explorar bem o Museu Britânico, você vai precisar de muito mais do que um dia. Então, essa é a hora de começar.
Greenwich
O belíssimo distrito de Greenwich merece a sua visita. Aqui estão o Observatório Real, a linha do meridiano, o Cutty Sark, o Parque de Greenwich, a Old Royal Naval College, o Greenwich Market e muito mais. Para chegar, é bom pegar um barco. Se você ler este post, não vai pensar duas vezes.