Como visitar o País de Gales partindo de Londres

Já pensou em estender sua visita à Grã-Bretanha e conhecer o País de Gales? Apesar de estar geograficamente próximo da Inglaterra e compartilhar de uma história social e cultural semelhante, ele não deixa de ter algumas características bem distintas. Por isso, pode ter certeza de que a viagem compensa – a vai ampliar seus horizontes. ?

O País de Gales tem uma identidade própria, a começar pelo idioma. Trata-se de um país bilíngue: o inglês e o galês são os idiomas oficiais. Embora faça parte da ilha britânica, ele também tem um parlamento independente da Coroa Britânica. Viu só como há distinções significativas?

Se você ficou intrigado e já está pensando em dar um pulinho até Gales, veja abaixo algumas alternativas para chegar lá partindo de Londres. ?

Cardiff
Castelo de Cardiff é um dos pontos turísticos da capital de Gales. Foto: Michel Curi, CC BY 2.0

Entenda como chegar ao País de Gales

O trajeto entre Londres e Cardiff, a capital do País de Gales, é relativamente curto. São apenas 211 km de distância entre ambas as capitais. E, assim como no restante da Europa, há várias alternativas para fazer o percurso. As principais opções são o ônibus, o trem ou o próprio carro, pela via M4.

A alternativa mais barata para o trecho, sem dúvidas, é o ônibus. É possível encontrar bilhetes da Mega Bus e National Express a partir de 7,50 libras. Os veículos partem da Victoria Coach Station e chegam à rodoviária de Cardiff, a Kingsway, muito bem localizada já no centro histórico da cidade. São cerca de 3 horas de viagem e os bilhetes podem ser adquiridos com antecedência direto nos sites das companhias linkados acima.

Cardiff
A charmosa Cardiff, capital do País de Gales. Foto: iStock, Getty Images

Outra possibilidade é percorrer o caminho de trem, o que é garantia de contemplar belas paisagens pela janela. Os veículos partem da estação Paddington e param direto na estação Cardiff Central. O percurso totaliza cerca de 2 horas de viagem. O valor das passagens varia de acordo com a antecedência de aquisição do bilhete e da classe em que você vai viajar, mas a média fica em torno de 30 libras.

Por fim, se você já está familiarizado com a mão esquerda dos carros no Reino Unido, também pode encarar a estrada. O percurso de carro dura cerca de 2h40, pela via A4 e cerca de 3h27min pela via A40. Vale escolher a opção que mais lhe agrada ou que se encaixa melhor no orçamento.

Por que visitar o País de Gales?

Depois de chegar a Gales, vem a parte mais legal: curtir as atrações da cidade. São diversos os pontos turísticos espalhados pela capital. Vale a pena programar uma visita ao Castelo de Cardiff, um castelo medieval com diversas áreas que podem ser exploradas pelos visitantes, como a Torre do Relógio, a Torre de Menagem e o Museu do Regimento. Uma forma de absorver um pouquinho da essência fantástica da Europa Medieval.

Caerphilly Castle
Castelo de Caerphilly foi contruído em 1268. Foto: iStock, Getty Images

Ainda na vibe dos castelos, vale a pena visitar também o Castelo de Caerphilly, uma das construções remanescentes da época medieval ocidental. Ele foi construído por Earl Gilbert de Clare, no ano de 1268, e até hoje suas dependências podem ser visitadas. Na lista de pontos turísticos da capital, ainda é possível mencionar o estádio Millennium Stadium e a casa de espetáculos Wales Millennium Centre.

Millennium Stadium
Millennium Stadium é o principal estádio de futebol de Gales. Foto: iStock, Getty Images

Ah! E não vá embora de Gales sem antes passear pela Cardiff Bay, a baía da cidade repleta de construções vitorianas que hoje se transformaram em restaurantes e lojas de grifes. É o local perfeito para um almoço ou jantar especial.

 Baía de Cardiff
A charmosa Baía de Cardiff. Foto: iStock, Getty Images

E aí, gostou das dicas sobre o País de Gales? Vai visitar Cardiff? Conte para a gente nos comentários. ?

Artigo anteriorComo visitar o Castelo de Edimburgo, na Escócia
Próximo artigoDescubra quem é Eduardo, o Conde de Wessex