5 filmes ambientados em Londres

Que tal fazer um roteiro de viagem focado nos filmes que se passam em Londres?

1. Sherlock Holmes

Os filmes de Sherlock se passam em uma Londres do século 19. O detetive mais famoso do cinema, acompanhado do seu fiel parceiro Dr. John Watson, passa por várias aventuras na cidade.

Segundo as histórias de Sir Arthur Conan Doyle, os dois personagens viveram em Baker Street nº 221b. Hoje o prédio é mantido exatamente como era na imaginação do autor no período vitoriano e no local existe um museu dedicado a Holmes, com objetos e pertences como no filme.

Além disso, aparecem cenas da Torre de Londres e o cemitério de Bromptom.

Jude Law e Robert Downey Jr. em Sherlock Holmes (2009). Foto: Divulgação
Jude Law e Robert Downey Jr. em Sherlock Holmes (2009). Foto: Divulgação

Ainda para o seu roteiro:

Trafalgar Square é cenário recorrente nos filmes e séries de Holmes

– Sherlock Holmes também está no Madame Tussauds

– Conheça o Pub do Sherlock Holmes

2. Um Lugar Chamado Notting Hill

O romance estrelado por Hugh Grant e Julia Roberts mostra a história de amor entre Will, dono de uma livraria, e Anna Scott, estrela de cinema americana que vai parar em seu estabelecimento inesperadamente.

A livraria que serviu como inspiração para o filme fica em Notting Hill, número 13-15.

notting-hill
Hugh Grant e Julia Roberts dentro da famosa Bookstore. Foto: Divulgação

3. Harry Potter

Quando se visita Londres, um dos primeiros filmes que vêm a cabeça é Harry Potter. O bruxo antes de ir para Hogwards vive na cidade, e algumas passagens durante suas aventuras acontecem por lá.

O Mercado de Leadenhall é um dos cenários que aparecem em Harry Potter e a Pedra Filosofal. O que para nós era o pub dos feiticeiros “The Leaky Cauldron” era, na verdade, a loja de um oculista na Passagem Bull’s Head, no Mercado.

A famosa Plataforma 9 ¾, de onde saía o expresso Hogwarts, fica na Estação de King’s Cross. Na entrada da plataforma 9, 10 e 11 você pode encontrar um carrinho de bagagem desaparecendo na parede diretamente para o mundo dos bruxos. Pode ser visto também no exterior, a frente de St Pancras, de onde o Ford Anglia voador dos Weasley levanta voo em Harry Potter e a Câmara Secreta.

No zoo de Londres, é onde Harry descobre sua habilidade em falar com cobras em Harry Potter e a Pedra Filosofal.

Sem falar que você pode conhecer os cenários no estúdio da Warner Bros, que fica em Studio Tour Drive, Leavesden, Hertfordshire WD25 7LR.

harry
O trio protagonista no primeiro filme, Harry Potter e a Pedra Filosofal. Foto: Divulgação

4. O Diário de Bridget Jones

É a história de Bridget Jones, uma mulher que decide tomar controle de sua vida aos 32 anos e escrever um diário que tem em suas páginas um conteúdo provocativo, cômico e histérico.

Junto ao Borough Market, fica a casa de Bridge, em cima do pub The Globe. É também uma atração turística para os fãs do filme em Londres.

jones2
O casal protagonista, Bridget e Darcy. Foto: Divulgação

5. O Código da Vinci

O livro de Dan Brown que deu origem ao filme já levava muitas pessoas a Londres e também Paris atrás das locações e histórias contadas na obra.

A trama se desenvolve em torno de uma simbologia descoberta nas obras de Leonardo Da Vinci, que indica a existência de uma sociedade secreta que guarda um segredo há mais de 2 mil anos.

As igrejas que aparecem no filme são Temple Church e a Lincoln Cathedral, em Lincolnshire (que cumpre o papel de Abadia de Westminster, já que o diretor não conseguiu permissão para gravar em Westminster).

da-vinci
Pôster de divulgação do filme. Foto: divulgação

Você lembrou de mais algum filme inesquecível que marcou as ruas de Londres? Conte pra gente nos comentários!

Artigo anteriorPromoção: intercâmbio em Londres
Próximo artigoDescubra séries ambientadas em Londres