5 dicas de filmes para aprender inglês

Na hora de estudar um idioma, os recursos à disposição vão muito além do caderno: assistir a filmes para aprender inglês é uma opção que a maioria dos autodidatas adora. De fato, ver como a língua é apropriada na prática e em situações do cotidiano pode ser muito útil, seja para ampliar o vocabulário ou mesmo as noções de gramática.

Se você vai viajar para Londres e quer dar uma afiada no sotaque britânico (?), a dica mais óbvia é assistir aos filmes produzidos na Inglaterra – ou mesmo estrelados por atores da Grã-Bretanha. E o melhor é que não faltam boas opções de longas dos mais variados gêneros nessa categoria.

Preparado para descobrir quais são eles? ?

the kings speech
O Discurso do Rei é um ótimo filme para se familiarizar com o inglês britânico. Foto: www.lancashire.gov.uk, CC BY 2.0

Top 5 filmes para aprender inglês

O mais bacana dos filmes para aprender inglês, com enfoque no sotaque britânico, é que a partir deles – de uma forma ou outra – você também acaba compreendendo um pouco mais sobre a própria cultura inglesa. Neste aspecto, pode ter certeza de que seu aprendizado com os longas abaixo vai ir muito além do idioma:

Orgulho e Preconceito

O filme, estrelado por Keira Knightley, é uma adaptação do romance escrito pela autora britânica Jane Austen, publicado pela primeira vez em 1813. Ele narra uma paixão inusitada entre Elizabeth Bennet, uma moça simples do campo e Fitzwilliam Darcy, um nobre aristocrata.

A narrativa transporta o espectador à Inglaterra do fim do século 18 e seus antigos costumes, quando a possibilidade de ascensão social das mulheres era restrita à sorte de encontrar um bom marido.

Harry Potter

Um clássico para os apaixonados pela Inglaterra, não é? Vale assistir a todos os filmes: do 1º ao 8º, seja para se deleitar com o sotaque britânico de Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint, ou mesmo para observar alguns símbolos de Londres, como a Estação King’s Cross e as cabines telefônicas vermelhas.

Um Lugar Chamado Notting Hill

Outro filme que mistura sotaque britânico e cultura inglesa. A comédia romântica, estrelada por  Hugh Grant e Julia Roberts, narra a história de William Thacker, dono de uma livraria em Londres, e da famosa atriz americana Anna Scott, que vivem um romance inusitado. O bairro Notting Hill é onde a história se passa – e até hoje é um dos lugares mais procurados pelos turistas na capital da Inglaterra.

O Discurso do Rei

Excelente, não é à toa que The King’s Speech levou o Oscar de Melhor Filme em 2010. Ele narra a história do Rei George VI (pai da atual Rainha Elizabeth II) e mostra os desafios políticos que o monarca teve de enfrentar ao conduzir o país durante a Segunda Guerra Mundial, além de simultaneamente ter de lidar com um problema pessoal: sua gagueira.

A Dama de Ferro

Para fechar com chave de ouro nossa lista de filmes, não perca The Iron Lady, filme estrelado por Meryl Streep na pele da Dama de Ferro, Margaret Thatcher. O longa biográfico demonstra os desafios da primeira-dama ao entrar na política, um campo até então dominado por homens, além de expor as difíceis medidas tomadas por ela com o intuito de driblar a recessão econômica em decorrência da crise do petróleo, no fim da década de 70.

Estudar em Londres

Séries para aprender inglês

Se você já assistiu a todos esses filmes, calma: há, ainda, diversas séries em inglês que também podem ser úteis para praticar o idioma. Nossa lista de séries britânicas é extensa e, assim como no caso dos filmes, os roteiros dessas produções ajudam o espectador a se sentir dentro da cultura inglesa.

Sherlock, por exemplo, é uma série imperdível e que foi efetivamente filmada em Londres – você até pode visitar alguns spots quando estiver por lá. Downton Abbey, Mr Selfridge, Doctor Who, Luther, The Tudors, The Crown e  Whitechapel também não podem faltar na lista das suas maratonas.

Se quiser mais sugestões de séries britânicas, espie este artigo: “11 séries britânicas para você se sentir dentro da Inglaterra”.

E aí, curtiu as dicas de filmes para aprender inglês? Qual é o seu favorito e qual você mais quer ver? Comente! ?

Artigo anteriorDescubra 5 curiosidades sobre a Escócia
Próximo artigoCultura da Inglaterra: 4 curiosidades para sua viagem