Descubra 5 curiosidades sobre a Escócia

3
47

Se você mora em Londres ou está planejando uma viagem à Grã-Bretanha em breve, vale a pena conhecer algumas curiosidades sobre a Escócia e planejar um bate-volta até lá. O país que faz fronteira ao sul com a Inglaterra é cheio de cenários encantadores, pontos turísticos históricos e peculiaridades interessantes quando o assunto é cultura. 😉

Do idioma até os pratos típicos e as regiões mais remotas das Highlands, como são chamadas as terras altas do país, a Escócia está cheia de segredos intrigantes. Alguns engraçados, outros bizarros e até alguns fofos. Preparado para descobrir quais são eles?

Você sabia que as vacas
Você sabia que as vacas das Highlands têm uma franja estilosa? Foto: Neil Williamson, CC BY-SA 2.0

5 curiosidades sobre a Escócia

A cultura escocesa não se resume apenas ao uísque – embora a bebida produzida por lá, feita com 100% de cevada maltada, seja a mais famosa do mundo. Veja, abaixo, nossa seleção de curiosidades sobre a Escócia.

1. Ginger Pride

A Escócia é o país do mundo com a maior concentração de pessoas ruivas: aproximadamente 40% dos nativos carregam o gene do red hair e cerca de 13% têm, de fato, madeixas com cores avermelhadas ou alaranjadas. Mas o mais curioso é o fato de que, em Edimburgo, ocorre uma Parada do Orgulho Ruivo (Ginger Hair Parade), quando os ruivos tomam as ruas para celebrar o orgulho de seus fios.

O motivo é que, durante muitos anos, essa parte da população sofreu preconceito. Há, inclusive, relatos de que ruivos foram perseguidos e queimados na inquisição espanhola. Já imaginou?

2. Unicórnio

Você que ama unicórnios, prepare-se: na Escócia, você certamente vai se deparar com esse ser mítico. Simplesmente porque o unicórnio é o animal símbolo do país. Ele está presente no brasão escocês e, desde o século 12, é estampado em escudos de líderes escoceses. Também é possível contemplar sua imagem no Palácio de Holyrood, na capital Edimburgo.

Na cultura céltica, o unicórnio é símbolo de pureza e alegria. Own. 💖

3. Haggis

Uma das principais comidas típicas da Escócia se chama Haggis e pode ser encontrada tanto em pubs, quanto em restaurantes estrelados. Mas é só para quem tem estômago forte: a iguaria é preparada com o coração, o fígado e o pulmão de carneiro – tudo temperado direto no estômago do animal, para depois ser servido.

O prato acompanha, ainda, nabo e batatas. Você encararia?

4. Vacas de franja

As vaquinhas da região de Highlands, na Escócia, têm um visual marcante. Com o apelido de “Highland Coo”, esse tipo de animal tem um pelo muito espesso e uma espécie de franja que cobre os olhos, algo bem estiloso. Na região montanhosa, você certamente poderá contemplar essa raça bovina, geralmente criada para consumo.

5. O Monstro do Lago Ness

A principal atração turística de Highlands, sem dúvidas, é o Lago Ness – ou Loch Ness. O motivo é simples: a lenda de Nessie, o monstrinho que supostamente habita as águas dali. Tudo começou em 1933, quando um pequeno jornal regional publicou o relato de um patrulheiro, que jurava ter visto um monstro no lago.

Se era verdade ou mentira, ninguém sabia. Mas o fato é que as pessoas começaram a frequentar a região do lago armadas com seus arpões, na tentativa de capturar o animal. Isso até o governo exigir o fim da caçada. Até hoje, a existência de Nessie nunca foi comprovada, mas é fato que ele ainda mexe com o imaginário dos menos céticos.

Por que conhecer a Escócia?

E aí, já bateu a vontade de conhecer o território escocês depois de conferir essas curiosidades? Pois saiba que seria possível citar, ainda, vários outros motivos para você pegar o trem em Londres e partir para Edimburgo. Só na capital, já há diversos atrativos: o Castelo de Edimburgo, o Royal Museum e o Holyrood Park são alguns.

Outros aspectos que tornam o país apaixonante são, por exemplo, o fato de que Kate Middleton e o Príncipe William se conheceram na Escócia. Ambos frequentaram a mesma universidade, na cidade de St. Andrews. A autora da saga Harry Potter, J.K. Rowling, também escreveu grande parte dos livros em território escocês.

Os fãs da Europa Medieval  vão se deleitar na Escócia. Estima-se que já existiram cerca de 3.000 castelos em solo escocês – alguns deles ainda continuam em pé. Entre os mais visitados pelos turistas estão o Castelo de Edimburgo, o Castelo de Eilean Donan, o Palácio de Falkland e o Palácio de Holyrood.

Gostou de conhecer algumas curiosidades sobre a Escócia? Vai incluir o país no seu roteiro de viagem pela Grã-Bretanha? Comente! 😊

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here