6 castelos da Inglaterra que você precisa conhecer

1
645
Compre agora!

Os castelos da Inglaterra são verdadeiras relíquias medievais.

Se você adora mergulhar no passado e explorar uma realidade completamente distinta, vale a pena montar um roteiro personalizado e conhecer alguns deles. Acredite: opções de lugares para visitar não vão faltar.

Existem cerca de 1,5 mil castelos (e ruínas do que sobrou deles) no território inglês. Alguns, inclusive, ainda são habitados: a exemplo do próprio castelo de Windsor – uma das residências oficiais da Família Real Britânica.

Ficou empolgado para investir em um itinerário passando pelos imponentes castelos da Inglaterra? Então confira, abaixo, nossas sugestões daqueles que são imperdíveis. 🕍

6 castelos da Inglaterra para incluir no roteiro

Conheça um pouquinho mais sobre a história apaixonante de quatro castelos medievais ingleses e descubra o que você vai encontrar ao passar por eles. 

Castelo de Leeds

Leeds
Castelo de Leeds abrigou importantes rainhas da Inglaterra. Foto: Sigismund von Dobschütz, CC BY-SA 3.0

Situado no Condado de Kent, ao sul de Londres, o Castelo de Leeds é um dos monumentos mais expressivos que até hoje remontam à Inglaterra Medieval. Ele foi construído em meio às ilhas formadas pelo rio Len, no ano de 1119. Apesar de originalmente ter sido uma fortaleza dos povos normandos, o local foi posteriormente lar de importantes aristocratas ingleses.

Acredite: estar no Castelo de Leeds é como voltar à Era Tudor – e não à toa, a propriedade já foi lar do Rei Henrique VIII e sua primeira esposa, Catarina de Aragão. Todos os elementos medievais estão lá: labirintos, jardins imponentes, armaduras de guerra, salas de jantar enormes e todo aquele cenário digno de filme.

Conhecido como “Castelo das Damas”, ele recebe o apelido por ter sido morada de seis diferentes rainhas inglesas. No século 20, a propriedade foi comprada pela socialite americana Lady Baillie e passou por várias restaurações. A essência medieval, porém, permanece lá.

Castelo de Warwick

warwick
Castelo de Warwick preserva arquitetura medieval. Foto: Domínio Público

Na capital do  do Condado de Warwickshire, a cerca de duas horas de Londres, fica outra fortaleza britânica notável: o Castelo de Warwick, erguido no ano de 1068 por Guilherme, o Conquistador. Um verdadeiro cartão-postal em meio a uma colina nas margens do Rio Avon, ele faz qualquer visitante se sentir dentro de um conto de fadas.

Diversas famílias de prestígio na Inglaterra já estiveram sob controle da propriedade. Monarcas notáveis que ocuparam o trono do país, inclusive, tiveram passagem pelo castelo: incluindo a Rainha Vitória e a Rainha Elizabeth I. Atualmente, o local pertence ao Grupo Tussauds (sim, o mesmo do museu de cera), que o transformou em uma espécie de museu medieval.

Nos arredores da propriedade, é possível conhecer muralhas, calabouços, torres e até instrumentos de tortura medievais. Uma experiência sem precedentes.

Castelo de Dover

dover
O imponente e protetor Castelo de Dover. Foto: Webzooloo, CC BY 2.0

Na cidade portuária de Dover, fica um dos castelos da Inglaterra erguidos na antiguidade por motivos estratégicos. Situado no topo dos penhascos que serviam de barreira contra os invasores da Grã-Bretanha, o Castelo de Dover é também conhecido como a “Chave da Inglaterra“, justamente pela importância defensiva que teve ao  longo da história.

Construída no século 12, a fortaleza abriga diversos túneis e estruturas subterrâneas, algumas utilizadas desde os tempos dos romanos. Mais recentemente, elas também tiveram serventia na I e na II Guerras Mundiais, nesta última servindo como bases secretas de comando.

