Se você vai viajar para a capital britânica e quer ir além do roteiro básico, confira abaixo 11 coisas para fazer em Londres.
São atrações que podem constar na sua segunda passagem pela cidade ou no itinerário de quem não quer ficar só nos pontos mais turísticos.
Quanto mais você pesquisar, mais vai perceber: Londres é tão grande e tão densa, que você pode voltar para cá quantas vezes quiser. Vai sempre encontrar novos ângulos, imagens, passeios, cenários, museus e personagens.
E não é de hoje. No século 18, olha o que disse Samuel Johnson, pensador e ensaísta inglês: “Quando um homem está cansado de Londres, ele está cansado da vida, porque há em Londres tudo que a vida pode oferecer”.
Além do tradicional: o que fazer em Londres?
Descubra o que fazer em Londres para fugir do roteiro básico em 11 dicas:
1 – Pubs menos tradicionais
Impossível visitar Londres e não conhecer um pub inglês de verdade. Mas também é divertido visitar pubs diferentes, que destoam bastante do comum. Este da foto é o World’s End, em Camden Town, que flerta com um clima apocalíptico. Confira: 5 pubs de Londres que fogem do tradicional.
2 – Hampstead Heath
Há muitos parques bem centrais em Londres, no caminho de outras atrações turísticas. Mas para quem tem um tempinho extra na cidade ou quer explorar zonas e áreas verdes mais afastadas ou menos famosas, há diversas opções. Sugestões: Hampstead Heath, Primrose Hill e Richmond Park.
3 – Hampton Court Palace
O Palácio de Buckingham e a Torre de Londres estão em qualquer roteiro. Mas você já considerou a possibilidade de visitar o Hampton Court Palace e seus jardins dignos de cinema? O palácio tem mais de cinco séculos ligados à Família Real.
4 – Igrejas menos badaladas
A St Paul’s Cathedral e a Abadia de Westminster certamente já estão na sua mira. Mas e a All Hallows By The Tower, a igreja mais antiga da City of London, e a bela Southwark Cathedral, perto da London Bridge? Londres tem inúmeras igrejas fora dos roteiros tradicionais.
5 – Leadenhall Market
As feiras e mercados de Camden Town e Notting Hill você já conhece. Mas e o mercado vitoriano de Leadenhall, na City of London? O lugar serviu de locação para imagens do Beco Diagonal nos filmes de Harry Potter.
6 – Shows
Se você curte música, não tem melhor coisa do que curtir um bom show em Londres. As principais bandas e DJs do mundo se apresentam aqui todo ano. Por isso, confira nosso guia para comprar ingressos para os shows.
Você pode gostar: Hotéis em Londres com o melhor custo benefício
7 – Teatro
Londres é uma das capitais mundiais do teatro. Para quem vem com pouco tempo, pode não sobrar espaço na agenda para assistir a um musical ou a uma peça. Mas vale muito a pena.
8 – Highgate Cemetery
Cemitérios não costumam aparecer nos roteiros de viagem. Só que alguns deles valem a sua visita. O Highgate Cemetery guarda histórias incríveis e abriga túmulos de personalidades como Karl Marx e Douglas Adams.
9 – Por dentro do Parlamento
A maioria dos viajantes vê o Big Ben apenas à distância. Mas é possível visitar por dentro o Parlamento do Reino Unido, sabia? E o tour pelas Câmaras dos Comuns e dos Lordes vale muito a pena.
10 – Estádios de futebol
Londres é uma cidade estreitamente ligada ao futebol. Aqui estão alguns dos maiores times da Inglaterra e do mundo. E a maioria deles oferece tours guiados em seus estádios.
11 – Tour a pé
Londres é uma cidade incrível e é impossível entender sua complexidade com tão pouco tempo na capital britânica. Então uma boa ideia é fazer um tour guiado em uma determinada área ou em lugares relacionados a temas de seu interesse. Conheça o trabalho das guias brasileiras Vania Gay e Monica O’May.
Como fazer seu roteiro em Londres
Curtiu as dicas de coisas para fazer em Londres para fugir do roteiro tradicional? Se você quiser aproveitar essas opções para criar a sua programação de viagem, nós temos uma ideia que pode ajudar.
O nosso e-book, Roteiro do Mapa de Londres, tem 7 dias de passeios, caminhadas, atrações e pubs. Mas não se trata de um guia estático: ele traz junto uma planilha especial para você adaptar o itinerário e criar um roteiro do seu jeito, com os pontos turísticos essenciais e aqueles pontos que estão fora da mira da maioria dos viajantes. Que tal?