Bolsa de Valores de Londres

A Bolsa de Valores de Londres (London Stock Exchange GroupLSEG ou LSE) é a bolsa de valores que fica localizada na capital inglesa e é a principal bolsa de toda a Inglaterra e Reino Unido.

Ela está situada na Paternoster Square perto da Catedral de São Paulo (St Paul’s Cathedral).

Foi fundada em 1571, o que faz dela uma das bolsas mais antigas do mundo e é hoje a quarta maior de todo o planeta, atrás da bolsa japonesa e da NYSE e NASDAQ, ambas norte-americanas. Em termos de capitalização de mercado, ela é a maior da Europa.

O grupo o qual a Bolsa de Valores de Londres pertence hoje foi criado em outubro de 2007, quando a Bolsa de Valores de Londres se uniu com a Borsa Italiana que é a principal Bolsa de Valores da Itália.

Bolsa de Valores de Londres Mas o que é uma Bolsa de Valores?

A Bolsa de Valores é o ambiente onde são negociados vários tipos de ativos financeiros como ações, títulos de renda fixa, fundo imobiliários e outros mais. Por exemplo, se você deseja comprar ou vender ações, o ponto de encontro entre o comprador e o vendedor é na Bolsa de Valores para que o negócio seja realizado.

Ou seja, de maneira resumida e bem simplificada, a Bolsa de Valores é um “mercadão de produtos financeiros” onde todas as negociações são feitas de maneira segura e justa.

Assim como um mercado comum, ela tem horário para abrir e para fechar, então se você quiser comprar ou vender algo fora desse horário, terá que agendar a sua oferta que será lançada assim que o mercado estiver aberto.

A Bolsa de Valores de Londres funciona das 08h às 16:30h no horário da Inglaterra (que são 3h de diferença do horário oficial do Brasil).

Bolsa de Valores de Londres - Horários de funcionamento

Como a Bolsa de Valores de Londres funciona?

A quarta maior bolsa de valores do mundo possui mais de duas mil companhias listadas e as maiores empresas estão representadas pelo FTSE 100, que é o principal índice da bolsa de valores de Londres.

Este índice é formado pelas 100 maiores empresas com valor de mercado na LSE, mesmo aquelas que não são britânicas. Você consegue conferir quais empresas compõe o índice no site deles clicando aqui.

O FTSE 100 se equipara ao índice Ibovespa no Brasil, que é responsável por representar as maiores empresas listadas na B3, a bolsa de valores brasileira.

A Bolsa de Valores de Londres gere vários mercados, dando oportunidade para que empresas de diferentes tamanhos sejam listadas. O principal deles é chamado de “Exchange’s Main Market” que possui um nível maior de governança e é o mais globalizado, por isso acaba ganhando mais confiança dos investidores.

Para as maiores empresas da Bolsa de Valores de Londres existe o Mercado Principal de Listados de Primeira e para as pequenas PME, a Bolsa de Valores oferece o Mercado de Investimento Alternativo (AIM).

As empresas internacionais localizadas fora da União Europeia também tem um espaço próprio para operar pelo esquema Recibo de Depósito (DR), assim elas conseguem ser listadas e aumentam seu capital.

Bolsa de Valores de Londres

Visão Geral da Bolsa de Valores de Londres

  • O valor total de todos os ativos financeiros negociados no mundo é de US$68.212 trilhões
  • A Bolsa de Valores de Londres possui uma capitalização de mercado de US$3.76 trilhões
  • 12.4% das ações do Reino Unido pertencem a pessoas
  • 2,2 milhões de pessoas no Reino Unido assinaram uma conta Stocks & Shares ISA em 2019
  • Desses 2.2 milhões de pessoas com ISA de Ações, apenas 43,5% são mulheres

E você já conhecia a Bolsa de Valores em Londres? Gostaria de investir por lá? Conte para a gente aqui nos comentários!

Artigo anteriorO que é cerveja Pale Ale?
Próximo artigoPríncipe Harry e Meghan saíram da realeza?