Como aprender inglês mais rápido

Como aprender inglês mais rápido

Uma viagem para Londres, a possibilidade de um intercâmbio ou uma prova de mestrado. Estes são só alguns exemplos de situações que podem fazer você se perguntar: Como aprender inglês rápido?

Acredite, não são poucas as pessoas que se fazem essa pergunta todos os anos, muitas vezes, repetidamente ano após o outro. Este texto é para estas pessoas, e também para qualquer um que deseje aprender o idioma inglês mais rápido e de forma mais natural.

A importância de dominar o inglês você conhece bem: possibilidades no trabalho, no estudo, no acesso à cultura e ao entretenimento, facilidade em viagens. É difícil achar uma área  na qual saber a língua mais importante do mundo não é uma vantagem.

Por isso, aprender inglês rápido é um desejo popular e há algumas dicas que merecem atenção.

Nada de se iludir, entretanto: ninguém aprende a falar inglês em algumas semanas. Ninguém fica fluente em poucos meses.

Para aprender inglês direito, é preciso de prática, prática e mais prática.

Mas e como aplicar esse tempo todo de treino?

É aqui que você pode acelerar um pouquinho esse aprendizado.

Aprender inglês em Londres
Inglaterra disponibiliza diversas cidades com excelentes escolas de intercâmbio. Foto: iStock, Getty Images

Aprender inglês rápido é possível?

Sim, é possível. Mas veja bem, não estamos falando em aprender inglês de forma fluente em um mês, nem dois, nem três. Mesmo as experiências de imersão total em uma língua não permitem que você obtenha o domínio completo de um idioma, pois isso demanda conhecimentos mais amplos de gramática e conversação cotidiana.

Mesmo que você não vá dominar o inglês em três meses, você pode fazer avanços bem interessantes em pouco tempo.

Para isso, você deve deixar de lado a ideia cômoda de que duas aulas por semana no cursinho são suficientes.

Não, não são.

Nem que você faça alguns temas de casa.

Para aprender inglês mais rápido, você precisa fruir de conteúdo em inglês em suas diferentes formas: músicas, filmes, seriados, jogos, chats, conversas – tudo o que for possível.

Com a internet, é difícil arranjar justificativa para não estudar inglês. Há material de sobra, e diferentes métodos à disposição.

Mas isso não quer dizer que você deva abandonar o curso ou as aulas particulares. O ideal é que você possa ter o auxílio de um professor e ainda se cercar de todo o conhecimento complementar que puder amealhar ao longo do caminho.

Nessa tarefa, busque alternativas que façam sentido para incorporar no seu dia a dia, como:

Gostou das opções? Agora veja sugestões práticas para se dedicar com mais afinco ao aprendizado da língua inglesa.

5 dicas para aprender inglês rápido

É hora de ir além do “book is on the table” e de abandonar para sempre os filmes dublados. Com um pouquinho de esforço, você vai quer que essas dicas vão ajudá-lo a se aperfeiçoar no inglês cada vez mais rápido.

1 – Incorpore o inglês ao seu cotidiano

Não espere o professor de inglês apresentar uma nova música – escute e aprenda as letras você mesmo. Aquele seriado que você passa a noite toda assistindo, por que não usar legendas em inglês? O idioma do seu celular, do seu tablet, é português, certo? Já pensou em mudar para o inglês?

Enfim, inserir o idioma inglês nas suas atividades cotidianas é uma forma de fazer com que a língua seja apreendida pelo seu cérebro de forma mais natural e acelera a aquisição de vocabulário.

2 – Revise novos aprendizados mentalmente

Revisões são extremamente importantes para fixação de conhecimento e ganho de desenvoltura com qualquer assunto. Quanto mais nós voltamos a um assunto, mais nós ficamos seguros e com ele na ponta da língua.

E para além da revisão, uma ótima prática e fazer esse trabalho de forma mental, ou seja, sem consultar suas anotações ou o livro. A ideia é que mesmo que seja uma coisa rápida, de 5 minutos, antes de você ir direto relendo o conteúdo, você pare e pense por alguns momentos: O que foi que eu estudei ontem? Como é que isso funciona?

Repasse em sua mente tudo que você estudou de inglês ou o vocabulário que você aprendeu por acaso. Mesmo que seja apenas 5 minutos, tentar “resgatar” o  aprendizado fazendo um esforço com o cérebro é mais eficaz do que ir direto às anotações e reler os conteúdos escritos.

3 – Não tenha medo de falar

Muita gente sabe ler em inglês, mas fica com medo de cometer erros ao falar. Não fique refém desse temor.

As quatro competências básicas, Listening, Speaking, Writing e Reading, possuem características distintas e exigem que você pratique cada uma. Geralmente o Writing e Speaking são as competências mais difíceis.

A dica aqui é não esperar para começar a conversar em inglês. Sabe aquela história de construir um muro começando pela base e depois ir subido tijolo a tijolo? Esqueça.

Seja você iniciante ou um falante já mais avançado de inglês, comece a falar e absorver as estruturas do idioma.

Quanto mais você errar e continuar tentando, mais rapidamente você irá aprender.

Pode até doer, mas será bem mais rápido do que tentar recitar trechos mentalmente e, na hora de tentar entabular um diálogo, ficar travado com medo de cometer algum erro bobo.

Come on! Let’s do this.

4 – Busque o significado de palavras novas

Assim que você incorporar mais o inglês à sua vida, através de seriados, filmes, músicas, textos e outros conteúdos no idioma, você vai se deparar com palavras cujo significado não fica claro através do contexto.

Nesses caso, busque o significado na internet. Uma busca no Google vai resolver o mistério em poucos segundos, acredite.

Na barra de buscas, há até um segredinho para agilizar esse processo: translate (palavra ou expressão) to portuguese.

Exemplo:

Inglaterra

5 – Dedique mais horas à prática

Essa é óbvia, mas ainda assim é importante. Você quer aprender inglês mais rápido? Ora, nada mais lógico do que aumentar o tempo de dedicação aos estudos e à prática do idioma inglês.

Experiências de imersão, fazer amigos que falam inglês, aumentar a carga horária de seu curso ou de seu cronograma de estudos, tudo isso é válido para acelerar o aprendizado da língua inglesa.

Assim como qualquer outra habilidade, falar inglês se torna mais fácil e mais rápido com a prática.

Gostou das dicas? Pronto para o seu intercâmbio na Inglaterra?

cta - Estudar em Londres

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres

Deixe seu comentário

Sem comentários