Lojas de departamento: Harrods

Lojas de departamento: Harrods
Fotos: Kamilla Fernandes, Mapa de Londres

Harrods é a maior loja de departamento de Londres, com 90 mil metros quadrados de espaço para venda, quase o dobro do tamanho da Selfridges, a segunda maior. Mais de 330 departamentos, distribuídos em sete andares, oferecem absolutamente de tudo para os mais de 15 milhões de clientes (e turistas) anuais, fazendo jus ao mote da loja, “todas as coisas para todas as pessoas, em qualquer lugar”.

Endereço: 87-135 Brompton Road, Knightsbridge, London, SW1X 7XL

Estação de metrô: Knightsbridge (Piccadilly Line)

Encontre no mapa

Horários: Segunda a sábado, das 10h às 20h. Domingo e feriado, das 11h30 às 18h.

O que você encontra

Por Kamilla Fernandes

É possível encontrar tudo que se imaginar dentro da loja: roupas, sapatos, bolsas, joias, lingerie, perfumes, maquiagem, cosméticos, brinquedos, eletrônicos, artigos de decoração, móveis, vinhos, charutos, chocolates, chás e os mais diversos ingredientes para cozinhar, de temperos a carnes frescas.

Não espere preços baixos, já que as marcas disponíveis são principalmente grifes de luxo, como Chanel, Dior e Louboutin. Para se ter uma ideia dos valores, na área de alimentação, uma caixa com 185 gramas de chocolates sortidos Godiva custa £18,50 e uma caixa com 15 saquinhos de chá preto TWG Tea sai por £15. A loja já conta também com uma grande sessão de produtos temáticos para o Natal, sendo que o ursinho de pelúcia está em promoção por £19,95 e as cestas com champanha, chocolate e outros presentes está £150.

No setor de acessórios, as bolsas coloridas da Coach são £560; o lenço Missoni, £165; as bolsas da The Cambridge Satchel Company, £109 e a bolsa preta da Longchamp, £225. No setor de lingerie, o sutiã roxo da Elle Macpherson está £36, e no de roupas, o casaco azul da Juicy Couture é vendido por £299 e a blusa de caveira da E.Vil por £285. Para as crianças, o Furby Boom custa £64,95, e as bonecas Bratz são vendidas por £16,95 e  £19,95, dependendo do modelo. Para quem gosta de artigos para casa, o difusor aromatizador Maia custa £89,95, e nas promoções da Fendi Casa é possível encontrar sofá de 3 lugares por £10.899, tapete por £5.339, pufe por 1.909 e poltrona por 5.319.

A repórter Kamilla Fernandes esteve na Harrods em outubro de 2013.

Foto: Kamilla Fernandes, Mapa de Londres Foto: Kamilla Fernandes, Mapa de Londres

Exemplos de produtos

Foto: Kamilla Fernandes
Blusa de caveira E.Vil – £285
Foto: Kamilla Fernandes
Sutiã Elle Macpherson – £36
Bolsa Longchamp – £225
Bolsa Longchamp – £225
Foto: Kamilla Fernandes
Ursinho de Natal – de £24,95 por £19,95
Foto: Kamilla Fernandes
Caixa com 15 saquinhos de chá preto TWG Tea – £15
Foto: Kamilla Fernandes
Caixa com 185 gramas de chocolates sortidos Godiva – £18,50

Mapa da loja

Todas as marcas imagináveis estão aqui. O passeio pela loja é tanto um delírio de consumo quanto de apreciação visual.

Veja o mapa da loja e seus andares

Passeio pelos departamentos

Harrods - Kamilla Fernandes, Mapa de Londres Harrods - Kamilla Fernandes, Mapa de Londres Harrods - Kamilla Fernandes, Mapa de Londres Harrods - Kamilla Fernandes, Mapa de Londres Harrods - Kamilla Fernandes, Mapa de Londres Harrods - Kamilla Fernandes, Mapa de Londres Harrods - Kamilla Fernandes, Mapa de Londres Harrods - Kamilla Fernandes, Mapa de Londres Harrods - Kamilla Fernandes, Mapa de Londres Harrods - Kamilla Fernandes, Mapa de Londres Harrods - Kamilla Fernandes, Mapa de Londres Harrods - Kamilla Fernandes, Mapa de Londres

 Restaurantes

A loja possui mais de 20 opções para o visitante comer e beber. Você vai encontrar restaurantes tradicionais, fast food, cafeterias, sanduicherias, sushis, pizzarias, sorveterias, chocolaterias e outros produtores de delícias.

Conheça os restaurantes

Chá da tarde

No quarto andar, o Gergian Restaurant é o mais tradicional restaurante da Harrods. É lá que você pode experimentar o verdadeiro chá da tardee inglês, com todo o requinte necessário para o momento. Com champanhe inclusa, a brincadeira pode passar de 40 libras por pessoa. Além do chá da tarde, o restaurante também possui bufê e pratos à la carte.

Foto: Kamilla FernandesIndicações de conduta para os visitantes

– Se carregar mochila, leve-a na mão, e não nas costas

– Não coma fora dos restaurantes e bares

– Não vista saia curta demais ou camisetas com dizeres ofensivos

– Respeite os avisos de proibição de foto em alguns locais

– Crianças menores de 15 anos não podem entrar desacompanhadas

História

Charlie Chaplin era cliente

A primeira loja do fundador, Charles Henry Harrod, foi inaugurada em 1824, quando ele tinha apenas 25 anos, em Southwark, na Borough High Street. Houve diversas versões da loja até que o estabelecimento prosperasse, capitaneado pelo filho do fundador, Charles Digby Harrod. No fim do século 19, a loja já tinha, como clientes, Oscar Wilde, Charlie Chaplin, Laurence Olivier e membros da Família Real.

Escada rolante? Medo

Em 1898, a Harrods apresentou aos visitantes a primeira escada rolante da Inglaterra. A escada não se parecia em nada com as atuais. Uma espécie de grande cinto de peças de couro unidas transportavam clientes apavorados de um andar para o outro. Ao chegar lá em cima, o consumidor era recebido com  um conhaque, a fim de aliviar o estresse decorrente da experiência elevadiça.

Sogro da Diana

Atualmente, quem controla a Harrods é a Qatar Holdings, o fundo de investimento dos soberanos dos Emirados. Pela aquisição, em 2010, eles pagaram aproximadamente 1,5 bilhão de dólares para Mohamed Al-Fayed, pai de Dodi, o namorado da Princesa Diana, que morreu junto com ela no acidente de carro em 1997 que provocou comoção mundial e dezenas de teorias conspiratórias. Al-Fayed ainda é dono do clube de futebol Fulham e, recentemente, erigiu uma estátua bastante controversa em homenagem a Michael Jackson, seu amigo pessoal, no pátio do estádio.

Mais compras

Lojas de departamento

Roupas

Livros

Brinquedos

Eletrônicos

Reembolso de impostos

Artigo anteriorSelfridges em Londres
Próximo artigoQuem foi Winston Churchill, a voz da democracia contra Hitler