11 séries britânicas para você se sentir dentro da Inglaterra

As séries britânicas têm um apelo diferente. Somos suspeitos, claro. Mas o sotaque tem seu charme, né? Então, se você está com saudades de Londres ou quer visitar a Inglaterra sem sair de casa, a dica é esta: faça uma pipoca, deite no sofá e escolha um dos seriados que selecionamos. ? Estas produções inglesas não apenas apresentam tramas e personagens envolventes, mas também mostram belos cenários de Londres e outras cidades do Reino Unido.

Então, que tal deixar um pouco de lado as séries americanas “batidas”? A seguir, vamos listar 11 séries britânicas que você não pode perder. Popcorn, couch, Netflix, Go.

Downtown Abbey
Downtown Abbey: os dramas da aristocracia britânica no início do século 20. Foto: Divulgação

Séries britânicas: 11 produções imperdíveis

Não importa se você prefere seriados de época, modernos, de ficção científica, investigação ou com uma pegada mais teen: há opções para todos os gostos. Se você não conhece alguma das séries britânicas desta lista, acredite: agora você já tem programa para o fim de semana.

1. Sherlock

Nota do IMDb: 9,2/10

No ar desde 2010, a série Sherlock é uma adaptação moderna dos contos de Sir Arthur Conan Doyle. Nela, nosso detetive preferido é vivido por Benedict Cumberbatch e seu fiel companheiro de investigação, Dr. Watson, é interpretado por Martin Freeman. A essência das histórias misteriosas se mantém, mas os recursos utilizados para desvendar os crimes são atuais: internet, smartphone, GPS e por aí vai.

O bacana é que há vários lugares que aparecem na série que você realmente pode visitar em Londres, como a Torre de Londres e a Speedy’s Sandwich Bar and Cafe. O formato da série, vale destacar, é um pouco diferente: cada episódio é longo (até 1h30) e apresenta uma história diferente.

2. Downton Abbey

Nota do IMDb: 8,7/10

As histórias da aristocracia inglesa são o foco de Downton Abbey, que se passa no interior da Inglaterra no início do século 20, logo após a tragédia do naufrágio do Titanic. A trama, criada por Julian Fellowes, mostra os dramas da família Crawley e seus criados. É uma ótima pedida para quem gosta de histórias que misturam realidade, ficção e figurinos de época.

Em 2011, a série entrou no Guinness Book como a produção inglesa de televisão mais aclamada pela crítica.

3. Skins

Nota no IMDb: 8,2/10

Com tons de ironia e muito sexo, drogas e álcool, Skins é uma série que retrata a juventude de um grupo de adolescentes sem limites, que enfrentam a maioria dos problemas típicos (ou não) dos jovens nessa fase da vida. O pano de fundo é a cidade de Bristol, no sudoeste da Inglaterra.

A série tem uma característica especial: a cada duas temporadas, há uma mudança de elenco e personagens. O enfoque é o mesmo, mas o grupo de adolescentes muda. No total, o seriado teve seis temporadas e permaneceu no ar pela emissora E4 entre 2007 e 2012. Em 2013, retornou para uma despedida de três episódios. 

4. Doctor Who

Nota no IMDb: 8,8/10

Fora dos padrões ingleses tradicionais, Doctor Who é o seriado de ficção científica há mais tempo no ar: completou 50 anos em 2013. Sem dúvidas, é uma das mais famosas e premiadas séries britânicas. A produção mostra as aventuras de um Senhor do Tempo, conhecido como Doutor, que explora o universo em uma máquina chamada TARDIS.

Ao longo da história, diversos atores assumiram a interpretação do Doutor, protagonista do seriado. Atualmente, quem ocupa o posto é Peter Capaldi (12º). Na trama, é possível verificar como o personagem enfrenta uma variedade de inimigos e, ao mesmo tempo, trabalha para salvar civilizações e auxilia pessoas comuns a corrigirem erros do passado.

5. Luther

Nota no IMDb: 8,6/10

Se você é apaixonado por dramas policiais, não deixe de ver Luther. A série tem enfoque na vida do detetive John Luther, interpretado por Idris Elba, que recebeu duas indicações ao Globo de Ouro no papel de protagonista. Essencialmente, a trama mistura problemas pessoais do personagem com seus casos no trabalho.

A série teve três temporadas normais e uma quarta com apenas dois episódios, que foi ao ar no fim de 2015 na televisão britânica.

