Conheça a City of London

A City of London hoje é o centro financeiro de Londres e, na prática, um distrito da cidade, embora, legalmente, tenha direitos e status diferenciado. Essa honra se deve à raiz da cidade que hoje conhecemos como Londres.

Veja no mapa

Estações: St Paul’s, Monument, Bank

Tudo começou na City of London, em 47 D.C. Nesse ano, os romanos estabeleceram aqui um entreposto comercial, favorecido pelo Rio Tâmisa. Assim surgiu o primeiro esboço de Londinium, que sofreria inúmeras disputas de poder ao longo de sua história.

Atualmente, ainda podem ser vistas ruínas da muralha construída pelos romanos para proteger o local: a London Wall.

Conheça a City of London
London Wall. Fotos: Mapa de Londres

Esta, no entanto, não foi suficiente para a proteção, já que a cidade foi tomada por anglo-saxões e vikings em diferentes ocasiões.

City of London, a Square Mile 

Para você ter uma ideia, Londres só começou a se expandir para Westminster quase mil anos depois, com a Abadia e o Palácio de Westminster, pouco antes da invasão normanda, que sacramentou aquele espaço como o centro político da cidade.

Então, com o desenvolvimento econômico e populacional, Londres extrapolou bastante os limites da City of London, que até hoje detém apelido que revela seu tamanho diminuto, a Square Mile.

Conheça a City of London
St Paul’s Cathedral

Caráter especial

Londres tem 33 distritos. Mas a City of London, embora constitua parte da capital britânica, não é um deles. Possui até prefeito próprio (com poderes reduzidos) e polícia exclusiva, a City of London Police.

Outro apelido do lugar é The City, usualmente quando a referência envolve os banqueiros, a Bolsa de Valores e o centro financeiro da cidade.

No passado, o Soberano tinha de se submeter, em frente ao Temple Bar, a uma cerimônia antes de adentrar a Square Mile. Esse ritual, no qual o Lord Mayor entregava uma espada ao Rei, simbolizava o status diferenciado que a City sempre ostentou. Atualmente, uma encenação desse tipo é realizada ocasionalmente, embora a Rainha não tenha de pedir passagem, como muitos acreditam.

Pontos turísticos da City of London

St Paul’s Cathedral

Casa de Samuel Johnson

Pub: Ye Old Cheshire Cheese

Museum of London

The Monument

Museu do Banco da Inglaterra

Temple Church

Temple Bar

A Torre de Londres não se localiza dentro da City, mas perto o suficiente para aparecer aqui.

Conheça mais regiões de Londres

Artigo anteriorO que é a Temple Bar de Londres
Próximo artigoConheça a City of Westminster