Princesa Eugenie: em busca da independência

A Princesa Eugenie e sua irmã mais velha, Beatrice, acabaram ofuscadas nos holofotes desde que Kate Middleton entrou em cena. Filhas de André, Duque de Iorque e sua ex-mulher, Sarah Ferguson, as meninas só costumam virar tópico da imprensa diante de uma noitada ou algum suposto conflito da Família Real. Há muitos detalhes de sua biografia que acabam ficando de fora. ?

Você sabia, por exemplo, que a Princesa Eugenie é graduada pela Marlborough College, onde estudou Arte, História da Arte e Literatura Inglesa? Ou mesmo que ela já deixou seus privilégios em Londres para trás e morou em Nova York em busca de independência financeira? Esses são alguns aspectos interessantes de seu perfil.

Se você estiver curioso para saber mais, espie abaixo nosso “resumão” da biografia da jovem princesa Eugenie. ?

Eugenie
Princesa Eugenie é neta da Rainha Elizabeth. Foto: Vee de Rodgers, CC BY-ND 2.0

Quem é a Princesa Eugenie?

A Princesa Eugenie nasceu no dia 23 de março de 1990, no Hospital de Portland, em Londres. Desde seu nascimento, ela detém o título de Princesa Eugenie Victoria Helena de York. Como já falamos, trata-se da filha mais nova de André, o Duque de Iorque, filho da Rainha Elizabeth II. Em outros termos, Eugenie é a sexta entre os netos e netas de Lilibeth.

Juventude e formação

Apesar de deter o título de Princesa, Eugenie nunca teve um tratamento real de acordo com as antigas tradições: não foi educada no palácio, por uma governanta. Quando pequena, em 1992, foi matriculada na Winkfield Montessori, uma escola infantil em Surrey. Depois, estudou com a irmã Beatrice na Upton House School, em Windsor.

Em 2001, Eugenie completou sua formação básica na St. George’s School. Dois anos depois, a Princesa iniciou os estudos na Marlborough College, no condado de Wiltshire.

Trabalhos voluntários e carreira

Em 2002, aos 12 anos, a Princesa Eugenie teve de fazer uma cirurgia na coluna para tratar um problema de escoliose. Desde então, ela ficou mais motivada a auxiliar outras pessoas – especialmente aquelas passando por uma situação semelhante. Segundo o portal The Duke of York, a Princesa virou naquele ano a patrona do Royal National Orthopaedic Hospital.

Por conta disso, Eugenie começou a se envolver mais com eventos para angariar fundos para as causas que apoia: ela chegou a participar da Nightrider, uma corrida de bicicletas de 100 km por Londres, para conseguir dinheiro para o hospital. Em 2016, junto de sua irmã, também virou patrona do Teenage Cancer Trust, uma instituição que oferece suporte a jovens que lutam contra o câncer.

Seu envolvimento com causas sociais, sem dúvidas, tem muito a ver com o título de membro da Família Real. Mas, em termos de deveres reais, a Princesa Eugenie e sua irmã não têm muitas atribuições. Isso, inclusive, já abriu margem para polêmica.

Em outubro de 2016, o Daily Express publicou um artigo afirmando que o Duque de Iorque escreveu uma carta à Rainha, na qual solicitava que suas filhas tivessem uma agenda real full time e fossem acomodadas no Palácio de Kensington. A Princesa Eugenie, porém, aparenta querer se afastar um pouco da Coroa.

Tanto é que, em 2015, aos 24 anos, a Princesa se mudou para Nova York para trabalhar como angariadora de clientes para uma empresa de leilões de arte online, a Paddle8 – por um salário mensal de aproximadamente 1.500 euros. Antes, ela já havia estagiado na Christie’s, uma das empresas de artes mais importante do mundo, e também atuado como funcionária temporária na Royal Collection Trust.

Vida pessoal de Eugenie

Como acontece com praticamente todos os membros da Família Real, a mídia sempre conserva um interesse especial pela vida pessoal. Em 2014, vazaram no Facebook algumas fotos da neta da Rainha Elizabeth fumando e bebendo em bares londrinos. Logo já se especulava: ela seria a nova “ovelha negra” rebelde da Coroa.

Mas, ao que tudo indica, Eugenie estava apenas sendo “gente como a gente”. Ela já namora há seis anos com o empresário Jack Brooksbank, que conheceu durante um período de férias na Suíça. A imprensa britânica especula, inclusive, que os dois vão se casar em 2017.

O futuro da Princesa Eugenie

A Princesa Eugenie, atualmente, é a 8ª na linha de sucessão ao trono do Reino Unido. É praticamente impossível que um dia ela assuma o posto, ainda mais depois do nascimento de George e Charlotte. Esse é, justamente, o ponto enfatizado quando o assunto são as filhas do Duque de Iorque: elas estão numa espécie de limbo entre uma vida comum e a nobreza.

Os passos que Eugenie está dando, porém, indicam que ela busca viver uma vida mais normal e independente. Se assim realmente vai ser, só vamos saber com o tempo. Por enquanto, resta aguardar os próximos capítulos intrigantes da monarquia britânica que nós amamos tanto. ?

E aí, o que você achou da biografia da Princesa Eugenie? Deixe um comentário. ?

Artigo anteriorDescubra quais são os países mais visitados do mundo
Próximo artigoHistória da Inglaterra: dos romanos à Rainha Elizabeth II