Como visitar o Castelo de Edimburgo, na Escócia

4
663
Descubra!

Ao montar um roteiro pela Escócia, é indispensável verificar como visitar o Castelo de Edimburgo. Simplesmente porque essa construção medieval, localizada na capital escocesa, é um dos principais símbolos do país. Parte do cenário da cidade, a fortaleza recebe cerca de um milhão de visitantes a cada ano. ?

O Castelo de Edimburgo foi erguido na extremidade oeste da Royal Mile, a principal rua da hoje chamada cidade velha (a parte mais histórica da capital escocesa). Por questões defensivas, sua estrutura foi construída no topo de uma enorme rocha vulcânica, chamada de Castle Rock. Por estar no alto da cidade, é possível enxergar a edificação de diversos pontos.

Se você curte as histórias da Europa Medieval e já ficou intrigado com o Castelo de Edimburgo, veja abaixo algumas orientações para fazer uma visita. ?

Edinburgh Castle
Castelo faz parte do cenário da capital escocesa. Foto: iStock, Getty Images

Por que visitar o Castelo de Edimburgo

Indícios apontam que desde o ano de 1093 já havia um castelo situado em Castle Rock, mas a fortaleza real que se vê hoje só ganhou forma durante o reinado de David I (1142-53). A partir desse período, quando começou a ser apropriada com a função de proteger a cidade e o rei, a edificação ganhou novos contornos e construções.

O Castelo de Edimburgo já serviu de base militar, prisão e residência real durante séculos. Hoje, embora não abrigue nenhum membro da realeza, ele resguarda as antigas jóias da Coroa Escocesa. E esse é apenas um dos diversos atrativos presentes em suas dependências.

Atrações do Castelo de Edimburgo

Veja, abaixo, algumas alas do Castelo de Edimburgo que você precisa visitar – e descubra quais atrações vai encontrar em cada uma:

One o’Clock Gun

One O'clock Gun
One O’Clock Gun, dentro do Castelo, é um canhão disparado diariamente, às 13h. Foto: Jcfrye, Domínio Público

O Castelo é repleto de canhões, mas o mais famoso é o chamado One o’Clock Gun. Ele leva esse nome, pois todos os dias (com exceção dos domingos), ele é disparado pontualmente às 13h. Uma tradição que ocorre desde 1861.

National War Museum

Dentro das dependências do Castelo de Edimburgo, este museu reconta cerca de 400 anos de guerras na Escócia, através de artefatos militares e relatos. A ala em que ele está instalado antigamente servia como armazém de munições. Ela foi construída em 1700 e também já foi utilizada como hospital militar.

St. Margaret’s Chapel

Situada dentro da área do castelo, a St. Margaret’s Chapel foi construída a pedido do Rei David I, em 1130, que almejava um lugar para o culto privado da Família Real. Ele dedicou a charmosa capela à sua mãe, a Rainha Margaret. Quando estiver lá, certifique-se de reparar bem nos belos vitrais.

Royal Palace

Esta é a área do Castelo de Edimburgo que preserva os antigos aposentos utilizados pela Família Real. Foi na chamada Câmara de Nascimento que Maria, Rainha dos Escoceses, deu à luz ao Rei Jaime VI, no ano de 1566. Nessa parte da edificação também estão as chamadas Honras da Escócia, as mais antigas jóias da coroa escocesa nas Ilhas Britânicas.

Scottish National War Memorial

Outro ponto interessante que você precisa visitar no local é o Scottish National War Memorial, um memorial em homenagem aos soldados que perderam a vida em campanhas militares desde 1945 – incluindo conflitos como a I e II Guerras Mundiais. O ambiente traz elementos simbólicos, como vitrais e esculturas que traduzem o espírito de coragem, justiça e sobrevivência de espírito.

Quer ver mais algumas imagens do interior do Castelo? Então espie o vídeo abaixo, produzido pelo blog Partiu Mundo:

Como visitar o castelo

Edinburgh castle
Castelo de Edimburgo parece ainda mais imponente à noite. Foto: iStock, Getty Images

Endereço: Castlehill, Edinburgh EH1 2NG, Reino Unido

Funcionamento: Diariamente, das 9h30 às 17h

Ingressos:

Adulto: £16.50

Criança (5 a 15 anos): £9.90

Idoso (acima de 60 anos): £13.20

Dicas práticas para a visita

Alas do Castelo de Edimburgo
Há diversas alas abertas para visitas no Castelo de Edimburgo. Foto: iStock, Getty Images

Agora que você já sabe o que visitar no Castelo, confira algumas dicas pontuais para o passeio:

  • Descanse bem antes do passeio. Afinal, como já falamos, são muitas as alas a serem percorridas. Você vai precisar de, no mínimo, duas a três horas para explorar todas as dependências.
  • Lembre-se de pegar um mapa do local na bilheteria. Assim, você vai se situar melhor e pode estruturar a visita como quiser.
  • Se quiser conhecer um pouco mais sobre cada parte do castelo durante a visita, aposte no audio guide.
  • Preste atenção nos detalhes: contemple bem a arquitetura externa da construção e não deixe de observar a vista panorâmica da cidade lá do alto.
  • Para evitar filas, compre o ingresso para entrar no castelo com antecedência, no próprio site da atração.
  • Lembre-se de levar a câmera ou o celular e tirar muitas fotos. ?

E aí, gostou das dicas sobre como visitar o Castelo de Edimburgo? Pretende conhecer esse ponto turístico da Escócia em breve? Comente! ?

Descubra!

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Publique seu Comentário
Entre com seu nome aqui