Conheça o Palácio de Holyroodhouse em Edimburgo

O Palácio de Holyroodhouse perde em popularidade para o Castelo de Edimburgo, mas é uma parada obrigatória para quem visita a capital da Escócia.

Trata-se de uma construção histórica, com raízes reais desde o século 16.

Hoje, o Palácio de Holywoordhouse é a residência oficial do Soberano do Reino Unido na Escócia. Ou seja, quando a Rainha Elizabeth II viaja para Edimburgo, ela se hospeda no local.

Neste artigo, vamos descobrir por que Holyroodhouse, ou apenas Holyrood para os mais íntimos, não deve ficar de fora do seu roteiro. 

O que é o Palácio de Holyroodhouse

Ao mesmo tempo que é uma construção história, Holyrood Palace também continua a ser usado e a cumprir seu papel no contexto da Família Real Britânica

a verdade, mais do que uma atração turística, o palácio é a residência oficial da monarca britânica na Escócia, ou seja, sempre que a rainha Isabel II faz uma visita aos escoceses, é em Holyrood que ela fica hospedada.

Interessantemente, a localização do palácio é no fim da Royal Mile, exatamente na extremidade oposta ao Castelo de Edimburgo. Desde o século 16, o local é a residência principal dos reis e rainhas da Escócia e palco de celebrações e cerimônias oficiais do Estado.

Todos os anos, entre o fim de junho e início de julho acontece a chamada Holyrood week. Nessa semana especial, a rainha fica hospedada no palácio e uma série de atividades voltadas para o entretenimento dos demais hóspedes e visitantes tomam lugar.

Palácio de Holyroodhouse
Palácio de Holyroodhouse é uma das atrações imperdíveis de Edimburgo. Foto: iStock, Getty Images

No início da visita da Rainha, a parte frontal das instalações reais se transformam em uma grande, cheia e colorida parada onde mais de 700 hóspedes assistem à encenação de uma antiga e tradicional cerimônia da corte: A apresentação das chaves de Edimburgo.

A apresentação é muito bonita e consiste no seguinte enredo. A rainha é presenteada com uma almofada de veludo vermelho, sobre a qual está depositada a grande chave da cidade de Edimburgo. A rainha recebe as chaves das mãos do Lord Provost(como são chamados os prefeitos escoceses), que pede declara a lealdade da cidade à coroa. A rainha aceita as chaves e as entregas de volta para que sejam guardadas em segurança.

Atrações do Palácio de Holyroodhouse

Você já pensou em conhecer um palácio histórico, com centenas de anos de idade, e que ainda é vivo e palco de importantes eventos para a família real?

Além do Holyrood week, as instalações do complexo podem ser visitadas durante todo o ano. Os passeios se dividem pelas diferentes partes do palácio. Geralmente são:

  • Visita aos jardins
  • Câmara e apartamentos dos palácios
  • Café do palácio
  • Coleção real (Royal Collection).

Os apartamentos e câmara onde viveu a rainha Mary, representam a longa tradição histórica da monarquia. A coleção real é o conjunto de artefatos, desde peças históricas de mobiliário até joias e relíquias que pertenceram às dinastias britânicas.

Como todo palácio, o Palácio de Holyroodhouse está envolto em jardins delicadamente cuidados e ornamentados. Para coroar a visita, um belo café oferece refeições com ingredientes locais e um café quente para renovar o ânimo e continuar a conhecer Edimburgo sem deixar nada para trás.

Como visitar o Palácio de Holyroodhouse

Agora que você sabe que não pode deixar de conhecer Holyroodhouse, é hora de saber como fazer isso da melhor forma possível. Veja os detalhes para organizar seu passeio e nossas dicas práticas para aproveitar melhor o tempo por lá.

Horários e tempo de visita

Dependendo da época do ano, os horários variam um pouco. Confira abaixo:

  • Novembro a março: Abre diariamente entre 9:30 e 16:30 sendo que a partir de 15:15 a admissão de novos visitantes se encerra;
  • Abril a Outubro: Abre diariamente entre 9:30 e 18:00. As últimas admissões são feitas até 16:30;

Uma visita típica demora de uma a duas horas. Se você se estender um pouco no café ou nos jardins pode ser que demore um pouco mais.

Preços

Os preços dos ingressos são os seguintes(setembro/2017). Para se atualizar e fazer as reservas acesse aqui o site oficial.

Uma dica muito legal é poder combinar na mesma visita o Palácio de Holyrood, a Queen’s Gallery e a fazer a Garden History Tour, uma pequena turnê pelos jardins históricos do palácio. 

Como chegar lá?

Para chegar ao palácio não faltam opções:

  • De trem: O palácio está a 15 minutos de caminhada da estação de Edimburgo Waverley;
  • De ônibus: Números 6 e 35 possuem paradas próximas;
  • De carro: Existe um estacionamento público adjacente ao palácio. O endereço completo é o seguinte: Palace of Holyroodhouse, Canongate, The Royal Mile, EH8 8DX

Segurança e cuidados necessário

Para entrar no palácio os pertences dos visitantes estão sujeitos a inspeções de segurança. Alguns itens devem ser deixados na portaria e recuperados ao final da visita. Fumar é proibido em todos os recintos.

Paradas e lanches

Não é permitido comer ou beber dentro do palácio. Caso você tenha algum alimento, você deve fechá-los em pequenos sacos plásticos fornecidos no próprio local. Você pode fazer lanches no café e no pátio principal.

Pode fotografar e filmar?

É permitido fotografar e filmar para fins pessoais sem restrições nos locais abertos do palácio, mas não é permitido nas instalações internas. Uma outra regra importante é que os celulares devem permanecer desligados durante o passeio.

Passe de um ano

Ao final da visita você pode requisitar a um dos funcionários para carimbar o seu ingresso para convertê-lo em um passe de um ano. Isso é feito desde que você informe que o seu pagamento pelo ingresso é uma doação. Veja os termos e condições para esse procedimento.

Agora você está pronto para visitar o Palácio de Holyrood e aproveitar o máximo! Lembre-se de que Edimburgo é farta de atrações e organize seu tempo para não perder nenhuma oportunidade. Até a próxima!

Artigo anteriorComo fazer curso de inglês na Inglaterra
Próximo artigoComo ganhar dinheiro com blog de viagem