É mais fácil aprender inglês em Londres

É mais fácil aprender inglês em Londres

Aprender inglês é um objetivo de muita gente, e para chegar lá, muitos recorrem a intercâmbios e experiências em países de língua inglesa. EUA, Austrália, Reino Unido e Nova Zelândia são tradicionais destinos para os estudantes. Mas será que há um que seja melhor? Todas as opções têm suas vantagens e desvantagens, mas nesse texto vamos contar por que é mais fácil aprender inglês em Londres.

Além de berço do idioma mais importante do mundo, a capital inglesa tem outros benefícios muito interessantes para o estudante de inglês.

Quer conhecê-los? Vamos lá!

Por que aprender inglês em Londres?

Londres
Londres é um dos destinos mais procurados por estudantes. Foto: iStock, Getty Images

O Reino Unido é uma ótima opção para viver, trabalhar e estudar. Mesmo nos tempos atuais em que Brexit tem causado uma divisão interna e um sentimento de separação em relação à Europa, os países britânicos continuam receptivos e cosmopolitas. Esse cosmopolitismo é o primeiro ponto sobre o qual vamos falar. Isso mesmo, estar numa cidade global como Londres é um grande benefício para aprender inglês(e outros idiomas).

Aprendendo sotaques para perder o seu

A cidade de Londres é em si mesma uma grande escola ao ar livre. Muito mais do que viver em um ambiente imerso no inglês, você estará dentro de um pequeno retrato do mundo, como se um pouco de cada lugar do globo estivesse espalhado pela cidade.

O cosmopolitismo é sempre lembrado como uma das razões para se viver e trabalhar em Londres, mas também é um bom motivo para decidir estudar inglês na cidade. O inglês britânico não vai faltar, afinal, você está no país deles e vai falar e escutar todos os dias o inglês nativo. Mas o interessante é que você terá contato também com pessoas de todo o mundo falando inglês, cada qual com um sotaque muito característico, inclusive outros brasileiros!

Se você já viu um indiano ou russo falando inglês (considerando pessoas com habilidades médias), você sabe o quanto o sotaque pode dificultar a comunicação. Ao falar em inglês com pessoas de outros países, você aprende sotaques diferentes e com diferentes níveis. E isso tem uma consequência natural para o seu aprendizado. Você passa a notar o seu próprio sotaque e corrigi-lo.

Conversar com outros brasileiros em inglês é ótimo por conta disso também. Ao aprender qual é o sotaque típico, nossos ouvidos ficam treinados e com um pouquinho mais de atenção nós começamos a nos corrigir. O resultado final é um inglês mais atencioso e livre de sotaques carregados. Você acha isso importante para seu aprendizado? Então Londres é o lugar certo!

Londres é Londres

Além da pletora de sotaques diferentes, Londres é simplesmente um dos melhores lugares do mundo para estudar e viver. O número de escolas de inglês que oferecem cursos para estrangeiros é enorme. Intercâmbios estudantis, cursos de férias e mesmo aventureiros que viajam para aprender novas línguas sozinhos encontram uma ótima estrutura e ferramentas para auxiliar no processo de aprendizagem.

O principal, uma vez que você está em uma experiência de imersão, é literalmente aprender falando, se arriscando e usando o inglês durante todo o dia. A educação dos britânicos, a segurança e a ótima infraestrutura ajudam e muito nesse processo. Pode imergir sem medo na cidade e em sua língua, pois ela oferece toda a infraestrutura para isso.

Inclusive, existem opções de custo baixo. Muitas escolas oferecem cursos gratuitos, e há também muitos estudantes locais que fazem programas de “exchange language”, nos quais você ensina sua língua materna e aprende a língua materna de seu parceiro.

Para melhorar mais ainda, Londres é uma cidade conectada e existem vários grupos que se reúnem por meio de agendamentos online para poder conversar em outras línguas e terem uma chance de se encontrar com pessoas que falam outras línguas.

Caso você esteja pensando no método tradicional, vá à próxima seção. Vamos falar sobre as escolas e possibilidades de aprendizado.

Como aprender inglês em Londres

As formas clássicas para aprender inglês em Londres são:

  • Se matricular em uma escola de idioma local em um curso intensivo
  • Se matricular em um programa de intercâmbio para aprendizado de língua, no qual você fica na casa de moradores locais(mas não necessariamente faz um curso)
  • Intercâmbio acadêmico.

Para todas essas três possibilidades existem milhares de instituições e opções para avaliar. Isso é muito bom, pois significa que existem opções de preços e condições variadas. Por outro lado, é ruim, pois exige uma pesquisa um pouco mais minuciosa sobre qual instituição escolher.

Algumas das escolas mais tradicionais de Londres são:

Para conhecer mais sobre outras opções, confira:

As melhores escolas de inglês em Londres

Intercâmbio acadêmico pode ou não estar atrelado a um curso formal de inglês, mas independente disso, a duração costuma ser um pouco mais longa e são experiências que dão um salto nas habilidades de inglês. Ter aulas em inglês, ler, estudar e conversar na língua inglesa por um período relativamente longo proporciona uma fluência que dificilmente você consegue apenas no cursinho.

Um ótimo site para acompanhar e conhecer as bolsas oferecidas para estudantes na Inglaterra é o Estudarfora. Uma seção especialmente dedicada à Inglaterra resume os programas abertos ou processo de início. Boa parte deles são realizados em Londres ou cidades próximas.

Se você já domina um pouco do idioma, pode acompanhar também o scholarship-positions, site em inglês que acompanha a maioria dos programas de bolsas acadêmicas do mundo, incluindo as para Londres e Reino Unido em geral.

Considerações finais

E aí, você já tinha pensado em aprender inglês em Londres? A capital inglesa é com certeza uma das melhores alternativas, e com tantos sotaques e opções de escolas e intercâmbios, não tem como seu inglês não dar um salto de qualidade.

Após anos naquele cursinho de bairro, chega uma hora que só saindo e realmente vivendo na língua para se tornar fluente. Londres deve estar entre as primeiras cidades de sua lista de destinos.

Lembre-se de não ter medo de cometer erros. Estudar um idioma e ter vergonha de tentar falar são duas coisas incompatíveis. Quanto mais você se arriscar e errar, mas você aprenderá e melhorar seu inglês. Boa sorte!

cta - Estudar em Londres

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres

Deixe seu comentário

1 comentário