Descubra 3 cidades do Reino Unido para ir além da Inglaterra

Descubra 3 cidades do Reino Unido para ir além da Inglaterra

0

Além de Londres, muitas cidades do Reino Unido podem entrar no seu roteiro britânico.

Não é só a Inglaterra que merece atenção e notas em guias de turismo no Reino Unido. Há muito além das fronteiras inglesas para se conhecer. Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte também possuem cidades que merecem a sua visita.

A viagem é longa, então aperte os cintos e esteja preparado para pesquisar mais detalhes destas lindas cidades do Reino Unido fora do eixo da Inglaterra.

3 charmosas cidades do Reino Unido

Esqueça Londres e a Inglaterra por um instante. A ideia agora é apresentar as mais charmosas cidades do Reino Unido nos outros países das ilhas. Então, que tal começar pela Escócia?

Edimburgo

A capital da Escócia, Edimburgo, é uma das cidades que merecem atenção.

Edinburgh Castle
Castelo de Edimburgo faz parte do cenário da capital escocesa. Foto: iStock, Getty Images

Quem nunca desejou passar por perto do Castelo de Edimburgo, uma construção imponente que se destaca em uma paisagem estonteante. Além do próprio castelo, é possível conhecer o interior e seus pequenos museus que enfatizam a história e as batalhas escocesas desde a origem do seu povo.

A viagem ao passado começa com o Palácio Real, passando por uma exposição das joias da coroa e dos bordados de Maria, a Rainha da Escócia, pela St. Margaret Chapel, os canhões e armas apontadas para o horizonte, além dos calabouços onde ficavam os presos e o National War Museum.

Edimburgo tem um local chamado Dynamic Earth, um centro onde acontecem várias exposições e experiências em 4D. A História da Terra é contada com filmes e itens de museu colocados em diferentes salas. O carro-chefe do Dynamic Earth é um cinema em 360 graus, com tecnologia avançada em imagem e som, trazendo o visitante para dentro da natureza. Animais e fósseis são representados de maneira fiel nas instalações. É um passeio para toda a família.

Entre julho e setembro, festivais de diversas áreas tomam conta da cidade. Arte, diversão, literatura e outros ramos marcam presença durante o verão. E se por acaso o seu interesse for em fazer compras, corra até a Princes Street para conferir a meca do comércio em Edimburgo.

E, por último, já ouviu falar no Palácio de Holyroodhouse, refúgio da Rainha Elizabeth II na Escócia?

Cardiff

Mudando um pouco de foco, vamos agora para Cardiff, capital do País de Gales. A região é muito popular entre turistas e tem importância histórica para o Reino Unido como uma grande zona portuária.

Cardiff
Castelo de Cardiff é um dos pontos turísticos da capital de Gales. Foto: Michel Curi, CC BY 2.0

A começar pelo foco esportivo, Cardiff é mesmo uma grande atração: o Principality Stadium concentra partidas da seleção galesa de rúgbi e o Cardiff City Stadium é a casa do clube homônimo, de futebol, que disputa a segunda divisão inglesa. Modalidades como o cricket e o hóquei de gelo também despontam como ponto de interesse da população.

Cardiff tem uma paisagem distinta, com muitas edificações antigas e uma renovada área à beira do Canal de Bristol, uma via marítima que se estende até o Oceano Atlântico Norte.

O Cardiff Castle, assim como os castelos clássicos do Reino Unido, possui museus que retratam os grandes feitos militares dos britânicos e a tradição das famílias reais que por lá viveram.

Um dos museus mais conceituados no Reino Unido fica em Cardiff, no País de Gales: o Whitewall Galleries, com exposições de pinturas e artistas famosos de todo o mundo. O St. Fagans National, por outro lado, é um museu a céu aberto que consiste em uma casa do século XVII preservada no interior e exterior, com um lindíssimo jardim.

Por fim, a Cardiff Bay é um destino essencial se você está visitando a capital galesa. Em 1999, a construção de uma barragem revitalizou a área, dando um aspecto de litoral à região. Não à toa, os imóveis próximos à baía se valorizaram bastante na última década.

Belfast

Aí chegamos a Belfast, na Irlanda do Norte. Uma cidade marcada pelos conflitos dos Troubles, uma disputa étnica, política e religiosa que assolou o país entre os anos 1970 e 90. As ruas de Belfast ferveram em meio ao embate entre católicos e protestantes. Mas felizmente a capital norte-irlandesa se recuperou disso e vive momento próspero.

Belfast City Centre
Belfast é uma cidade que normalmente escapa aos olhos turísticos. Foto: iStock, Getty Images

Foi de Belfast que partiu o Titanic, em 1911, rumo à Nova York. Projetistas de Belfast foram responsáveis pelo desenho e pela estruturação do navio, que era o mais moderno da época e considerado como “à prova de naufrágio”. Hoje, existe um museu especialmente dedicado ao navio, o Titanic Belfast, que afundou ao se chocar com um iceberg e deixou mais de 1500 mortos.

Os murais, ou “The Murals”, contam com ilustrações populares, desenhos e mosaicos a história violenta dos Troubles, espalhados pela cidade. E não há só um ponto de vista retratado nas pichações e grafitagens: unionistas, lealistas e republicanos deixaram seus registros nas paredes.

O Jardim Botânico é outro ponto de interesse muito comum entre turistas que frequentam cidades do Reino Unido. Oferece-se um passeio pela paisagem e pelo vasto número de plantas e flores do parque. O contato com a natureza também acontece na Giant Causeway, uma formação rochosa à beira do mar, diferente de tudo que você já viu.

Outras cidades do Reino Unido dignas de visita

Se você ainda não está satisfeito e quer conhecer lugares menos comuns em roteiros de viagens internacionais, Lyme Regis talvez sirva como ambiente litorâneo. Localizada no sudoeste da Inglaterra, a região tem muitas praias e penhascos, fugindo à lógica urbana inglesa. São apenas 210 quilômetros de distância de Londres, um destino muito bom para épocas de férias e verão, no meio do ano.

Aberdeen, na Escócia, também é uma ótima pedida para os amantes da natureza. As montanhas, as praias e as florestas encantam com facilidade. É altamente recomendável visitar Royal Deeside e os castelos famosos de Braemar, Dunnottar e Balmoral, entre outros que eram populares desde os tempos da Rainha Vitória.

Leia também:

7 cidades da Inglaterra que você precisa conhecer

39 pontos turísticos de Londres

Deixe seu comentário

Sem comentários