Como é comemorado o Natal na Inglaterra

Como é comemorado o Natal na Inglaterra

1

O Natal na Inglaterra é uma das datas comemorativas mais importantes. Com direito a discurso da Rainha e a decoração especial, a data é repleta de celebrações e festejos.

Neste artigo, você vai conhecer como é comemorado o Natal no Reino Unido, na Inglaterra e em LondresSão vários eventos que acontecem ao longo do mês e atividades tradicionais durante os dias 24 e 25. Confira abaixo.

Natal em Londres
Na segunda quinzena de novembro, atmosfera natalina começa a tomar conta das ruas de Londres. Foto: iStock, Getty Images

Como é o Natal na Inglaterra

Ao contrário do que acontece no Brasil, a Ceia de Natal é feita no dia 25, e não no dia 24. Afora a tradicional reunião familiar, várias outras atividades são comuns na Inglaterra na época natalina.

Para ficar mais fácil, vamos pensar separadamente, como é o natal no dia 24 e como é no dia 25. Cada dia possui alguns costumes mais tradicionais.

Dia 24 – Véspera de Natal

Na véspera de Natal, é costume em todo Reino Unido, principalmente para as famílias cristãs, ir a missa de meia-noite, chamada apenas de “midnight mass”. Além de prestigiar a missa, os britânicos também tem costume de participar das Cantatas natalinas e também frequentar os pubs, os famosos bares tradicionais dos britânicos.

Os mais jovens têm o costume de pendurar as meias de Natal (as Christmas Stockings) próximas à lareira da casa antes de dormir. Enquanto as crianças dormem profundamente, Santa Claus, também chamado de Father Christmas, entrega seus presentes.

Além das meias, é tradição deixar também alguns agrados para o Papai Noel. Santa Claus não passa fome na noite de natal. O mais comum é deixar as Mince Pies, uma espécie de torta de frutas, junto a sherry(xerez, bebida similar ao vinho) e também leite. Algumas cenouras também são deixadas para alimentar as 9 renas de Father Christmas.

Dia 25 – O dia de Natal

O dia 25 é o mais esperado pelas crianças. É o dia de abrir os presentes e de toda a família se regalar com os novos mimos natalinos. Em geral, as famílias acordam muito cedo, sendo que as mais religiosas vão à Igreja também no dia 25.

Além dos presentes, um dos momentos mais esperados é a Ceia. Natal não é natal em lugar nenhum do mundo sem a ceia em família. Os britânicos se reúnem no dia 25 para ceiar e para ouvir a mensagem de Natal da Rainha Isabel II.

Ainda vamos falar mais sobre a ceia e sobre a mensagem natalina da Rainha na próxima seção. Vamos a ela!

Festas e eventos de Natal na Inglaterra

As festas e eventos de natal são vários e acontecem não só nos dias 24 e 25, mas durante todo o mês de dezembro.

Christmas Carols

São as famosas Cantatas Natalinas. São apresentações de corais, principalmente em igrejas. Não é uma tradição apenas dos ingleses, mas eles gostam muito e participam fortemente das apresentações.

Os Corais de Natal são apresentados em toda a cidade. Alguns corais são especialmente famosos, como o da igreja St Martins, ao lado da Trafalgar Square. As cantatas natalinas começam geralmente a partir de dia 10 de dezembro e chegam ao clímax nos dias 23 e 24.

Ballet

As apresentações de Ballet se intensificam no mês de dezembro, no qual muitas têm a temática natalina como assunto principal. Talvez você queira checar se há algum Ballet na Royal Opera House nessa época(pode ter certeza que os ingressos serão disputados ferozmente).

O English National Opera é outro ótimo teatro para ficar de olho. Os ingressos começam a ser vendidos com meses de antecedência.

Festas de Natal

É impossível definir como são as festas de Natal em Londres, pois se trata de uma cidade muito diversa, cheia de nacionalidades diferentes celebrando à sua maneira. Mas, de forma geral, o Natal é muito comemorado pelo comércio. Como há muitos ateus e diversas religiões no país, a Inglaterra nem sempre faz uma festa religiosa. Em muitos casos, trata-se apenas de um momento de união e reunião de familiares e amigos.

Discurso da rainha

Durante todo natal, o monarca inglês, atualmente a Rainha Elizabeth II, transmite uma mensagem para todo o país. Todos os britânicos costumam assistir a transmissão. Algumas pessoas acham um pouco chato ter que ouvir o discurso da rainha, mas é uma tradição fortíssima, e dificilmente você encontra alguém que não pára para ver a mensagem real.

Varal de Cartões

Não é exatamente um evento, mas é uma tradição puramente britânica. Na época de Natal todo mundo manda cartão para todo mundo na Inglaterra. É costume ter um varal em casa com todos os cartões recebidos. Esse varal, inclusive, faz parte da decoração de natal das casas inglesas.

Mercados de Natal

Por toda a Inglaterra, há diversos mercados e feiras de Natal a partir do fim de novembro. Londres, por exemplo, reúne dezenas (sim, dezenas) de mercados de Natal de diferentes tamanhos e estilos. Um dos maiores fica no Hyde Park, é chamado de Hyde Park Winter Wonderland e tem até pista de patinação no gelo,

Ceia de natal

Por fim, a ceia de natal! Momento esperado por todos, desde os mais jovens aos mais velhos. Na Inglaterra há vários pratos típicos de Natal. O Jantar do dia 25 de Dezembro é estrelado pelo famoso peru assado (turkey). Normalmente vem acompanhado de vegetais, batatas e é recheado com uma espécie de farofa.

A sobremesa também é bem tradicional. Trata-se do “Christmas pudding“, um bolo recheado com frutas secas e molho de conhaque. Um costume diferente que os ingleses têm é o de esconder uma moeda dentro do Christmas pudding. Reza a tradição que quem encontrar a moeda poderá fazer um pedido que o mesmo será realizado. Não é um costume unânime, no entanto.

Antes que você vá embora, tem ainda a decoração de Natal! Outro aspecto marcante do período. Vamos falar dela na próxima seção.

Decoração de Natal em Londres

A decoração natalina sobre influências de vários outros lugares. Em geral, as principais ruas e parques recebem iluminação especial e são instaladas árvores de natal e outros enfeites.

Árvore de Natal de Trafalgar Square é um presente anual da Noruega

As grandes lojas londrinas, como a Selfridges, Harrods e a Hamleys, fazem decorações especiais com muitas luzes e referências a Santa Claus.Algumas das ruas e lugares mais famosos pela decoração de natal em Londres, por exemplo, são:

A cidade fica decorada com balões, árvores de natal, papais noel gigantes, renas e muita, muita iluminação especial. É uma época muito bonita para passear nas cidades, principalmente na capital, Londres.

Foto: Kamilla Fernandes
Natal em Regent Street. Foto: Kamilla Fernandes, Mapa de Londre

Agora, para terminar, fica um alerta. Durante os dias 24 e 25, a muitos pontos turísticos ficam fechados, seja em Londres ou em outras cidades. Assim, caso você esteja viajando por essa época, fique atento a isso e deixe os dias de natal para aproveitar o ambiente natalino e os festejos tradicionais. Atrações turísticas não ficam abertas esses dias.

Curioso para passar um natal na Inglaterra? deixe um comentário!

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres

Deixe seu comentário

1 comentário

  1. Muito interessante e bastante instrutivos os artigos que li. Morei em Londres e fiz um tour
    com esses artigos, senti o gostinho de um pint de Fosters! Ė sem dúvida lindo um Natal em Londres.