Aqui está uma pergunta frequente: o que é o Reino Unido?
Essa indagação normalmente não significa que o interlocutor não faz ideia do que seja o Reino Unido.
Quer dizer apenas que ele tem dúvidas a respeito da definição. Afinal, é um país, um bloco comercial, uma união econômica e política ou o quê?
E onde fica a Inglaterra, a Escócia, o País de Gales e a Irlanda do Norte nessa história?
Neste post, vamos desvendar esse mistério e ainda falar um pouquinho sobre o que são outros termos relacionados, como “Grã-Bretanha” e “Ilhas britânicas”.
Preparado?
O que é o Reino Unido
Reino Unido é um estado soberano composto por quatro países diferentes: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. O reino tem uma legislação própria e uma Soberana, a Rainha Elizabeth II, embora cada uma dessas nações possua alguma independência. A capital do Reino Unido é Londres.
A terminologia é confusa mesmo: o Reino Unido também é considerado oficialmente um país.
Nas Nações Unidas, por exemplo, o país é o Reino Unido.
A moeda, a libra esterlina, é a mesma para todo o Reino Unido.
A soberana da Família Real Britânica, a Rainha Elizabeth II, é a majestade de todo o Reino Unido.
Isso quer dizer que os países do Reino Unido possuem uma certa autonomia e algumas leis próprias, mas partilham de uma legislação básica, de valores culturais, de uma moeda e das decisões tomadas no Parlamento do Reino Unido, em Londres.
O Brexit é um caso que serve de exemplo. A a maior parte da Escócia não quer deixar a União Europeia, mas ela não possui a independência para tomar essa decisão.
Por isso, haverá um plebiscito em breve conclamando a população a votar se prefere permanecer no Reino Unido ou se deseja se separar e então buscar uma posição independente na UE.
A Escócia tem, inclusive, seu próprio Parlamento, que possui alguma autonomia em relação ao Parlamento do Reino Unido, inclusive para convocar esse voto popular.
Moeda do Reino Unido
A moeda do Reino Unido e de todos os países que o compõem é chamada de pound sterlind, a libra esterlina. Na ilha vizinha, a Irlanda do Norte, parte do Reino, usa a libra, enquanto a República da Irlanda, independente, utiliza o euro.
Cronologia do Reino Unido
- 1707: este ano marca o surgimento do Reino Unido como estado soberando, com o com o Tratado de União. Esse decretou aproximou o parlamento inglês do parlamento escocês e definiu uma união dos países da ilha da Grã-Bretanha (na época, o País de Gales pertencia à Inglaterra).
- 1800: um novo decreto inclui o Reino da Irlanda, para a formação do Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda.
- 1922: depois da divisão da Irlanda, por motivações políticas e religiosas, a parte norte, a Irlanda do Norte, ficou com o Reino Unido. Assim, o nome do país foi alterado novamente, desta vez para Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte.
Leia também: história da Inglaterra
O que é a Grã-Bretanha
A Grã-Bretanha é a maior das ilhas britânicas. É onde ficam a Inglaterra, a Escócia e o País de Gales. A Grã-Bretanha não é um país nem um bloco – apenas um território. Mesmo assim, carrega traços nacionalistas, até por representar os países que a compõem nas Olimpíadas, por exemplo.
Veja no mapa:
Reino Unido depois do Brexit
O Reino Unido não se altera mesmo após a saída do país da União Europeia. O que pode acontecer é que a Escócia, que projeta um plebiscito, pode decidir se tornar independente. Assim, o Reino perderia um de seus países.
Essa ideia tem forte oposição da primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, que deseja demonstrar à União Europeia que o Reino Unido está, well, unido em torno da decisão de deixar o bloco econômico e de buscar um acordo alternativo que lhe favoreça.
Entendeu melhor essa confusão de termos? Deixe um comentário.