Cultura da Inglaterra: 4 curiosidades para sua viagem

3
770

A cultura da Inglaterra, como hoje a conhecemos, é repleta de peculiaridades – resultado de influências distintas. Quem nunca ouviu falar nos pubs ingleses, na pontualidade britânica e no charmoso chá das 17h? Pois saiba que a identidade atual da Terra da Rainha é reflexo de acontecimentos que atravessam os séculos. 😉

A Inglaterra é um país com História – sim, com “H” maiúsculo. E, como todas as grandes nações, a forma como ela se moldou ainda diz muito sobre sua realidade atual. Neste artigo, vamos falar sobre alguns costumes marcantes do país e trazer à tona também um pouco de suas origens.

Fique atento, pois entender a cultura da Inglaterra é fundamental para você usufruir melhor da sua viagem. 

Foto: Kamilla Fernandes, Mapa de Londres
Os pubs simbolizam a essência da vida social em Londres. Foto: Kamilla Fernandes, Mapa de Londres

4 curiosidades sobre a cultura da Inglaterra

Foram diversos os acontecimentos que permearam a formação da cultura inglesa: desde a  conquista anglo-saxã da Grã-Bretanha celta, até as célebres dinastias que governaram o país, a peste negra que dizimou a Europa, os conflitos religiosos e a própria Revolução Industrial. 

Veja, a seguir, alguns aspectos que são resultado dessa longa história de conquista, inovação e resiliência:

A Inglaterra tem a sua própria Igreja

Uma parte bem particular da cultura da Inglaterra está em sua religião. A Igreja Anglicana é uma espécie de híbrido entre o catolicismo e o protestantismo. Ela rompeu laços com Roma por ordem do Rei Henrique VIII, na tentativa de anular seu casamento infeliz com Catarina de Aragão, no ano de 1534.  

Essencialmente, a Igreja Anglicana manteve grande parte das tradições e dos padrões católicos, mas também incorporou alguns elementos protestantes em sua teologia. Quando estiver na Inglaterra, certifique-se de visitar a Abadia de Westminster e a St Paul’s Cathedral, dois templos da religião anglicana no país.

Os pubs são a alma da Inglaterra

A história dos pubs na Inglaterra remonta ao período em que o território ainda era ocupado pelos romanos, que construíram ao longo das estradas da Grã-Bretanha as primeiras tavernas, instituições especializadas no comércio de vinho. Posteriormente, com a invasão dos povos anglo-saxões, o vinho passou a dar lugar à bebida que até hoje mais agrada a clientela: a cerveja.

Pub, na verdade, é uma abreviação para public house: principalmente porque, naqueles estabelecimentos, os viajantes encontravam abrigo. Por isso, até hoje os pubs simbolizam a vida social e a camaradagem em solo inglês. Só em Londres, há cerca de 5.000 deles. É um pecado visitar a Inglaterra sem tomar um pint de cerveja em um desses estabelecimentos.

Ingleses amam futebol

Assim como os brasileiros, os britânicos adoram futebol. Vale ressaltar, inclusive, que a Inglaterra é o país berço do futebol. Em Londres e arredores, é possível visitar diversos estádios de times famosos, como o Etihad Stadium (Manchester City), o Old Trafford (Manchester United) e o Stamford Bridge (Chelsea).

Mesmo sendo apaixonados pelo esporte, porém, os ingleses só levaram a Taça do Mundo uma vez, quando sediaram a Copa em 1966 e venceram a Alemanha por 4 a 2.  

A Inglaterra respira arte

Cinema, teatro, música, artes plásticas…a Inglaterra é uma verdadeira ebulição cultural.

Em Londres, grandes shows e concertos ocorrem toda semana. No West End, o teatro encanta todas as plateias, com produções pop, tipo Harry Potter e Rei Leão, até comédias sarcásticas menos divulgadas e Mousetrap, de Agatha Christie, a peça há mais tempo em cartaz na história.  Por todos os cantos da cidade, museus e galerias recebem os visitantes gratuitamente, com coleções para todos os interesses.

Isso sem falar que o país foi o berço de diversos célebres escritores, cientistas, pensadores e músicos: William Shakespeare, Charles Dickens, Charles Darwin, John Lennon, Agatha Christie, Isaac Newton e por aí vai.

Cultura da Inglaterra: dicas essenciais antes de viajar

Agora que você já conhece alguns aspectos da cultura inglesa, vale a pena verificar algumas dicas relacionadas à personalidade dos britânicos. Assim, você vai saber como se portar e não passará por nenhum vexame durante a viagem:

  1. Seja cordial: os ingleses prezam muito pela boa educação. Sempre que for solicitar algo, inclua a palavra “please” na frase. Certifique-se também de sempre agradecer por qualquer serviço. A princípio, o povo britânico pode parecer “frio”, mas eles são apenas menos expansivos do que os brasileiros costumam ser.
  1. Seja pontual: não é brincadeira, estar atrasado na Inglaterra é sinônimo de desrespeito. O mesmo vale se você não puder comparecer a um evento para o qual foi convidado: avise com antecedência para evitar uma situação constrangedora.
  1. Nos pubs, não espere um garçom vir à mesa: o costume é que os clientes se dirijam até o balcão para pegar as bebidas.
  1. Respeite as leis do país: por aqui, as infrações realmente são levadas a sério e têm consequências.

E aí, gostou de aprender um pouco mais sobre a cultura da Inglaterra? Descobriu algo inédito? Conte para a gente nos comentários. 😎

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here