Descubra 7 costumes da Inglaterra que revelam a cultura do país

Descubra 7 costumes da Inglaterra que revelam a cultura do país

Os costumes da Inglaterra representam tão fortemente a cultura do país, que se tornaram parte de sua essência. Chá das cinco. Pontualidade impecável. Dirigir pela faixa da esquerda. Esses certamente são alguns aspectos que você já viu em filmes ou seriados relacionados à vida inglesa. Mas em termos de hábitos curiosos, há muitos outros para incluir na lista.

Se você vai conhecer Londres em breve, vale a pena ficar por dentro de alguns costumes curiosos que são lei para os britânicos. Assim, é possível evitar qualquer tipo de gafe – além de ficar mais preparado para reagir com naturalidade diante de alguma esquisitice. 😛

Preparado para conhece alguns costumes da Inglaterra com os quais você vai se deparar na viagem?

Pub
Um dos costumes da Inglaterra é chegar cedo ao pub. Foto: iStock, Getty Images

Descubra 7 costumes da Inglaterra

Veja, abaixo, nossa seleção dos costumes da Inglaterra para os quais você deve se preparar antes de embarcar para Londres:

1. Evitar contato visual

Você vai perceber esse costume inglês em sua primeira incursão pelo metrô de Londres: se houver algum britânico no vagão, ele provavelmente terá o olhar fixo em algum ponto, como uma peça de propaganda, smartphone, livro ou jornal. Mesmo que você o examine com o olhar, dificilmente ele vai mirar a vista em sua direção – a menos que esteja assustado. Há até anúncios em certas estações informando aos turistas, viajantes e estrangeiros para evitar o contato visual, que é considerado ofensivo quando exagerado. Então, pode até olhar para aquele senhor grisalho de terno ou aquela velhinha amparada por seu guarda-chuva, mas nada de encará-los diretamente, ok?

2. Reclamar do clima

Chove menos em Londres do que você imagina e o sol aparece um pouquinho mais do que se costuma divulgar. Mesmo assim, é um costume da Inglaterra reclamar do tempo. Na verdade, trata-se de um ice breaker para qualquer ocasião falar que o tempo está rubbish. É possível que, se um dia o sol decidir dar as caras com mais afinco, os britânicos simplesmente não terão mais assunto.

3. Fazer fila

Um dos costumes mais queridos da Inglaterra é a fila. Os britânicos fazem fila para tudo e a respeitam categoricamente. Se você encontrar alguém se intrometendo na fila ou ignorando alguma ordem para evitar o caos para embarcar no ônibus ou no metrô, quase certo que se trata de um estrangeiro.

4. Beber chá com leite

Além de beberem muito chá, especialmente às 17h, há mais um aspecto curioso em relação a esse costume na Inglaterra. Você sabia que cerca de 98% dos ingleses consomem seu chá com leite? Se você for corajoso, vale experimentar.

5. Misturar pepinos e tomates nos drinks

A Inglaterra foi berço de criação de vários drinks hoje consumidos no mundo. O inusitado são alguns dos ingredientes presentes na receita. No Bloody Mary (uma homenagem à Rainha Maria), a base da bebida é o tomate. Já o Pimm’s, um drink idealizado por James Pimm (dono de um bar em Londres) em 1840, leva gin, laranja, limão, maçã, hortelã e…pepino.

6. Pedir desculpas

Se você pudesse aprender apenas uma palavra em inglês, a mais útil em sua viagem para a Inglaterra seria “Sorry”. Um costume inglês é pedir desculpas por qualquer situação que provoque ou passe perto de promover o desconforto de outra pessoa. Há pedidos de desculpas que até se antecipam a esse desconforto. No metrô, por exemplo, antes que alguém encoste minimamente em você ao subir na escada rolante ou ao sair da estação de trem, você ouvirá um “sorry” ou “pardon.

7. Começar a beber cedo

Se você já visitou algum pub na Inglaterra ou leu um pouco sobre a história desses estabelecimentos, deve saber que o horário para beber costuma ser até às 23h. Nessa hora, é tocado um sino que anuncia: hora dos últimos pedidos. Essa tradição surgiu no século 19, justamente com o objetivo de controlar a bebedeira.

O jeito é fazer como os britânicos: eles chegam cedo, por volta das 17h ou 18h. E, se após as 23h você quiser estender a festa, o jeito é ir para a balada mesmo ou encontrar pubs que fiquem abertos (hoje muitos deles têm licença para funcionar até mais tarde).

Costumes da Inglaterra e a personalidade dos ingleses

Entender os costumes de um país também é uma forma de evitar situações constrangedoras. Todos brincamos com a pontualidade dos britânicos, mas é fato: se você receber um convite para estar às 20h em um jantar, por exemplo, o anfitrião pode ficar bem chateado caso você não respeite o horário estabelecido. Na dúvida, se programe até para chegar um pouco mais cedo.

Os britânicos também são lembrados por serem muito cordiais. “British people are very polite!”, costumam dizer. Eles quase exageram no quesito educação: sabe quando alguém se desculpa por nada? Bem, a dica aqui é: ao visitar o país, seja gentil. Retribua com cordialidade e, por favor, não seja mal educado ou grosseiro.

E aí, gostou de conhecer mais alguns costumes da Inglaterra? Qual você achou o mais inusitado? Comente. 😊

Deixe seu comentário

4 comentários

  1. Chá com leite é muito bom! Ainda não conheço Londres, mas nesse quesito não vai ser difícil haha Adorei as dicas e sempre acompanho o blog! Beijos 😘😘