Hampstead e Hampstead Heath

ANÚNCIO

A apenas 20 minutos do Centro de Londres, Hampstead ainda não teve seus cenários transformados em atrações turísticas. Pode-se passear com tranquilidade pelo Hampstead Heath, mergulhar nos lagos do parque, beber nos pubs cheios de nativos e admirar a arquitetura das casas, preservadas assim por muitos anos. Há séculos, toda essa beleza idílica é associada à literatura e à arte. Aqui viveram Agatha Christie, George Orwell e Charles Dickens. Atualmente, Ricky Gervais, Tim Burton e Sting têm casa no local, uma das regiões imobiliárias mais caras da cidade.

Como você não vai se mudar para cá, o passeio fica mais acessível.

ANÚNCIO

Onde?

Situa-se no distrito de Camden, a noroeste de Charing Cross.

Veja no mapa

Estações: Hampstead (a melhor para apreciar as casas – zona 2 ou 3, Northern Line) e Hampstead Heath (a mais perto do parque – zona 2, Overground)

ANÚNCIO

Veja a galeria de fotos

Metrô: Hampstead (northern line, zona 2)

Veja no mapa

O que você verá

Hampstead e Hampstead Heath

Qualquer caminhada partindo da estação renderá um passeio agradável. Ao longo da jornada, você verá livrarias independentes, pequenas lojas fashion, cafeterias amigáveis, pubs peculiares, muitas ruas íngremes, algumas vielas bem estreitas, dezenas de mansões deslumbrantes, várias casinhas realmente encantadoras e muitos ingleses de verdade.

Se você é um apaixonado por literatura, confira este roteiro abaixo, que passa por casas, monumentos e locais associados a grandes mestres que viveram em Hampstead.

Roteiro: Caminhada pelo passado literário de Hampstead

Hampstead e Hampstead HeathHampstead Heath

Independentemente do seu perfil, o Hampstead Heath, o parque, é imperdível. O lugar é gigante, tem três lagos enormes, um monte de dog walkers profissionais e alguns habitantes das redondezas bem velhinhos, de chapéu, óculos escuros e bengala, normalmente próximos dos bancos e espreitando as águas e os jovens fazendo piquenique.

Tamanho

Este parque é bem diferente dos mais centrais de Londres, como Hyde Park, Kensington Gardens e Regent’s Park. Ele tem 320 hectares, o que, para quem não está familiarizado com esse tipo de extensão, quer dizer exatamente o seguinte: GIGANTE. o Hyde Park, por exemplo, possui 142 hectares, e o Kensington Gardens, 111. Ou seja, nem quando Hyde Park e Kensington Gardens constituíam um parque só eles alcançavam a imensidão do Hampstead Heath.

O tamanho do parque colabora para sua diversidade. Em uma rápida caminhada, o visitante percebe diversos tipos de arbustos, árvores, espaços abertos, flores e plantas. O terreno também possui elevações e desníveis. Há partes em que o parque se assemelha a uma floresta e partes em que se parece com um grande campo de beisebol.

Hampstead e Hampstead Heath

Lagos

Ao todo, há mais de 25 lagos no Hampstead Heath. Em três deles, é permitido nadar e mergulhar. Um acolhe apenas homens; outro, apenas mulheres; o terceiro recebe todos que estiverem dispostos a se misturar, mas só abre durante o verão.

Hampstead e Hampstead Heath

Cena curiosa

Na última visita ao parque, me deparei com uma cena interessante. De longe, avistei um casal de velhinhos olhando para o lago e tirei uma foto. Depois é que percebi o que eles estavam observando: um cachorro nadando bem contente nas águas a sua frente.

Hampstead e Hampstead HeathHampstead e Hampstead Heath

Kenwood House

Hampstead e Hampstead Heath

Uma cena do filme Um lugar chamado Notting Hill, com Julia Roberts e Hugh Grant, foi filmada aqui, na Kenwood House, essa da foto acima.

Hampstead Station

A estação de metrô de Hampstead, inaugurada em 1907, é a mais profunda da rede do London Underground.

Leia também

Mais parques de Londres

Roteiros na cidade

Guia de atrações

ANÚNCIO