Descubra 6 lugares da série Sherlock para visitar em Londres

Já pensou em fazer uma viagem a partir de um roteiro temático? Em Londres, uma alternativa é buscar inspiração na série Sherlock e revisitar a cidade do detetive mais famoso de todo o mundo. Onipresente como cenário de todas as suas histórias, a capital da Inglaterra representa o destino ideal para quem é fã da criação do escritor Sir Arthur Conan Doyle.

Desde que foi criado – em 1887 – até os dias de hoje, o detetive britânico já protagonizou muitas histórias além das descritas nas páginas de seus primeiros livros. Em uma das adaptações mais recentes, a série Sherlock, o personagem interpretado pelo ator Benedict Cumberbatch se utiliza de ferramentas modernas – como smartphones, internet e GPS – para solucionar crimes.

Se você é fã do personagem cultural britânico, fique ligado nas dicas a seguir: vamos compartilhar todas as orientações para o seu roteiro na Londres da série Sherlock.    

Série sherlock: 6 cenários para visitar

Então, preparado para seguir todos os rastros de Sherlock Holmes e John Watson? Confira algumas dicas para explorar Londres de forma totalmente inspirada na série da BBC:

1. A fachada da 221b de Sherlock

Série Sherlock

Seu primeiro ponto de parada vai ser a fachada do flat de Sherlock, que na história se localiza na 221B de Baker Street. Na verdade, na época da criação do personagem, a rua não chegava até esse número. Hoje, há um museu que imita a residência de Holmes bem pertinho de onde seria esse endereço. Mas a fachada do flat usado na série fica a 25 minutos a pé, no número 187 da North Gower StreetA estação de metrô mais próxima é a Euston Square.

2.  Speedy’s Sandwich Bar and Cafe

Speedy Cafe - Série Sherlock

Logo ao lado da fachada do apartamento, fica uma cafeteria chamada Speedy’s Sandwich Bar and Cafe. Ela aparece diversas vezes na série e ficou ainda mais famosa na vida real, já que Cumberbatch adorava fazer uns lanches por lá durante as filmagens.

Tanto que o menu ganhou um prato especial: o Sherlock wrap, com bacon, frango, cheddar, alface, cebola roxa, pimentão vermelho, molho picante e pepino. Não deixe de experimentar.

3. Hospital St. Bartholomew

St Bartholomew
Prédio do hospital foi cenário de uma das cenas mais memoráveis da série. Reprodução, BBC

Se você é fã da série Sherlock, deve lembrar que foi no Hospital St. Bartholomew, em West Smithfield, que Holmes e Dr. Watson se encontraram pela primeira vez. O prédio abriga também o terraço onde ocorre o confronto final entre o detetive e Moriarty, que culmina em um salto mortal no fim da terceira temporada.

A estação de metrô mais próxima é a St Paul’s.

4.  Gerrard Street

No coração da China Town londrina, a colorida Gerrard Street é onde Sherlock e John vão em busca da loja oriental de antiguidades The Lucky Cat, mais especificamente no episódio The Blind Banker. Vale a pena conhecer e admirar o local.

A estação de metrô mais próxima é a Leicester Square.

5. Torre de Londres

London Pass dá acesso à Torre de Londres. Foto: Mapa de Londres
Torre de Londres foi um dos cenários da série Sherlock. Foto: Mapa de Londres

Última parada das travessuras de Moriarty na cidade, a Torre é onde ele deixa a emblemática mensagem “Get Sherlock”, junto às joias da coroa. A visita é indispensável não só pela série, mas por toda a história da Inglaterra resguardada no local, que já foi palco de torturas e execuções.

A estação de metrô mais próxima é a Tower Hill. Para visitas, os ingressos custam 22 libras.

6. Região central de Londres

Na área central de Londres há diversos pontos turísticos que têm relação com a série Sherlock. Em Strand, visite o Teatro Lyceum, local das reuniões de O Signo dos Quatro e contemple a Royal Opera House, uma das mais adoradas por Holmes. Em direção a Bloomsbury, dê uma parada no Museu Britânico, onde o detetive costumava fazer suas pesquisas. A Trafalgar Square, a principal praça de Londres, aparece repetidas vezes na série. Ali pertinho, na Northumberland Street, você pode finalizar o seu roteiro no Sherlock Holmes Pub e saborear uma ale em homenagem ao detetive.

A Baker Street de Sherlock Holmes

Além dos cenários que serviram como pano de fundo para a gravação da série Sherlock, há diversos pontos em Londres que homenageiam o personagem, principalmente em torno de Baker Street, a rua do flat que o detetive dividia com Watson nas histórias de Conan Doyle.

Museu de Sherlock Holmes

Museu do Sherlock Holmes. Foto: Mapa de Londres
Museu recria o flat de Holmes e Watson na Baker Street. Foto: Mapa de Londres

A principal atração para qualquer fã da obra é o Museu de Sherlock Holmes, que abriga diversos objetos que aparecem nas histórias do detetive – inclusive a coleção de borboletas de Watson. Entre os artefatos curiosos estão livros, cachimbos, recortes de jornal e violinos. Fica na Baker Street entre os números 237 e 241 – pertinho do endereço fictício. Não deixe de passar na loja ao lado, que vende absolutamente tudo relacionado a esse universo.

Baker Street
Foto: Mapa de Londres

Estação de Baker Street

Já na estação de metrô Baker Street Station, o viajante encontra paredes estampadas com o desenho do personagem e, do lado de fora, uma estátua, na qual ele é retratado de capa e cachimbo. O monumento fica na saída para a Marylebone Road.

Madame Tussauds

No museu de cera Madame Tussauds, Sherlock Holmes também aparece na “pele” de Robert Downey Jr, da franquia de filmes Sherlock Holmes.

E aí, gostou deste roteiro inspirado na série Sherlock? Já conheceu algum desses pontos? Comente!

Artigo anteriorReino Unido e o Brexit: perguntas e respostas
Próximo artigoRio Tâmisa: a nascente de Londres