Palácio de Westminster: a imponente morada do Big Ben

Palácio de Westminster: a imponente morada do Big Ben

Você vai enxergar o Palácio de Westminster (Palace of Westminster) de longe. Um dos mais imponentes e característicos prédios de Londres, ele abriga mais de mil salas e cinco quilômetros de corredores. Se você não o encontrar pela imensidão, certamente dará de cara com ele ao procurar pelo Big Ben, pois o sino de treze toneladas reside na torre do relógio do palácio.

Como encontrar o Palácio de Westminster

Mapa para chegar

Endereço: 20 Dean’s Yard, Westminster, City of London SW1, Reino Unido

Estação de metrô: Westminster (linhas Circle, District e Jubilee)

Assim que você sair da estação de metrô, vai dar de cara com o Big Ben. É um choque bem agradável.

Palácio de Westminster (Big Ben) em Londres
Palácio de Westminster fica ainda mais bonito à noite. Foto: Mapa de Londres

O Palácio de Westminster, ou Houses of Parliament, encontra-se às margens do Rio Tâmisa, num complexo de inúmeros prédios governamentais.

Ali estão duas Câmaras: a Câmara dos Lordes e a Câmara dos Comuns. Depois de ser alvo de conspirações para atentados e de ter incendiado quase por inteiro, hoje o Palácio de Westminster é Patrimônio Mundial da Unesco e um símbolo da força do Estado britânico. 

Leia também: Curiosidades sobre o Big Ben

Palácio é pano de fundo em Westminster

O Big Ben e o Palácio de Westminster servem como um excelente pano de fundo para as fotos pela região. À beira do Tâmisa, de olho para a London Eye, o Parlamento ganha luz à noite e é disputado pelos turistas a qualquer hora do dia. As fotos mudam completamente de acordo com o horário e funcionam ainda melhor ao entardecer.

Palácio de Westminster à noite. Foto: Mapa de Londres
Do South Bank para o Parlamento. Foto: Mapa de Londres
Contornos inconfundíveis. Foto: Mapa de Londres

E você não precisa admirar o palácio só de longe. Sabia?

Visitas ao Palácio de Westminster

Muitos turistas não desconfiam de que podem visitar o Palácio de Westminster por dentro e fazer um tour pelo Parlamento do Reino Unido. É uma atração altamente recomendável e instigante para quem se interessa pela monarquia parlamentarista.

O Parlamento do Reino Unido pode ser visitado de duas formas. Tanto residentes no Reino Unido quanto estrangeiros podem acompanhar os debates da casa durante a semana.

No sábado e durante o verão, o turista também pode fazer um tour guiado ou com audio guide (em português) pelos prédios do Palácio de Westminster e descobrir mais sobre sua história. Esse passeio é muito interessante.

Confira: Como visitar o Parlamento do Reino Unido

Preço da visita: Adulto: 25,50 libras / Criança (5 a 15): 11 libras / Criança (menor de 5): gratuito

Westminster Hall no Palácio de Wesminster em Londres
Único problema do tour é que fotos não são permitidas a partir daqui. Foto: Mapa de Londres
Fila para a visita. Foto: Mapa de Londres

História do Palácio de Westminster

Leia também: Arquitetura do Palácio de Westminster

Este edifício não foi construído de uma única vez, tendo vários arquitetos de períodos históricos distintos. Tampouco foi projetado para ser um grande parlamento. O local onde se encontra o prédio tem sido utilizado desde a Idade Média para alojamentos da realeza devido a sua estratégica posição perto do Rio Tâmisa. Nenhuma das construções medievais sobreviveu até os dias atuais. O Parlamento como se vê hoje, com duas câmaras, só começou a se configurar a partir do século XVI, no reinado do Rei Eduardo VI.

O primeiro grande incêndio do Palácio de Westminster ocorreu em 1529, quando o fogo destruiu parte da estrutura do prédio, no reinado de Henrique VIII. Depois, em 1834, outra grande tragédia. Desta vez as chamas destruíram grande parte do lugar, sobrando apenas o Westminster Hall, a Torre Jóia, a cripta da Capela de Santo Estevão e os claustros. Mas a história mais curiosa é a de um atentado que não ocorreu. No dia 5 de Novembro de 1605, um grupo de católicos planejava explodir o Parlamento Britânico e com ele, o Rei Jaime e grande parte da aristocracia Protestante que oprimia o povo de religiões diferentes. Mas o rei ficou sabendo e Guy Fawkes, o encarregado de executar tal ato, foi preso e condenado a forca por traição e tentativa de assassinato.

Mais fotos do Palácio de Westminster

Da Parliament Square, Churchill observa. Foto: Mapa de Londres

Clique para ampliar

Leia também

Palácio de Buckingham

Roteiro a pé em Westminster

Mais sobre a City of Westminster

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres

Deixe seu comentário

53 comentários

  1. Olá
    Estou indo a Londres em Maio, mas pelo que li, atualmente não está sendo possível fazer a visita por dentro do Palácio de Westminster, pois está fechado para reforma. Não é verdade? Queria saber se vcs já fizeram algum artigo sobre horário de funcionamento dos museus. Chego em um domingo e estou na dúvida do que poderei encontrar aberto.
    Abraços