Ao passear pelos arredores do castelo, vale a pena observar o pátio e suas artilharias de defesa. A vibe é totalmente Game of Thrones. ⚔

Castelo de Oxford

oxford_castle_
Torre do Castelo de Oxford, que durante anos serviu como prisão. Foto: Domínio Público

Para quem viaja à Inglaterra, é indispensável fazer uma visita a Oxford. Uma das principais atrações da cidade é, justamente, o Castelo de Oxford: uma fortaleza construída nas margens do Rio Tâmisa em 1071. A história da propriedade é um pouco tenebrosa: desde sua fundação até o ano de 1966, ela foi apropriada apenas como uma prisão.  

Com o passar dos anos, especialmente devido à Guerra Civil Inglesa, o Castelo foi bastante danificado. Foi graças a um projeto de restauração encaminhado pela Oxford Preservation Trust que os principais calabouços subterrâneos e antigos edifícios puderam ser recuperados, abrindo o local para visitas. Uma bela chance de mergulhar na história e contemplar a arquitetura normanda.

Castelo de Windsor

Castelo de Windsor é o maior e mais antigo palácio ocupado no mundo. Foto: Mapa de Londres
Castelo de Windsor fica pertinho de Londres Foto: Mapa de Londres

Sugerimos que você também não deixe de conhecer o emblemático Castelo de Windsor, a apenas uma hora de Londres, onde a Rainha Elizabeth II passou seus dias de infância durante a II Guerra Mundial e onde, muitas vezes, se refugia nos fins de semana ainda hoje. Trata-se do maior e mais antigo castelo ocupado do mundo.

No artigo “Castelo de Windsor, a casa da Rainha”, você encontra todas as dicas para um passeio até lá, que inclui até uma Troca da Guarda especial.

Torre de Londres

Torre de Londres foi erigida na invasão normanda. Foto: Mapa de Londres
Torre de Londres é um dos castelos mais importantes da Inglaterra. Foto: Mapa de Londres

Para quem se interessa pelos castelos da Inglaterra mas não terá tempo para se aventurar fora de Londres, uma boa notícia: no coração da cidade, há um castelo de história incrível e visita obrigatória: a Torre de Londres.

A Torre de Londres foi uma das fortalezas construídas por William, o Conquistador para subjugar a Inglaterra na invasão normanda, lá no século 11. Desde então, esse castelo já teve diversas utilidades e funções, como casa da moeda, zoológico do rei, prisão e palco de execuções e torturas. Hoje a Tower of London abriga as Joias da Coroa – e corvos protegidos por Decreto Real.

Castelos da Inglaterra nos filmes e séries

De tão incríveis, os castelos da Inglaterra já foram até pano de fundo de filmes e séries.

Você sabia, por exemplo, que é possível visitar as dependências do Highclere Castle, o cenário de Downton Abbey? 😍 Ele fica a cerca de 100 km de Londres e tem um jardim absolutamente incrível e cômodos luxuosos, exatamente como você observa na televisão (ou na Netflix). Se ficar interessado no passeio, vale conferir este artigo: “Highclere Castle, o castelo de Downton Abbey”, com dicas para uma visita.

Outro local incrível, especialmente para os fãs de Harry Potter, é o Alnwick Castle, onde foram filmadas algumas tomadas dos filmes. Neste post, “Existe um Castelo de Hogwarts na Inglaterra?”, falamos um pouquinho mais sobre ele.

E para quem quer conhecer mais sobre os castelos da Inglaterra, há uma série na Netflix que fala sobre o assunto: a Secrets of Great British Castles. Nela, o historiador Dan Jones explora os capítulos mais interessantes das principais fortalezas britânicas, incluindo aquelas mencionadas neste post.

E aí, já decidiu quais castelos da Inglaterra você quer conhecer? Curtiu as dicas? Comente. 😊

Compre agora!

1 COMENTÁRIO

  1. Uauuu!!! Dá vontade de visitar todos!!!
    Irei com a família em julho deste ano. Espero pelo menos conhecer uns 2! ❤
    Dicas incríveis! Valeu!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here