Já pensou em fazer turismo na Escócia? Se você ainda está cogitando a possibilidade de incluir o país em seu roteiro pela Europa, chegou ao lugar certo.
Neste post, vamos descobrir quais são as principais atrações e razões para você investir no turismo pela Escócia e não limitar a viagem apenas à “prima” mais famosa na Ilha da Grã-Bretanha, a Inglaterra.
Você vai ver: a Escócia é um desses países para os quais tamanho não faz diferença. As mais de 700 ilhas que compõem o país não somam um território maior do que o estado de Pernambuco. A população de menos de 6 milhões é similar à da região metropolitana de Belo Horizonte.
Mas o turismo na Escócia não perde em nada para nações maiores e mais populosas. O que não falta em terras Escocesas é história para contar e atrações turísticas para visitar. Fazer um roteiro dá até trabalho e exige muitas escolhas.
A seguir, vamos mostrar as principais razões para você viajar para a Escócia. E depois, quando você já estiver quase convencido, as atrações que não podem ficar de fora do seu roteiro.
5 razões para fazer turismo na Escócia
A Escócia está na parte setentrional das ilhas britânicas. O país é formado por um conjunto de ilhas e um pedaço da Grã-bretanha, a maior ilha do arquipélago britânico, na qual também se encontram Inglaterra e País de Gales.
O turismo na Escócia tem apelos de sobra. Aqui vão cinco deles:
1 – Cultura celta e jogos tradicionais nas montanhas
Realizados durante todo o ano, os Highland games são eventos tradicionais que tem por objetivo celebrar e manter viva a cultura celta. Além de um verdadeiro festival de dança, música e celebrações culturais, vários jogos tradicionais são realizados, dentre eles o arremesso de tronco, lançamento de martelo e o famoso cabo de guerra em equipe.
Além dos Highland games, a cultura celta está presente nos tradicionais concertos de gaita e no uso dos Kilts, as tradicionais saias escocesas. Por toda a escócia é possível ver o quanto o país está impregnado pela aura cultural celta mesmo tendo se tornado um país moderno.
2 – Turismo natural
A paisagem escocesa não cabe na palavra bela. Os mais de 30 mil lagos, os lochs, como chamados pelos moradores locais, e os conjuntos de montanhas elevadas, vistas panorâmicas com rios e colinas pedregosas permeadas de relva fazem a Escócia um dos países mais fotografados da europa e do mundo.
Caminhar em torno dos lagos cristalinos, fazer trilhas pelas montanhas ou apenas almoçar em um tradicional restaurante com vista para a paisagem são atividades que só o turismo na Escócia pode proporcionar.
3 – Contraste do velho e novo
É uma característica de toda a Europa, é verdade, mas ainda assim, a Escócia parece emanar uma simpatia e sensação de contraste diferente nos visitantes. As ruínas e castelos medievais, a cultura celta celebrada todos os anos e, ao mesmo tempo, todas as pontes super modernas que pululam pelo país e a sua ótima infraestrutura civil propiciam uma experiência com um pé no presente e outro no passado. O velho e o novo são como bons amigos tomando uma dose de whisky em Edimburgo. E olha, não há outro país em que esse copo de whisky seria mais bem servido.
4 – Whisky
A Escócia possui uma tradicional e pujante indústria etílica. O Whisky é marca registrada do país e até mesmo se você não é lá tão fã da bebida, a cultura e tradição por trás de cada copo servido na Escócia tem grandes chances de dar um empurrãozinho e fazer você mudar de ideia, ou melhor, de gosto.
São várias destilarias pelo país, das mais grandes às mais pequenas e artesanais. As visitas guiadas e as instruções de degustação e história da bebida por si só são suficientes para te deixar meio ébrio de satisfação, celebrando a boa decisão feita na hora de escolher o destino da viagem.
5 – Infraestrutura
Por fim, como se não bastasse a riqueza natural e cultural do país, toda cidade dispõe de teleféricos, estradas, pontes e serviços de informação aos turistas. A indústria do turismo é importante para economia do país e por isso a qualidade dos serviços recebe sempre bons investimentos e manutenção.
Por todas essas razões, a Escócia é um país feito para ser visitado e conhecido. Feliz de quem experimentar uma dose de Whisky por lá, e é claro, experimentar também várias doses dos melhores passeios turísticos na Escócia. Eles são o tema da próxima seção, inclusive.
Atrações imperdíveis para fazer turismo na Escócia
Confira abaixo os principais pontos turísticos e atrações da Escócia:
A capital, Edimburgo
Simplesmente uma das cidades mais bonitas do mundo. A capital do país é o lugar certo para provar um whisky e curtir a vida da cidade e sua arquitetura sofisticada e cheia contrastes.
Festa de rua Hogmanay
Trata-se da celebração de ano novo que é celebrada na capital Edimburgo. É uma das festas de ano novo mais procuradas do mundo. Geralmente os festejos têm duração de três dias e contam com atrações variadas.
Ilha Skye
Uma ilha grande, de mais de 50 quilômetros quadrados. Aqui você vai encontrar fósseis de dinossauros e atrações diversas. A fauna da região é a atração principal. São focas, baleias, golfinhos e outros animais incríveis para se ver.
O Castelo de Edimburgo, e outros tantos
O Castelo de Edimburgo é um dos castelos mais conhecidos e visitados da Europa. A visita é mandatória para quem está conhecendo a capital e além de proporcionar uma vista panorâmica da cidade você pode conhecer os vários museus do castelo e suas galerias preservadas.
Lago Ness
Esse é famoso, é o lar do conhecido monstro do lago Ness, ou se preferir, pode chamá-lo de Nessie, seu apelido carinhoso dado pelos moradores locais. Não só o lago mas a região em torno oferece um ótimo passeio natural e várias atrações sobre o folclore ligado a Nessie.
Aurora Boreal
Muita gente sonha em ver o Aurora Boreal, um dos fenômenos mais bonitos que a natureza proporciona aos nossos olhos. A Escócia é o melhor ponto para poder avistar o aurora em todo o Reino Unido. The Outer Hebrides e Shetland são nossas indicações para poder observar o fenômeno.
Highlands
Para fechar nossas atrações, sugerimos a cadeia de montanhas altas da Escócia, os Highlands (terras altas), como são conhecidas. Essa atração faz parte do circuito de turismo natural do país, as atividades e as paisagens que você pode ver de lá são tão únicas quanto belas.
E aí? Um bom turismo na Escócia merece ou não uma chance? Agora você tem motivos de sobra para conhecer as principais atrações do país.
E depois da visita, deixe um comentário contando o que achou da experiência!