Descubra os principais pontos turísticos de Edimburgo

Os pontos turísticos de Edimburgo são verdadeiras atrações culturais. E neste post, vamos conhecer os principais, aqueles que você não pode perder em sua viagem pelo Reino Unido.

Seja você uma mãe em busca de um destino de férias para a família ou um viajante em busca de cultura, Edimburgo se sobressai como um dos lugares mais ricos em passeios para todas as idades. E uma boa notícia desde já, tal como Londres e seus parques e museus, a capital escocesa também é generosa em atrações gratuitas.

Além de ótima escolha para viajantes, é também um memorável lugar para se viver. Em poucos dias você pode dar um passeio no Rio Forth, explorar as ruas cosmopolitas do Porto de Leith e conhecer algumas das melhores atrações turísticas do Reino Unido.

Roteiro em Londres

Pontos turísticos para seu roteiro em Edimburgo

Veja abaixo quais são as atrações que devem constar no seu itinerário pela capital da Escócia:

Castelo de Edimburgo

Castelo de Edimburgo
Castelo de Edimburgo parece ainda mais imponente à noite. Foto: iStock, Getty Images

Primeiro da lista e também primeiro entre todos os pontos turísticos da Escócia. O imponente castelo é a construção mais icônica da cidade. Localizado no topo de um vulcão extinto, é possível avistá-lo de vários pontos diferentes.

De lá você vai ter as melhores vistas de Edimburgo. Dentro do castelo você pode conhecer o Memorial da Guerra Nacional, Capela de St Margaret’s e explorar a construção espetacular.

Zoológico de Edimburgo

Caso as crianças façam parte da trupe de viagem, o Zoológico não pode ficar de fora. É também um bom lugar para curtir um pouco de verde e espaço ao ar livre. Para chegar lá basta uma pequena rodada de ônibus do centro da cidade. São mais de mil animais, incluindo os únicos Pandas gigantes do Reino Unido.

Real Mary King’s Close

Assim mesmo, em inglês, o famoso “close” que recebe esse nome está repleto de mistérios. Para começar, “close” é um termo que se referia aos pequenos becos e ruelas de Edimburgo.

Esse beco, em específico, foi criado quando vários prédios foram parcialmente destruídos e usados como base para construção de outros edifícios, o que deu origem a uma espécie de “cidade escondida”. Vários crimes e relatos arrepiantes estão ligados a esse beco com construções esvaziadas. Uma série de mitos de fantasmas e assombrações ronda a história desse lugar. Visitar o local é uma ótima pedida para conhecer as lendas que assombram o famoso “close”.

Passeios da Mercat Tours

Mercat tours é uma empresa que organiza passeios e tours na cidade, principalmente explorando as lendas de fantasmas e mistérios da parte mais antiga de Edimburgo. A empresa tem exclusividade da parte subterrânea da rua Blair e do centro da cidade. As lendas sobre os antigos moradores destes lugares são de arrepiar e dão um toque especial ao passeio.

Tours históricos com foco na educação e bagagem cultural também estão à disposição. Para reservar um passeio desses, basta visitar o site oficial.

Câmara Obscura

A Câmara Obscura existe desde 1835, e desde aquela época já atraía turistas. Trata-se da mais antiga atração da cidade.

Na prática, é uma enorme câmera pinhole que permite ver muitas das partes da cidade, inclusive outras atrações turísticas. Próxima a ela está o World of Illusion, um museu 100% interativo com vários truques, ilusões e experimentos físicos para entreter os visitantes.

Galerias Nacionais e Museus de Edimburgo

Edimburgo, assim como Londres, é um centro de galerias que oferece um circuito artístico respeitável. As três galerias nacionais e os demais museus possuem exposições permanentes e mostras itinerantes dos mais variados estilos.

Scottish National Gallery

A galeria nacional Escocesa fica no coração de Edimburgo. O acervo é invejável e conta com alguns dos grandes mestres da história da arte como Rembrandt, Monet e Raphael. Se estiver com crianças, o museu das ilusões será mais divertido, mas essa e as outras galerias também valem a visita pela bagagem e experiência estética.

Scottish National Portrait Gallery

O próprio prédio da Galeria Nacional Escocesa de Retratos já é uma atração em si. Dentro dele, mais de 3 mil retratos dos mais diversos tipos são apresentados. A maioria deles de pessoas naturais da própria Escócia.

Scottish National Gallery of Modern Art

Uma galeria de arte moderna também não ficaria de fora de um circuito cultural como o de Edimburgo. A galeria possui três espaços principais:

  • Modern One: Abriga a coleção permanente do museu
  • Modern Two: Exibições e mostras itinerantes
  • E um grande parque repleto de esculturas.

Junto com a Galeria Nacional Escocesa, esse é o melhor museu para quem gosta de atrações culturais e de conhecer as grandes obras da história da arte.

Museu da Infância

O Museu da Infância, “The Museum of Childhood” como é chamado, é um visita divertida para ser feita em família. O museu mostra como era a infância das crianças de antigamente, apresentando jogos e brinquedos de outras épocas. Atividades práticas como teatro de bonecos também fazem parte da programação. É um ótimo passeio para balancear com as experiências dos museus mais “puristas”.

Monumento a Scott

Este é o maior monumento e tributo a um escritor de todo o mundo. A construção é uma homenagem ao romancista Sir Walter Scott. Foi erguido no século 19 e atualmente é um disputado ponto turístico.

Instalado um pouco mais afastado da parte principal da cidade, do monumento é possível avistar boa parte de Edimburgo e suas áreas rurais.

Essas atrações são só algumas das que você tem acesso na cidade. Para não ficar cansativo e te dar flexibilidade, registramos as outras principais atrações em uma lista de menções honrosas.

Mais pontos turísticos de Edimburgo

Esta lista abaixo tem outras atrações bem interessantes que acabaram ficando de fora da nossa seleção, mas que podem se encaixar muito bem no seu roteiro, especialmente se você tem mais tempo na cidade.

  • Parlamento Escocês
  • Palácio de Holyrood
  • A Galeria da Rainha
  • Jardim Botânico Real
  • The Scotch Whisky Experience(recomendamos esse para os amantes dos alcoóis)
  • Yacht Britannia.

Além de um roteiro cheio dessas opções, não deixe de separar um tempo para passear sem planos pelas ruas da cidade. Edimburgo tem um ar especial e a capital escocesa é famosa pelo seu aspecto ao mesmo tempo excitante e meio “macabro”.  Se tiver mais tempo de viagem, a dica é estender a viagem pela Escócia ou pela Inglaterra.

Artigo anteriorSeguro de viagem para a Europa: quando, como e por que fazer
Próximo artigoTrailer da segunda temporada de The Crown