Os países do Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte

Muita gente pergunta quais são os países do Reino Unido. Afinal, Londres é a capital da Inglaterra ou do Reino Unido? A Theresa May é primeira-ministra do quê? Qual a diferença entre Grã-Bretanha, Reino Unido e Inglaterra? E onde entram País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte nessa história? Calma, tudo tem explicação.

Os países do Reino Unido

Para quem quer uma resposta rápida, aqui vai: os países do Reino Unido são Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte. Em inglês: England, Wales, Scotland e Northern Ireland.

Pronto, agora os apressadinhos já têm a informação que queriam. Mas que tal entender um pouquinho mais a fundo esse estado soberano que é tão peculiar para os olhares do resto do mundo?

O nome completo do Reino Unido revela muito: Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte. É um estado soberano composto por quatro países, três deles dentro da ilha da Grã-Bretanha (Inglaterra, Escócia e País de Gales, do maior para o menor) e outro na ilha da Irlanda (Irlanda do Norte, que é separada da República da Irlanda).

Ou seja, esses países do Reino Unido têm alguma autonomia e leis próprias, mas compartilham de uma legislação, valores culturais e a Família Real Britânica.

Parlamento do Reino Unido fica em Londres, na Inglaterra. Foto: Mapa de Londres
Parlamento do Reino Unido fica em Londres, na Inglaterra. Foto: Mapa de Londres

Reino Unido e Inglaterra

O resumo é o seguinte: a Inglaterra é um país do Reino Unido, que se localiza na ilha da Grã-Bretanha, que é a maior das Ilhas Britânicas. A Inglaterra sempre esteve no centro do poder do Reino Unido. É lá que se localiza o Parlamento e a residência da Majestade, a Rainha Elizabeth II.

Capital do Reino Unido

A capital do Reino Unido e da Inglaterra é Londres. O Parlamento do Reino Unido, que faz e debate as leis dessa união de países, localiza-se no Palácio de Westminster, aquele do Big Ben. Mesmo que haja legislação em comum, as nações que compõem o Reino possuem diferenças na aplicação de muitas das leis, especialmente a Escócia e a Irlanda do Norte.

Moeda

A moeda do Reino Unido é a libra esterlina, o pound sterling. Ela é usada em todos os países da união, mesmo fora da Grã-Bretanha. Na ilha vizinha, a Irlanda do Norte também usa a libra, mas, ao seu lado, a República da Irlanda, independente, utiliza o euro.

Origem do Reino

O Reino da Grã-Bretanha foi constituído originalmente em 1707. O nome mudou em 1801, com a incorporação da Irlanda. Em 1922, a ruptura entre República da Irlanda e Irlanda do Norte alterou novamente a composição da união, que passou a ter os traços e o nome atual.

Brexit: países do Reino Unido deixam UE

Até este momento, os países do Reino Unido fazem parte da União Europeia (UE). O plebiscito deste ano, porém, apontou que a maioria da população, em uma margem bem apertada, prefere deixar a UE. Nessa votação, um termo ganhou popularidade: o Brexit, apelido do processo de saída do Reino Unido da UE.

Essa questão é problemática para a continuidade do Reino Unido como ele é hoje, especialmente porque a Escócia já se posicionou contrária à saída do grupo europeu. É provável que esse país faça uma votação pública nos próximos anos para decidir se fica ou sai do Reino Unido.

Mesmo que tenha votado para deixar a União Europeia, o Reino Unido ainda não acionou a cláusula de saída. A partir dela, teria um prazo de dois anos para estabelecer negociações para o futuro e concretizar sua saída.

Quem está encarregada do processo do Brexit é a primeira-ministra Theresa May, conservadora que assumiu após a renúncia de David Cameron, que defendia a permanência no bloco.

O Brexit é visto com preocupação pelos países do Reino Unido e estrangeiros principalmente por dois motivos:

  1. O sentimento de xenofobia que parece ter reassomado após a decisão no plebiscito
  2. A dificuldade que o Reino Unido terá para participar do Mercado Comum Europeu, que facilita as transações comerciais dentro do bloco.

Gostou de entender mais sobre os países do Reino Unido e as distinções entre Inglaterra, Grã-Bretanha e outros termos britânicos? O que você acha do Brexit? Comente.

Artigo anteriorA Dama de Gelo: Theresa May, primeira-ministra do Reino Unido
Próximo artigoO que é a Grã-Bretanha e o mistério do GBR nas Olimpíadas