Quem foi o Rei George VI, pai de Elizabeth II

O Rei George VI (Jorge) foi um dos monarcas mais queridos e adorados do Reino Unido.

O pai da atual Rainha, Elizabeth II, ficou marcado na memória dos cidadãos como um homem corajoso e que, apesar de não gostar dos holofotes, cumpriu todos os seus deveres reais com maestria.

Mas a verdade é que o Rei George VI nem deveria ter sido o monarca. Ao nascer, ele era o quarto na linha de sucessão ao trono, atrás de seu avô, seu pai e seu irmão mais velho. Ele nasceu no mesmo dia da morte de seu bisavô, o Príncipe Albert, por isso foi nomeado em homenagem a ele, sendo chamado de Albert Frederick Arthur George.

Como ele acabou assumindo o trono?

Por nunca imaginar que um dia ele poderia se tornar rei, ele levou uma vida bem normal, longe das mídias e dos holofotes. Por ser gago, ele também evitava falar em público. Estudou na Universidade de Cambridge, no Trinity College e também serviu a força aérea e a marinha britânica.

Se casou com a Rainha-mãe Isabel Bowes-Lyon e tiveram duas filhas, a atual Rainha Elizabeth II e a Princesa Margaret.

Quando seu pai, George V, faleceu, em 1936, a coroa foi destinada ao seu irmão mais velho, Edward (Eduardo). Este, porém, abdicou do trono por conta de um romance com uma americana já divorciada, Wallis Simpson – um verdadeiro escândalo na Família Real.

Coube a George VI, então coroado como terceiro monarca da Casa de Windsor, um desafio duplo: restaurar a fé do povo na monarquia e guiar o país durante a Segunda Guerra Mundial.

Mas não foi tão fácil assim. Mesmo ele sendo o sucessor natural, como ele não tinha filhos homens, houve um rumor de que o próximo monarca deveria ser o filho mais novo de George V, o Príncipe George, Duque de Kent. Ele era o único de todos os irmãos que tinha um filho homem e que poderia garantir uma linha de sucessão masculina.

Mesmo com toda essa relutância, George VI acabou tornando-se rei no dia 11 de dezembro de 1936, adotando o nome de George VI sinalizando que daria continuidade ao reinado de seu pai.

Rei George VI
Rei George VI, em pintura de pintura de Sir Gerald Kelly. Foto: Domínio Público

Quem foi o Rei George VI

O Rei George VI assumiu a Coroa na iminência da Segunda Guerra, quando seu irmão abandonou o trono para se casar com uma americana divorciada. O rei teve que driblar uma gagueira e sua inabilidade social para liderar a Inglaterra em um de seus momentos mais difíceis.

Agora, vamos à história do Rei. Nascido em York Cottage, no palácio Sandringham House (1895), George VI veio ao mundo durante o reinado de sua bisavó, a Rainha Vitória.

Juventude e formação

Batizado inicialmente como Albert Frederick Arthur George (Alberto Frederico Artur Jorge), ele foi uma criança com vários problemas de saúde: era descrito como “facilmente ‘assustável’ e propenso às lágrimas”, além de ter gagueira e problemas estomacais crônicos. Quando seu avô foi coroado Rei Edward VII, em 1901, ele passou a ser o terceiro na linha sucessória.

O Rei George VI teve uma formação militar: em 1909, ingressou como cadete na Royal Naval College de Osborne. Em 1911, apesar de suas notas abaixo da média de sua turma, foi promovido para o Britannia Royal Naval College, em Dartmouth. Durante a Primeira Guerra Mundial, serviu à marinha e à força aérea britânica.

Avançando um pouco no tempo, em outubro de 1919, George foi para o Trinity College, em Cambridge, onde estudou História, Economia e Educação Cívica durante um ano. A partir daí, começou a assumir mais tarefas reais, participando de compromissos públicos em nome de seu pai, o Rei George V.

Mas não pense que representar a Família Real Britânica em eventos públicos era uma tarefa alegre para ele. Extremamente tímido e constrangido por sua gagueira, Albert – como ainda era chamado – sempre esteve à sombra do irmão Edward, que era o próximo na linha de sucessão ao trono. Naquela época ninguém podia imaginar que este, em 1936, abdicaria da Coroa por amar uma mulher que já fora casa antes.

Coroação e II Guerra Mundial

Foi com relutância que George VI se viu na obrigação de assumir o trono, em 1937 – na época já casado com Lady Isabel Bowes-Lyon -, com quem teve duas filhas: Margaret e Elizabeth. Mas seu reinado não seria nada tranquilo: afinal, em 1939, a Grã-Bretanha declarou guerra à Alemanha nazista.

É interessante destacar que, durante todo o confronto, o Rei George VI e sua esposa permaneceram em Londres, no Palácio de Buckingham, apesar dos bombardeios. No decorrer da guerra, o casal viajou por toda a Grã-Bretanha, visitando locais destruídos pelas bombas e fábricas de munição.

George VI desenvolveu uma relação muito próxima com Winston Churchill, o lendário primeiro-ministro da época, que ajudou os Aliados a derrotarem o exército de Hitler. Para o Rei, porém, os anos de conflito tiveram um reflexo péssimo na saúde. O estresse aliado ao tabagismo fizeram com que desenvolvesse câncer de pulmão e outras doenças.

Seria seu irmão um nazista?

Enquanto Edward VIII, o irmão de George VI, ainda era vivo circularam documentos que mostravam que ele se encontrou com Hitler e que ele apresentava simpatia pelo movimento nazista.

Se ele tivesse assumido o trono e esses documentos viessem à tona, com certeza um grande conflito seria instaurado entre o monarca e o primeiro-ministro do Reino Unido daquela época, Churchill.

Morte de George VI

Mesmo tendo uma saúde debilitada devido a um câncer de pulmão, a morte do Rei George VI chocou a todos. Na manhã do dia 6 de fevereiro de 1952, o Rei George VI foi encontrado morto em sua cama em Norfolk, o mesmo lugar onde nasceu. Ele faleceu precocemente, aos 56 anos de idade, vítima de uma trombose coronariana durante o sono.

A partir daí, quem assumiu a Coroa foi Elizabeth II. Na época a, ainda princesa Elizabeth, estava em viagem oficial à África, quando seu pai faleceu no palácio de Sandringham.

Hoje, aos quase 95 anos, a mesma rainha permanece no trono. A trajetória da monarca é contada na série The Crown, disponível no Netflix.

George VI e o Discurso do Rei

A história de George VI virou filme. Se você quer absorver melhor os detalhes de seu reinado durante a II Guerra, o filme o Discurso do Rei (vencedor do Oscar de Melhor Filme, em 2010) é absolutamente imperdível.

O longa retrata os desafios políticos enfrentados pelo monarca ao conduzir o país durante o confronto mundial, além da dificuldade pessoal em lidar com a gagueira. Na trama, Colin Firth interpreta o rei, Helena Bonham Carter assume o papel de Rainha Mãe, Geoffrey Rush é o fonoaudiólogo que acompanha George e Timothy Spall vive Churchill.

A Rainha Elizabeth II, interpretada por Freya Wilson, ao assistir o filme disse ter ficado emocionada com a interpretação de Colin Firth.

O filme está disponível na Netflix!

E aí, gostou de desvendar um pouco mais sobre a história do Rei George VI? Faltou algum detalhe no nosso “resumão”? Comente aqui embaixo!

Artigo anterior8 autores britânicos que você precisa conhecer ainda hoje
Próximo artigoÉ possível viajar para Londres com milhas?