6. Mr Selfridge

Nota do IMDb: 7,7

Esta série conta a história de Harry Gordon Selfridge (Jeremy Piven), um sonhador americano que cria uma loja de departamentos revolucionária em Londres, a Selfridges (que existe até hoje). O drama de época, baseado em fatos reais no início do século 20, tem personagens marcantes, enredo envolvente e bastante humor. Está em sua quarta temporada e se encontra no catálogo brasileiro da Netflix.

7. The Hour

Nota do IMDb: 8,0

The Hour é uma série britânica de 2011 que se foca no lançamento de um programa de jornalismo investigativo da BBC em 1956. No centro da história, encontra-se Freddie Lyon (Ben Wishaw), um jovem e talentoso jornalista cansado das coberturas rasas dos programas da emissora, e Romola Garai (Bel), jovem produtora que precisa controlar o ímpeto de seu colega.

Apesar da trama tensa e envolvente, o seriado foi cancelado no fim da segunda temporada. A caracterização dos personagens e os cenários da BBC valem a pena, mesmo assim.

7. The Thick of It

Nota do IMDb: 8,8

Se você curte o seriado americano Veep, saiba que a inspiração vem daqui. The Thick of It é uma comédia britânica que faz uma sátira da política da Inglaterra. Mostra o dia a dia de assessores políticos de um ministério do governo, em uma teia de políticos, consultores, relações públicas e imprensa. O destaque é o personagem Malcom Tucker, interpretado pelo excelente Peter Capaldi (Doctor Who).

Tem quatro temporadas e não está disponível na Netflix. Ah, melhor não assistir sem legenda.

8. Whitechapel

Nota do IMDb: 8,0

Esta é uma série de investigação que se passa na delegacia de Whitechapel, no Leste de Londres, onde foram cometidos os crimes de Jack, o Estripador. A primeira temporada começa investigando crimes que se assemelham aos praticados pelo serial killer, e as temporadas subsequentes levam os detetives interpretados por Rupert Penry-Jones e Phil Davis a alguns casos surreais. Três das quatro temporadas estão na Netflix brasileira.

9. Ripper Street

Nota do IMDb: 8,1

Ripper Street também tem como foco a delegacia de Whitechapel, mas em um período imediatamente posterior aos assassinatos de Jack, o Estripador, no fim do século 19. O protagonista é o inspetor Edmund Reid, que falhou em capturar o serial killer. Há muitos casos interessantes nesta série e um elenco excelente. A reconstituição da época nos cenários e nos personagens é bem instigante. Tem cinco temporadas.

10. The Tudors

Nota do IMDb: 8,1

Se você tem algum interesse pela história do Rei Henrique VIII e sua obsessão por um herdeiro homem, precisa assistir à série The Tudors. E se ainda não tem interesse, fique sabendo que essa trama envolve um Rei bastante voluptuoso, uma cisão com a igreja Católica, a criação de uma igreja própria, rainhas assassinadas e conspirações em todos os cantos da monarquia inglesa do século 16. Disponível no Netflix.

11. The Crown

Nota do IMDb: 9,2

A série The Crown estreou mundialmente no dia 4 de novembro, no Netflix. A produção, a mais cara da história do serviço de streaming, narra a trajetória das seis décadas da Rainha Elizabeth II no trono britânico. Os 10 episódios da primeira temporada, já disponíveis, mostram a transformação que a princesa precisa enfrentar para encarar a coroa – e todas as suas imposições. Vale muuuito a pena.

Onde assistir a essas séries britânicas?

Para os amantes de séries, o Netflix é um amigo do peito. Quase todas as produções mencionadas nesse artigo (menos Ripper Street) têm episódios disponíveis lá. Se você tem televisão por assinatura, também há possibilidade de acompanhar as temporadas mais novas em determinados canais, já que na plataforma online eles demoram mais a chegar.

Downton Abbey, por exemplo, é exibida pelos canais brasileiros FoxLife e GNT. Já Doctor Who, Luther e Sherlock são exibidas no Brasil pela BBC HD. Alternativas não faltam para você acompanhar as produções e se sentir mais pertinho da Inglaterra – mesmo que esteja a milhares de quilômetros de distância.

Gostou das dicas de séries britânicas? Já assistiu alguma? Qual é sua favorita? E qual faltou na lista? Comente. ?

Artigo anteriorO que é monarquia parlamentarista: entenda o caso do Reino Unido
Próximo artigo6 filmes britânicos que dão vontade de viajar para Londres